Ricardo Marquês Publicado Outubro 19, 2008 Share Publicado Outubro 19, 2008 Será que a Pogostemon Helferi serve para fazer um tapete para os camarões ou tem de ser mesmo musgo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 19, 2008 Share Publicado: Outubro 19, 2008 (editado) Será que a Pogostemon Helferi serve para fazer um tapete para os camarões ou tem de ser mesmo musgo? Boas! Qualquer planta e qualquer tapete serve para colocar num aquário de camarões.O que acontece é que o Musgo tem uma vantagem,que é o facto das crias dos camarões se alimentarem de microorganismos presentes no musgo. Porém,não será por ai que não possas manter camarões,podes mantê-los sem musgo. O musgo é também muito utilizado em aquas com camarões,porque praticamente não necessita de fertilização para estar sempre saudável,o que é optimo. A Pogostemon Helferi é uma planta um tanto ou quanto dificil de manter,precisa de boa luz,é indispensável um sistema de CO2 e necessita de uma fertilização +- rigorosa. Editado Outubro 19, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Marquês Publicado: Outubro 19, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 19, 2008 pois... que plantas me aconselhas para fazer tapete num aqua sem CO2 e com 0,5 W por litro de luz? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rodrigo Guimarães Publicado: Outubro 19, 2008 Share Publicado: Outubro 19, 2008 Musgo de Java, Anubias, Fetos Cumprimentos, Rodrigo Guimarães Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 19, 2008 Share Publicado: Outubro 19, 2008 (editado) pois... que plantas me aconselhas para fazer tapete num aqua sem CO2 e com 0,5 W por litro de luz? O racio 0.5 Watts por Litro é diferente num aqua de 30L ou num aqua de 200L.Num aqua de 30L, 0.5W/L é muito pouco,mas num aqua de 300L com esse racio poderias manter muitas plantas. Quanto mais pequeno o aqua mais racio W/L de luz precisa. Qual é a litragem do teu aqua? Por ex. se o teu aqua tivesse 400L,com 0.5W/L poderias manter qualquer planta,mesmo as mais exigentes,pois terias a luz necessária a um aqua dessa litragem. Num aqua de 20L dificilmente manterias musgo com esse racio. Editado Outubro 19, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Marquês Publicado: Outubro 20, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 20, 2008 tem 54 L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 20, 2008 Share Publicado: Outubro 20, 2008 tem 54 L 27W para 54L (0.5W/L) é muito pouco. Com essa luz conseguirás fazer um tapete de musgo,ou atando Cladophora Aegagrophila a umas pedras,fazer um tapete também. Assim de repente não estou a ver mais nenhuma planta com que faças um tapete que se safe com essa luz.Com a Lilaeopsis Brasiliensis consegue-se faz~e-lo até com pouca luz,mas penso que com essa iluminação para 54L é pouco. Não consegues aumentar a iluminação para uns 45W? Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Marquês Publicado: Outubro 20, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 20, 2008 n sei o aqua é de 60 cm mas a lampada e so de 40 e lampadas de 40 so ha 15 W agora vou tentar adicionar outra fico com 30 W. Vou experimentar cobrir a superficie a volta das lampadas com papel reflector logo deve dar uma iluminaçao á volta dos 40 W achas que chega??? PS: ja ouvi falar numas lampadas mais fininhas que têm mais potência achas que vale a pena tentar adaptar o suporte? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 20, 2008 Share Publicado: Outubro 20, 2008 No teu lugar comprava uma lâmpada PLL de 55W,um balastro e fazia uma calha DIY. Em relação ao tamanho/potência das lâmpadas as PLL para o que queres fazer são as melhores. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Gonçalves Publicado: Outubro 20, 2008 Share Publicado: Outubro 20, 2008 Boas, Podes utilizar também Marsilea hirsuta para fazer tapete e não precisas de iluminação especial. Podes montar um aquário com bastantes plantas, musgos ou outras, mantendo os tais 27watts. Dou-te o exemplo de dois dos meus aquários: Invert Farm I, que tem 36w (PLL) para um aquário de 63 lts brutos e o Invert Farm II, que tem também 36w (2x18wT8) para 60 lts brutos. Como podes ver, é possível manter aquários bastante plantados sem utilizar CO2, qualquer tipo de fertilização e com baixa iluminação. Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 21, 2008 Share Publicado: Outubro 21, 2008 36W para 60L já é melhor que 27W para 54L,Jorge. Em aquas pequenos todos os Watts a mais são preciosos. Eu acho que se o Rnmc pode colocar um minimo de luz ideal deve fazê-lo.Senão for possivel então há que fazer experiências com o material que tens,com esses 27W para 54L.Porém manter algo mais que musgo não vai ser fácil...mas depois dá conta da experiência,sem testarmos e fazermos com os nossos proprios olhos e mãos nada feito. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Gonçalves Publicado: Outubro 21, 2008 Share Publicado: Outubro 21, 2008 Boas Zogli, 36W para 60L já é melhor que 27W para 54L,Jorge. Em aquas pequenos todos os Watts a mais são preciosos. É verdade que sim, mas também acho que não é necessário 55watts. Aliás, eu no aquário onde tenho a PLL de 36w, tinha lá uma de 55w e troquei porque tinha potência a mais e estava a começar a ter problemas com algas. Queria um low-tech, sem fertilização e sem CO2, por isso, reduzi a iluminação e as coisas começaram a compôr-se... :D Aproveito para referir que tenho reflectores individuais para cada lâmpada... também ajuda. Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Matos Publicado: Outubro 21, 2008 Share Publicado: Outubro 21, 2008 (editado) Boas Zogli, É verdade que sim, mas também acho que não é necessário 55watts. Aliás, eu no aquário onde tenho a PLL de 36w, tinha lá uma de 55w e troquei porque tinha potência a mais e estava a começar a ter problemas com algas. Queria um low-tech, sem fertilização e sem CO2, por isso, reduzi a iluminação e as coisas começaram a compôr-se... :D Aproveito para referir que tenho reflectores individuais para cada lâmpada... também ajuda. Sim,para um low-tech nem seria necessário 55W,eu colocaria 40,porém o Rnmc gostaria de ter umas Pogostemon Helferi no aqua,e esta planta se não tiver boa luz fica raquitica e cresce para cima. Já agora aproveito para dizer que o ''Invert Farm'' quer o I quer o II estão muito giros Jorge! Editado Outubro 21, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Marquês Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 21, 2008 se calhar vou meter a Marsilea hirsuta n percisa de muita luz certo?? faz um bom tapete? demora muito a crescer? onde arranjo? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts