Ajuda Urgente.


Recommended Posts

Ora boa noite infelizmente so tomei conhecimento deste forum a bocado atravez de um amigo meu!

Estou aqui para pedir ajuda nao para ser confrontado com atitudes ou escolhas como precipitaçoes etc.

 

 

Pelas poucas coisas que fui lendo calculo que foi a pior coisa que podia ter feito mas aqui tou eu a tentar remediar o melhor possivel a situaçao.

 

hoje comprei 2 peixes de qual a especie n sei dizer (fotos em baixo)

o aquario que me foi dado tem estas medidas:30x18x26

ja li que era preciso um ciclo, que eu n fiz, entao os procedimentos que tomei foi.

montei o aquario pus um filtro e pus os peixes, e coloquei o produto x "acelarador" para esse tal ciclo.

o fundo ainda n pus pk disseram-me q podia ser areia de praia e como amanha consigo ir a praia trazia. (dissera-me q n fazia mal um dia sem ela, sim sei q tenho de lava-la bem)

 

preciso de ajuda em dizerem-me o que posso fazer para melhorar a condiçoes de vida dos peixes e tentar que sobrevivam.

outro aquario n vou ter essa hipotesse, ta fora de questao infelizmente.

 

que posso fazer? o filtro ta no sitiu certo? tenho um termostato aquilo roda n sei confugura-lo a temperatura certa entao n o pus se me disserem como posso faze-lo.

 

 

dsc0095mx8.jpg

dsc0098dt2.jpg

dsc0100ot3.jpg

 

acreditem q tou muito chateado com esta situaçao mas n queria desistir deles!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha ! Eu também não tenho a certeza mas eses peixes parecem-me de água fria. Se estiverem em água quente o seu metabolismo fica acelerado vão crescer muito mas morrem mais cedo. O aquário é muito pequeno (14 L) de certeza para esses peixes. Vais precisar de um maior ou então deves devolver os peixes à loja e trocá-lo por outro. Talvez em Betta.

 

Se está fora de questão devolver os peixes acho que se confirmares que são de água fria deves primeiro lugar talvez devesses desligar o termostato. Como o aquário é pequeno não o deves ocupar com ornamentos grandes para não reduzir ainda mais o volume real.

 

O fundo é importante porque é aí que vão proliferar as bactárias "boas" que fazem o ciclo. Aí e nas massas do filtro.

Tens de fazer TPA's diárias e dar muito pouca comida. Tens de ter testes de ph , NO2 e NO3 pelo menos para ir controlando a coisa. As plantas naturais podem dar uma ajuda mas precisam de alguns cuidados.

 

Espera que alguem mais experiente te dê mais sugestões que eu não tenho experiência em "nano" aquas.

 

Boa sorte

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não sendo eu um expert aqui vai.

 

Tens de deixar o aquário ciclar e que se criem bactérias no filtro de modo a que a água ao passar por elas seja decomposta e os nitritos sejam eliminados, o que acontece se não fizeres?

 

A quantidade de matéria toxica atinge um limite que mata os peixes...

 

Melhor forma, colocar um substrato fertil com um areão que não reaja ao ácido, de outra forma vai-te colocar a áqua alcalina (com um Ph) muito elevado e mata-te os peixes.

 

Colocar plantas verdadeiras no aquário de forma que elas tratem de fazer o resto da limpeza que as bactérias do filtro começaram, para isso tens de ter uma boa iluminação, o normal é 1w por litro e 9h diárias de luz, mais que isso cria algas.

 

Não coloques água da torneira no aquário, ela tem cloro que te mata os peixes, deixa-a repousar durante 24h ou então coloca um anticloro na água, geralmente depois de colocado é instantaneo.

 

Não coloques água das lojas no teu aquário, tu não sabes a qualidade da água deles nem os parametros a que essa água se encontra, os peixes são sensiveis e grandes mudanças de água criam stress, fragilizando-lhes o sistema imunitário e causando doenças.

 

Quando troceres peixe da loja, coloca o saco de plástico dentro do aquário de modo a água que está lá dentro se aproximar da temperatura da tua água, e +/- de 15 em 15min vai colocando água do teu aquário para dentro do saco, de modo a que esta se misture e atinja os parametros quimicos mais parecidos aos que tu tens dentro do teu aquário, ao fim de 1h de colocares água dentro do saco, com um camaroeiro tira os peixes dentro do saco e coloca no teu áquário, a água que está dentro do saco vai para o lixo!

 

A temperatura de um aquário de água quente anda por volta dos 25ºC, coloca o teu termostat0 pelos 20ºC e ao fim de umas horas vê a temperatua pelo termómetro que deves comprar, se estiver nos 20ºC vai subindo devagar até atingires a temperatua desejada, utiliza sempre um termometro são mais fiáveis que os termometros dos termostatos.

 

Se colocares a temperatura do termostato logo nos 25 corres o risco da água ficar nos 30ºC e de matares os peixes. Vai devagar.

