jpospr Publicado Outubro 19, 2008 Publicado Outubro 19, 2008 Tentando ser rapido a explicar. Aqua +/- sempre plantado há 3 anos Aqua de 60L 2 lampadas de 36w (1 lampada de 4200ºK, 1 lampada de 10.0000K) 10 horas diárias de luz Injeccção de CO2, da JBL (BIO) Peixes: 7 neons 1 corydora 2 ottos 1 viuva 2 camarões madeira Alguns cherry Plantas: Musgo de java Anubia Glossostigma Pogostemon Hemianthus PH - 7.6 KH - 5 PO4 - 0 (desaparece passado umas horas que coloque) NO3 - 240 (rebenta a escala) Decidi há dias comprar o teste de NO3 e para meu espanto rebentou a escala, verifiquei o teste, fui à loja onde comprei e o resultado estava mesmo certo, 240 ou mais. Actitude: Fiz uma TPA de 80% fiz a medição e o NO3 tinha descido para valores normais, cerca de 10/20. No dia seguinte estava com os valores novamente a bater a escala ná no cimo (160) Cheguei à conclusão que deveria faltar-me Potássio ou Fosfatos na água pq estes mais os Nitratos são consumidos todos +/- à mesma velocidade pelas plantas. Comprei fosfatos (PO4) e potássio(K2O). Antes de colocar alguma coisa medi os fosfatos e realmente não tinha nada. depois de colocado ficou pelo valor 1 que me parece ser o valor correcto, e introduzi potássio de acordo com as instruções. Passadas umas horas de luz, medi novamente os Nitratos, e tinham baixado para valores de 40, sem fazer mais TPA's. Na manhã seguinte 2 horas depois das luzes terem ligado, fiz novamente medição de Nitratos e Fosfatos na expectativa de ver os valores: PO4: 0 NO3: 80 Tenho uma fonte de Nitratos no meu aqua que não sei de onde vem! Não alimento demais os meus peixes e nestes dias tenho tido cuidados redobrados em relação a isso. Não tenho algas no aqua, está tudo bem, nem sequer filamentosas nem nada. Devo introduzir mais fosfatos e potássio? Alguém com alguma ideia? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Luís Fortunato Publicado: Outubro 19, 2008 Publicado: Outubro 19, 2008 Olá. É muito estranho os teus nitratos estarem a subir tão rapidamente... será que não tens nada morto dentro do aquário? Quem diz morto, não tem de ser necessariamente um peixe. Por vezes, um simples tronco, por ser composto de matéria vegetal, se não estiver bem tratado, ou não fôr o indicado para colocar dentro de água, poderá ser a origem desse problema. Outro, poderá ser o tipo de comida que dás aos teus peixes... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jpospr Publicado: Outubro 19, 2008 Autor Publicado: Outubro 19, 2008 Pois, eu sei que os nitratos advêm (ou podem) de matéria organica em decomposição, peixes mortos nao tenho, troncos tb não. Será do substrato? Mas estou a plantar glossostigmas, e são +/- recente, nao me parece boa ideia andar a revirar o areao de pernas para o ar, ou vai ficar tudo solto. A comida é normal, qualquer tipo de comida produz nitratos, dou flocos ou grão, vou alternando. ...e continuo sem algas com tantos nitratos nao seria de esperar eu ter uma alga gigante a sair-me do aquário e a querer devorarme os gatos? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Luís Fortunato Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Olá. Será do substrato? Mas estou a plantar glossostigmas, e são +/- recente, nao me parece boa ideia andar a revirar o areao de pernas para o ar, ou vai ficar tudo solto. Pode ser... se colocaste substracto fértil e alguma parte ficou em contacto com a água, não me admirava... A comida é normal, qualquer tipo de comida produz nitratos, dou flocos ou grão, vou alternando. Sim... mas diferentes comidas contribuem com mais ou menos nitratos. A quantidade também é um factor importante. ...e continuo sem algas com tantos nitratos nao seria de esperar eu ter uma alga gigante a sair-me do aquário e a querer devorarme os gatos? Já questionaste se por ventura não é o teste que está estragado? Por acaso, podes colocar a marca do teste? Ele fica colorido somente com a adição dos dois primeiros reagentes (no caso de ser da Nutrafin, por exemplo)? Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jpospr Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 Eu tenho estado a gostar muito deste forum, e agradeço imenso a ajuda e o tempo que podem eventualmente perder comigo a querer ajudar-me, mas será pedir muito que se leia os posts na intregra? Eu já tinha mencionado antes que coloquei substrato fertil sim, mas há 3 anos, onde é que o fertil já foi parar a esta altura do campeonato? Tb já tinha dito que eu fui à loja verificar se o teste estava bom e estava, aliás se eu medir os nitratos que vêm da minha água da torneira dá zero. Aliás durante o meu post dá para verificar que os nitratos dão estão sempre no topo da escala e que oscilam, portanto o teste está efectivamente OK. É que está tudo escarrapachado lá em cima, desculpa Luís já tenho visto posts teus em vários locais e és sempre impecável, com enormes conhecimentos técnicos em várias áreas, mas será que dá para ler o que as pessoas escrevem e que tb perderm tempo com isso? Acho que este forum não é uma corrida de quem coloca mais posts por dia pois não? ...mais uma vez desculpa qualquer coisa mas tenta ler as coisas com mais atenção. Obrigado Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Nuno Costa Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Será do substrato? Mas estou a plantar glossostigmas, e são +/- recente, nao me parece boa ideia andar a revirar o areao de pernas para o ar, ou vai ficar tudo solto. bom dia talvez seja de teres mexido no substracto/areão e teres libertado "sujidade" para a agua. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
mlaurisoa Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 boas tardes erupçoes vulcanicas nao tens no teu aquario???? materia em decomposiçao tambem nao???? entao so podem ser descargas electricas.????? procura algo na parte electrica que esteja em contacto com a agua. algum dos aparelhos(electricos) do aquario esta a deixar passar corrente electrica para a agua. mlaurisoa Citar
Luís Fortunato Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Olá. Eu já tinha mencionado antes que coloquei substrato fertil sim, mas há 3 anos, onde é que o fertil já foi parar a esta altura do campeonato? Bem... primeiro de tudo, eu quando abro um tópico, não o leio todo de novo. Por isso é normal que me escapem algumas coisas. Segundo, lá por teres o substracto fértil há 3 anos no aquário, não quer dizer que ele já tenha desaparecido...antes pelo contrário, mas pronto. Tb já tinha dito que eu fui à loja verificar se o teste estava bom e estava, aliás se eu medir os nitratos que vêm da minha água da torneira dá zero. Pois... mas não foi só isso que eu escrevi. Agora peço-te eu que leias com atenção o que escrevi em cima, e verás que há algo mais do que 'o teste estar estragado'. Acho que este forum não é uma corrida de quem coloca mais posts por dia pois não? Não... aliás, não é por ter mais mensagens no fórum que sei mais ou menos que outra pessoa. Acho que o discurso e as provas que cada um apresenta nos mais variados assuntos, falam pelo conhecimento que essa mesma pessoa tem... Peço-te desculpa por não ter voltado a ler a tua mensagem inicial, mas igualmente te peço que entendas que aqui ninguém é perfeito, ainda menos, é pago para andar aqui a tirar dúvidas às outras pessoas. Eu tento ajudar as pessoas que o merecem... muitas vezes, até algumas que não o merecem. Cabe a cada um tirar o melhor proveito das palavras dos outros... Já colocaram aqui bastantes hipóteses para o que se pode estar a passar no teu aquário. Se não concordas com nenhuma, tens de continuar a tentar perceber o que se passa... a ajuda está dada. