Filtro biobox2 dúvidas


Recommended Posts

Estou a principiar o meu primeiro aquário. Tenho feito pesquisas e leituras sobre o funcionamento dos mesmos.

A minha primeira dúvida é realmente sobre o filtro que veio acoplado ao aquário.

Trata-se do filtro biobox2:

http://www.aquatlantis.com/uk-frame-produt...p?id_produto=71

 

A questão é que segundo o que tenho lido os filtros devem ser lavados com a própria água do aquário e nunca devem ser substituídos.

 

No entanto eles no folheto recomendam para cada camada filtrante:

Esponja de carvão - Substituição mensal

Aquaclay - Substituição a cada 4-6 meses

Fibra - Substituição semanal

Esponja - Substituição a cada 3-5 meses

 

Como devo proceder? Será que eles só querem vender componentes ou valerá mesmo a pena efectuar substituições?

 

Obrigado

 

Nuno Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se não quiseres substituir as caixas por outras, põe lá esponja comprada em placas e recortada, lã de vidro em saco, carvão activo (se quiseres) e uma embalagem de cerâmicas porosas para a filtragem biológica do aquaclay.

Sai-te mais económico e funciona.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

tens mesmo de substituir

talvez nao com essa frequencia, dependendo do aqua, parametros,peixes e etc...mas tens de mudar....

Isa

 

Tem de substituir sim!!!!

Mas não por originais....

Isso ficaria bastante dispendioso eu proprio tenho uma biobox e já nada do que está lá dentro é original e está bem melhor.

Costumo dizer que o que vem de origem são "paneleirices"...

 

Subscrevo o que o Tilapia disse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso ver que as Biobox mais antigas apenas traziam uma esponja como matéria filtrante.

O resto era comprado e escolhido por nós, à parte.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eu tenho biobox 1 no aqua de 54 L e biobox 2 no de 180L...

 

Como o de 180 L foi comprado no início de Outubro, ainda não troquei nada. Em relação ao de 54L, na própria loja de aquariofilia disseram p n me seguir pelas instruções ou seria um desperdicio de dinheiro. Aconselharam-me então o seguinte:

 

Esponja de Carvão - Usas 1 mês e deitas aquilo fora, voltas a comprar se necessário (por exemplo p filtrar alguma medicação...)

 

Esponja de fibra branca - Usas até ficar suja, deitas fora e trocas por outra de igual tamanho mas de esponja grossa azul.

 

Esponja azul - lavas com água do aqua e voltas a usar.

 

 

No aqua tenho de momento o cartucho com aquelas bolas castanhas (mais uma casinha para bactérias), um cartucho XL de esponja grossa azul e outro pequeno de esponja fina azul.

 

Disseram-me tb q n precisava trocar as esponjas cada 3-5 meses... bastava ir lavando com água do aqua e aquilo dura o dobro do tempo q está lá indicado.

 

Para comprovar... tenho um amigo meu q tem esponja azul igual a essa há mais de 2 anos, nunca trocou e os peixes estão felizes!

Ricardo Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.