Recommended Posts

Publicado

A minha questão é, aonde, na periferia do Porto, posso encontrar umas pedras, troncos e plantas porreiritas para pôr no aquário. Tenho um plantado há algum tempo, mas queria renovar e encontrar umas coisas naturais. Sem ter de gastar 30 euros num numa loja, preferia gastar uns 40 e viajar até um rio ou local específico e ser eu a escolher. Já li diversas vezes pessoal a dizer que foi e encontrou, mas alguém me pode indicar locais possíveis?

Conhecem algum local?

Obrigado

• 5 semanas depois...
Publicado:

Boas

Um mês depois não é muito tarde, geologicamente falando não é...

Para pedras a serra de Valongo é um bom sitio para procurar, troncos também mas é mais pedras...

Onde podes encontrar troncos e raízes porreiros é nas praias, agora depois das primeiras chuvadas.

São arrastados pelo rio e acabam nas praias.

Desde o Cabedelo até Miramar tens sempre muito por onde escolher.

Já muito fora de mão mas com espécimes fantásticos tens o Cabedelo de Viana, lá podes encontrar xistos deste género

P1010024.jpg

P1010025.jpg

Se quiseres troncos de videira podes encontrar bastantes na zona entre Alfena e Maia (a acompanhar a IC24), na época das podas há sempre muito excesso que é queimado por não haver quem os queira.

Eu gosto de raízes de Pinheiro e Eucalipto mas a esmagadora maioria do pessoal por aqui é contra essas resinosas.

Espero ter sido útil, tardio mas útil.

Abraço

Publicado:

Basicamente deixo-as de molho num rio ou tanque (com água em modos) durante um mês ou quê e depois passam uma semana no mar.

Antes de irem para junto dos peixes, são passadas meticulosamente com uma máquina de lavagem por água à pressão, para tirar restos de casca e resíduos salinos em excesso e já tá.

As pedras não requerem tanta preocupação, mas também não têm tanta piada como a madeira.

Dá uma vista de olhos nisto.

Não tenho fotos a provar, mas nem imaginas o orgulho do Eucalipto ao saber que as suas raízes deram para embelezar assim um Aqua.

Pena ele agora já estar cortado e à espera de ser vendido para lenha senão...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!