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jpospr Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 Tal como tu tb não sou pago para tirar duvidas a ninguém, mas acho que estamos aqui todos em prol de um mesmo objectivo, ajudar pq fomos ajudados e evitar que cometam os mesmo erros que nós para conseguirem ter o mesmo prazer que nós temos de olhar para o nosso aquários e ver o nosso eco-sistema a funcionar na perfeição, o que há de melhor que estar horas a fio sentado à frente do nosso aquário a admirar aqueles seres fantásticos? Quem sou eu para discordar do que me têm dito por aqui? Estou a berto a todas as sugestões e por isso é que estou aqui, se já tivesse a minha ideia para quê vir aqui levantar questões sobre as quais eu já tinha ideias fixas? Não sou arrogante a esse ponto. Talvez por andares aqui há algum tempo te fartes de ler posts, mas se te queres pronunciar e ajudar sobre alguma dificuldade que alguém têm deves mesmo ter que ler desade o 1º até ao ultimo para que não corras o risco de como aconteceu agora de colocares hipoteses já eliminadas. ...em relação à outra questão levantada de eu ter mexido no areão...eu de facto andei a mexer, sim, fiz uma grande "poirada" há uns dias, mas já tenho de novo a água cristalina, eu sei que os Nitratos não fazem a água turva e que ainda podem andar dissolvidos, mas já passou tb bastante tempo. Eu li algures que o nosso areão tem uma "validade" de vida útil e que deverá ser trocado passado algum tempo, isso é um mito ou uma realidade? Mais uma vez obrigado pelo vosso tempo dispensado em tentarem resolver os meus problemas, que talvez um dia tb possam vir a ser os vossos, nunca se sabe!! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
jpospr Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 O teste que eu uso é da JBL, Não tenho nada electrico em contacto Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Luís Fortunato Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Ola de novo. ..em relação à outra questão levantada de eu ter mexido no areão...eu de facto andei a mexer, sim, fiz uma grande "poirada" há uns dias, mas já tenho de novo a água cristalina, eu sei que os Nitratos não fazem a água turva e que ainda podem andar dissolvidos, mas já passou tb bastante tempo. Então, muito provavelmente, a origem de todo este problema está aí. Vai acompanhando a concentração de NO3 com as TPA's (generosas, não te acanhes), e vamos a ver se os Nitratos vêm por aí abaixo. Outra coisa que te pode ajudar é a introdução de plantas flutuantes, como (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ou Salvinia. Perguntei-te por causa do teste, pois se tiveres NO2 no aquário (pode acontecer se revolteares o substracto/areão) este vai influenciar grandemente o teste de NO3. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
jpospr Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 Eu tenho flutuantes...vou meter um tema que causa sempre probs, mas olha paciencia Apesar de ter injeccção de CO2, Nitratos com fartura, ter introduzido fosfatos e potassio, ter 10h de 72w de luz por dia nenhuma das minhas plantas faz pearling... eu sei que o pearling só acontece quando a concentração de O2 é demasiado elevada na água ...mas não deveria ficar ao fi mde algumas horas? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
joints Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Eu tenho flutuantes...vou meter um tema que causa sempre probs, mas olha paciencia Apesar de ter injeccção de CO2, Nitratos com fartura, ter introduzido fosfatos e potassio, ter 10h de 72w de luz por dia nenhuma das minhas plantas faz pearling... eu sei que o pearling só acontece quando a concentração de O2 é demasiado elevada na água ...mas não deveria ficar ao fi mde algumas horas? o meu com 60x30x30, 48W de fluor compactas CO2 caseiro e NO3 a 50ppm faz um pearling muito bom...... Citar O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS
mlaurisoa Publicado: Outubro 22, 2008 Publicado: Outubro 22, 2008 bom dia entao tiveste um vulcao em erupçao no aquario (removeste o solo). nas tap´s procura retirar as cinzas que estao por cima do solo. isto e: nas tap´s retira agua mesmo junto ao solo do aquario para retirares as cinzas que te estao a provocar subidas de no3. mlaurisoa Citar
Recommended Posts