Recommended Posts

Publicado

Olá a todos

Espero que o lançamento deste novo tópico sirva para ajudar todos aqueles que queiram (por opção ou para poupar uns tostões), recolher a agua do mar para os nossos aquarios nas melhores condições.

Pessoalmente quero aqui alertar que foi a Figueira da Foz carregar 2 tambores de 60L de agua (120 L imaginem a trabalheira) e ao testar em casa encontrei niveis de amonia impressionantes, para alem de um PH superior a 9.0. Poderá numa outra altura os valores aqui indicados serem satisfatórios, mas para mim e por enquanto " Agua do mar da Figueira da Foz....NÃO"

Curiosamente e bem perto em Quiaios encontrei água em excelentes condições por várias vezes, inclusive vi golfinhos maravilhosos a nadarem bem perto do areal.

Aqui fica o aviso.

Caso conheçam outros locais improprios ou optimos para a recolha da agua informem aqui. O conhecimento pessoal de cada um de nós reunido, pode ser util a todos.

(Este tópico foi lançado por lapso na area OFF TOPIC) agradeço ao administrador do sistema ou algum moderador que seja daí removido)

• 4 meses depois...
Publicado:

Boas

Eu gostaria de saber onde é que tiraste essas amostras de água na Figueira da Foz porque eu vou lá desde que tenho memória e era para evitar de ir lá caso seja uma zona balnear.

Há e quanto aos golfinhos: só vão parar próximo da costa quando estão doentes e se foi pelas barbatanas posso te dizer que é mais provável serem tintutreiras (ou tubarão-azul) porque nesse mês foi registado um cardume delas próximoda costa.

Cumprimentos

Publicado:
Há e quanto aos golfinhos: só vão parar próximo da costa quando estão doentes

ou pra caçar... Um grupo de golfinhos ñ se dirige á costa por estar doente... ñ confundir com arrojamentos!! :) é comum caçarem mais junto á costa (até em baías) devido á baixa profundidade!!

Se o q viste eram mesmo golfinhos é pq a qualidade da água é de certo muito boa!!

Publicado:

Boas

Pois, em relação ao facto da qualidade da água estar ligada ao aparecimento de golfinhos tens razão mas também tens de ter em conta que os golfinhos vivem em águas quentes, como por exemplo no sul do país, e ali não são águas assim tão quentes, com máxima de 20 ºC no Verão e só em alguns anos mais quentes é que ultrapassa essa temperatura, e que já não aparecem ali golfinhos a nadar perto da costa há mais de 30 anos e que quando aparecem vem se sempre a descobrir que padecem de alguma enfermidade e acabam por ir dar à costa mais cedo ou mais tarde moribundos e acabam por morrer. Onde eu tenho conhecimento de aparecerem golfinhos todo o ano é ás 20 milhas da costa devido a uma corrente quente que vem do Mediterrâneo. Mas apesar de tudo ali em Quiaios e no Cabo Mondego (que é o cabo que separa a Figueira da Foz de Quiaios) a qualidade da água é formidavel.

Cumprimentos

Publicado:

bangai aonde foste buscar essa ideia que os golfinhos sao de agua quente e so existem no sul ??? :wink:

Existem GOlfinhos e de várias especies em toda a nossa costa, já o vi aqui bem perto do Sado(onde sao realmente comuns), Praia do Meco e até na Fonte da Telha e em pleno Inverno. E nao, nao estavam a morrer...

Pesquiza um bocado na Internet e vais ver que a ideia que tens dos golfinhos nao corresponde á verdade.O mesmo se passa com tubarões.

Quanto á agua, apanho água de excelente qualidade na Zona do Meco e Costa da Caparica.0 nitratos, 0 Amonia e sem poluentes (senao ja tinha morrido tudo).

È uma questão de ir acompanhando na internet os resultados á analise da agua por parte do ministerio do ambiente.

Publicado:

Bons sitios que conheça e onde já apanhei água por ordem de limpeza e qualidade de água:

Praia de Faro - Junto á barra

Sesimbra

Praia de Faro

Ericeira

Guincho

Fonte da Telha

Costa da Caparica

Cabo Raso

Carcavelos

Parede

Todas elas nunca tive problemas e apanhei muitas vezes de Verão e Inverno.

Abraço...

Publicado:

Boas,

Para tornar as coisas mais faceis, e para ninguem estar a espera das respostas de varios users, referencio aqui esta pagina que tem como opçao escolher qualquer praia do país para verificar a qualidade da sua agua.

http://www.iambiente.pt/portal/page?_pagei..._PORTAL_IA&p_ca

Espero que ajude alguem porque a mim ajudou-me, estou a montar um Reef de 240l e fui la procurar alguma zona de boa água o mais perto possivel do porto, e encontrei :roll:

Cumprimentos

Abraços