 

Sei que é muita coisa lgo para o inicio, mas depois de teres tudo feito dá pouco trabalho

 

Boa sorte com o teu novo aqua!

 

PS: Não te esqueças de ir indo fazer TPA's(trocas parciais de água) todas as semanas pra que as coisas se equilibrem!!

 

 

João

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas desde ja obrigado,

 

olha os peixes sao de agua fria mas ja li algures q mesmo esses precisam de um calorzinho para manter a tem ideal, ainda n liguei e so ligava ate ordens disso.

 

a rocha q pus no meio era so temporaria para dar um ambiente melhor do que so agua. amanha ja a vou tirar e meter a areia e um pau de madeira que hei-de procurar e dar-lhes um nome.

 

mais ajudas e concelhos sao benvindos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas das questões se se colocam a quem se está iniciar na aquariofilia estão repondidas já aqui no forum....começa por ver este link. Espero que ajude :-D .

 

PS - Uma correção: o cloro não mata os peixes mas mata as bactérias essenciais para o ciclo (peixes = dejectos = amónia=nitritos + bactérias = nitratos; estes, humm!, papinha para as plantas e não tão maus para os peixes!). É por isso que a companhia das águas adiciona cloro à agua para a podermos beber na torneira... :o

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem ate agr eles tao a aguentar e fico feliz q assim seja,

 

agora nao sei se o meu fluxo de agua nao sera demasiado grande, eles parece q andam contra a conrrente e depois voltam para tras?

pela foto da para ver se e grande ou nao??

 

n sei as caracteristicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo mot4rd estes peixes são de água fria.

Logo não presisas de fazer o ciclo do ozoto, não precisas de ter aquecimente na água pois isso altera

o metabolismo dos peixes e faz com que eles cresçam mais depressa mas tambem que ele morram prematuramente.

 

 

O ciclo do ozoto só se aplica a peixes de água quente...

 

Espero ter ajudado

jony-kid

Editado por jony-kid
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

São peixes de água fria sim senhor. Não aqueças a água porque, como já te disseram, o metabolismo deles aumenta e crescem mais depressa e encurtas-lhes a vida.

 

Já o ciclo do azoto é para toda a fauna. A amónia e os nitritos são tóxicos para toda a gente...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n percebi entao devo ou n tirar a bomba??

Se a bomba é o filtro, então é obrigatório.

Já o aquecedor deixa de lado.

 

E trata de arranjar um aquário bem maior. :silly:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o teu filtro não é um Hydor Pico?

Se fôr só tem uma esponja de malha larga lá dentro. Preenche-a com lã de vidro (tipo sanduíche) para ajudar a reduzir o fluxo.

Para além disso tem um regulador de caudal na traseira (azul).

 

Se não fôr nada disto, esquece sorry.gif

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles felizmente estao-se a aguentar ja passara 2 dias e vamos para o 3, ja tem nome lol Red & Bull

 

ora bem ja pus o fluxo no minimo graças a Tilapia

 

 

ja pus areia e umas flores artificiais!

agora so falta uma luz simples q aconcelham?

 

dsc0003wh7.jpg

 

 

mais algum tipo de ajuda ou concelho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles felizmente estao-se a aguentar ja passara 2 dias e vamos para o 3, ja tem nome lol Red & Bull

 

ora bem ja pus o fluxo no minimo graças a Tilapia

 

 

ja pus areia e umas flores artificiais!

agora so falta uma luz simples q aconcelham?

 

dsc0003wh7.jpg

 

 

mais algum tipo de ajuda ou concelho?

 

Estás a correr sérios riscos com esses peixes nessa água...

 

Começando pelo inicio, não sei se é pior a água directamente da torneira se a água do aquário da loja bang

 

Outra coisa que me parece importante é que lá porque o peixe é de água fria, também tem direito a um pH... Tipo superior a 7,5... Era bom controlar.

 

Plantas artificiais é que não... Arranja lá aí no forúm umas anúbias ou uns fetos de java para prenderes a umas pedrinhas.

 

Se arranjares água de um aquário de alguém que já esteja montado há mais tempo que o teu, faz uma troca com essa água. Não sei de onde és, porque até te posso dar uma águinha para usares :lol:

 

Abraço e vai rezando para que isso corra bem.

 

Arranja um garrafão e põe já aí 5 L de água a arejar.

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece-me que foi dito logo de início que irias pôr areia de praia. Ora isso sobe o pH a níveis aceitáveis para esses peixes.

Por outro lado tens o Biostart acelerador do ciclo que contém bactérias.

 

Por estes dois factores e pela resistência típica dos peixes de água fria, tudo poderá correr bem. Mas não te esqueças das TPAs de 3 em 3 dias durante uns quinze dias até as bactérias do ciclo estabilizarem. Segue as instruções do frasco do Biostart.

 

Para já parece-me ser tudo. Daqui por uns tempos é dar os peixes ou investir num aquário digno desse nome.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.