Recommended Posts

Publicado

Viva.

Comprei um Baryancistrus L-177 na 3ª-feira. Na loja para o apanharem tiveram que retirar grande parte dos troncos porque ele andava sempre escondido. Ao coloca-lo no meu aquário (comunitário) onde tenho vários caracídeos e mais um plecostumus, segui todos os procedimentos aconselhados. Desliguei a luz (coisa que nem sempre faço), esperei cerca de 30 minutos para que a água do saco onde ele vinha se igualasse à do aquário. Depois deitei um pouco da água do aquário para dentro do saco para ele se acostumar. Esperei cerca de 20 minutos e repeti este ultimo passo mais uma vez. Depois retirei-o do saco com um rede das comuns. Mal o soltei dentro do aquário (ainda com a luz apagada) ele foi para o fundo (como é óbvio) e depois meteu-se debaixo de uma anúbia. Esperei cerca de 5 minutos até o peixe se "acalmar" um pouco (respiração mais controlada e menos vezes). Quando liguei a luz ficou debaixo da planta durante uns 2 minutos e depois começou a tentar esconder-se noutros sítios. Foi então que a ex-toca do pleco que tinha foi invadida por este bichinho que o expulsou de imediato.

Agora a minha dúvida. Essa toca está encostada à parte traseira do meu aquário e é formada pela "junção" de dois troncos grandes, uma rocha vulcânica e uma pedra de xisto (sendo esta última o tecto da toca).

O que acontece é que o Baryancistrus está sempre lá agarrado, de cabeça para o ar por sinal. Nunca o vi sair de lá, nem de noite com as luzes apagadas quando deito uma pastilha de fundo (da JBL) que todos os meus peixes comem até os guppys e caracídeos. Será que ele ainda está assustado a adaptar-se ao aquário? A minha outra dúvida é, se não haverá qq problema pelo facto do peixe se encontrar sempre agarrado ao xisto. Não convinha ser madeira? Li algures, aqui no forum, que eles adoram mordiscar os troncos, que estes até são essencais para o bom funcionamento do seu aparelho digestivo. Ou eles mordiscam os troncos quando bem lhes apetece?

Desculpem ser tão maçudo com pormenores que nem devem interessar nada para a análise do meu "problema".

Desde já obrigado. Abraços

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Viva. Realmente não tenho tido muitos cuidados na determinação desses parâmetros :? A temperatura está a cerca de 26º C, podendo ter oscilações de 1º no máximo, ao longo do dia (não estou a utilizar termostato de momento). Quanto ao pH creio ser ligeiramente ácido, não sabendo o valor exacto a que ele se encontra (tenho cerca de 2 quilos de madeira no aquário, que me tem acidificado a água). Quanto aos valores restantes tenho mesmo que comprar um teste, o mais cedo possível, para ver se consigo descobrir a causa do meu "problema".

Sobre o facto de o peixe ter comido ou não, é-me impossível responder a essa pergunta porque eu coloco a comida de fundo apenas à noite, geralmente, 5 minutos depois de se terem apagado as luzes. Durante o dia (quando tenho as luzes ligadas) apenas consigo ver que o peixe está escondido, nada mais. Sei que é um peixe tímido (vi um outro tópico, sobre os diversos alimentos que se podem dar aos loricarídeos), por isso a minha pergunta: Será que é este o comportamento habitual do peixe?

Ontem (5ª feira) à noite fiz um troca de 5 litros da água do aquário. Reparei mais tarde que o peixe tinha mudado de sítio no aquário. Mudou-se para a parte debaixo de um tronco. Julgo eu, estar o peixe a habituar-se ao aquário finalmente.

Tentarei postar aqui os níveis de Nitritos e Nitratos o mais cedo possível.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.