Tpas: quando fazer?


ristchuk

Recommended Posts

olá.

Tenho um aquario de 75 litros brutos, está sempre com algas. é moderadamente plantado, e população estã ok

faço tpa's 1 vez por semana, troco cerca de 25% da água.

o que vocês acham: começo a trocar 50% da agua ou faço as tpas mais de uma vez por semana?

o aquario esta montado ha cerca de 8 meses.

qual a solução?

Untitled-1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá.

Tenho um aquario de 75 litros brutos, está sempre com algas. é moderadamente plantado, e população estã ok

faço tpa's 1 vez por semana, troco cerca de 25% da água.

o que vocês acham: começo a trocar 50% da agua ou faço as tpas mais de uma vez por semana?

o aquario esta montado ha cerca de 8 meses.

qual a solução?

 

O aquário não estará numa zona onde apanhe luz solar ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ver se o aqua está exposto á luz solar.

 

Se tiveres tens de tentar tapar o aqua com qualquer coisa para evitares os raios solares ou então mudalo de sitiu mas julgo que seja perigoso.

 

se estiver errado currijam-me!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho iluminação 8 horas por dia, e não pega luz solar diretamente. o ambiente é apenas bem iluminado... denho 2 ldd 20W.

e quanto as tpas?

 

Boas

 

isso pode ser algum desiquilibrio dos nutrientes .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens aspirado o fundo?

Se não o tiveres vindo a fazer deverás ter altos valores de fosfatos, nutrientes para micro-algas

Vê lá esses valores e já agora os de nitratos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspiro o fundo toda a semana, juntamente com as TPA's

não possuo esses testes, então vou ficar te devendo essa....

mas a questão é: posso fazer TPA's mais de uma vez por semana?

alguém de vocês faz? quais são os pontos positivos e negativos?

cumps

Untitled-1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As vantagens de TPAs frequentes são o controlo da amónia, nitritos, nitratos e fosfatos que apenas saem com TPAs e remoção de micro-organismos, desde micro-algas até fungos, etc...

 

As desvantagens são mudanças na temperatura e eventual mudança do pH da água habitualmente usada. Eu já tive pH de 8,0 e de 6,8 na água da mesma torneira com uma semana de distância.

 

Mas normalmente as vantagens prevalecem.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quai sao as principais fontes de nitratos e fosfatos? eles podem vir junto com a água da torneira?

Por vezes há nitratos e fosfatos na água da torneira mas, regra geral, são em níveis baixos. Eu, por exemplo, tenho habitualmente 10-20 mg/l de nitratos e cerca de 0,25 mg/l de fosfatos na torneira. Enfim, nada que me transtorne os valores do aquário.

 

A principal fonte de nitratos é o ciclo do azoto. Este compõe-se da decomposição das matérias orgânicas em amónia, nitritos e nitratos. Estes últimos são nutrientes de bactérias anaeróbias (que não gostam de oxigénio) e portanto é fácil imaginar que há poucas num aquário, quase todo ele oxigenado. As TPAs servem para baixar os nitratos.

 

A principal fonte de fosfatos também é a matéria orgânica em decomposição, mas sobretudo a comida. A comida para os peixes tem de ter fósforo/fosfatos (não me perguntes a diferença química exacta) que se espalham na água assim que entram em contacto com ela. Mais uma razão para aspirar o fundo e escolher uma comida que flutue muito tempo, pois é na superfície que a maioria dos peixes come, e claro dar pouca de cada vez.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.