preciso de Ajudas Vossas


soldarier

Recommended Posts

olá a todos, após a leitura de muita coisa por estes lados, iniciei-me com 1 aquario que já tinha. é pequeno mas conforme vir "evolução" irei adquirir 1 de 1 metro talvez.... actualmente já após 3 semanas sem mudar a água e com 1 casal de espadas... iniciei-me na aventura...

 

comprei meia duzia de guppies... muitas delas já cheias... 1 limpa vidros... 1 limpa fundos.. e 1 neon azul e 1 neon rosa.

 

o meu problema é que em menos de 4/5 dias já me morreram cerca de 5 guppies (todos os machos) e algumas femeas.

 

1 delas desovou na maternidade e escapou 3 ou 4 alevinos :S o resto foi tutti fruti.

 

o aquario tem 15 L de agua é pequeno mas penso que sirva para aprender....

 

tenho 1 filtro refeiro 1 planta que nao sei o nome e 1 termostacto mt potente ( treta ht150).

 

gostaria que me dessem umas dicas para ajudar neste aquario....

 

tenho algum receio que tenha feito asneira quanto a raças etc...

 

gostaria que me dessem alguns SETS de raças que poderia colocar num aquario comunitário....

 

no entanto o meu objectivo real era depois utilizar este aquario para maternidade......

 

bem no que faltei de informação ... avisem... para poderem-me ajudar... cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu na pouca experiência que o que tenho a apontar é o excesso de população, para 15L já me parecem peixes a mais e talvez seja esse o motivo dos problemas. Um aqua pequeno, com um mau filtro, e uma carga populacional tão grande de uma vez... Depois convém indicares quais os parâmetros da água (temperatura, pH, etc...)

 

Acho que devias ler o que está aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Depois começar a fazer as coisas com calma e pesquisares quanto às espécies que mais gostas e que queres manter.

 

Mas de certeza que há aqui pessoas mais experientes que te podem ajudar mais.

 

Boa sorte!!

:mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se aplicares a regra de 1 cm de peixe por cada litro de água estás mal.........

 

Ainda tens de contar com o volume do areão e de tudo o resto que tenhas no aqua a ocupar volume...

 

15 litros não dá para nada.............................. ou quase nada!!!

 

Tu não precisas de ajuda, precisas é de ler...

 

Quase tudo está inventado, portanto, tens todas essas respostas nas inúmeras perguntas/ respostas que outros membros colocar/ responderam....Não sejas preguiçoso e não leves a mal as observações.

 

 

:mrgreen:

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como já te foi dito tens tudo errado.

 

3semanas sem mudar a água é mau, sobre tudo num aqua tão pequeno. Pesquisa sobre ciclo do azoto, TPA's, parâmetros da água, testes

 

Tantos peixes em 15L é mau, pesquisa um pouco e verás que nesse aqua quase que nem um Betta viverá feliz, uns camarões e 3 ou 4 Guppis ou até Neons talvez.

 

Pesquisa na secção pragas e doenças que lá falam muito sobre morte de Guppis. Por além das más condições do teu aqua, verás que os Guppis são muito sensiveis e sofrem de doenças que não atacam outros peixes dos mesmos aquas.

 

Todos nós começamos um pouco como tu, montando aquas em 2 dias loucos por ver peixes a nadarem de um lado para o outro. Fizemos todos as mesmas asneiras, e as mesmas perguntas, é tipico do principiante (errado, mas típico).

Agora que sabes que não procedes-te bem, e que algo não está bem no teu aqua, tens de parar, pensar, pesquisar, repensar e recomeçar. Pedir novos peixes sem saber ainda porque morreram os outros é iresponsabilidade pura, e nisso ninguém te vai ajudar.

 

Depois de te informares, se sobrarem dúvidas, e antes de fazer seja o que for, vem cá confirmar, o pessoal está cá para isso.

 

Boa sorte!

Isabel "Zabou"

 

Editei para acrescentar isto (lé isto com calma, vais ver que tiras aqui muitas dúvidas, e claro que te vão surgir outras às quais poderemos responder)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

Xau

Editado por ZABOU
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a sinceridade, mas acho que a única coisa que fizes-te de bom nesta aventura, foi...iniciares-te na aquarofilia... Excesso de população é o 1º factor para tal mortalidade o 2ºé asescassas TPA's, eu tenho um aqua de 15l onde só tenho um peixinho vermelho de +agua fria e todas as semanas lhe mudo a água! Um conselho de quem já passou pelo mesmo, nunca tenhas pressa quando estás a começar um aqua! :( É a errar que se aprende. boa sorte

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu aposto na seguinte causa de morte...: amoniaco ( altamente toxico para os peixes) que se forma mais ou menos assim

 

EXCESSO DE PEIXE E/OU CICLO INCOMPLETO

( AMONIA )

+

PH BAIXO

=

AMONIACO

 

Acho que foram essas as comclusoes que tirei no meu aqua...

se quiseres podes dar la ua vista de olhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

o problema pode estar na temperatura do aqua......a que temperatura está isso?

 

Alem do problema já indicado acima (muitos peixes e foram todos intruduzidos de uma só vez)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem talvez tenha feito as medidas um pouco mal.... porque o aquario até nao é excessivamente pequeno.... 40Cm de altura 40Cm de comprimento 35 de largura

 

tou a ponderar ter problemas com o meu limpa vidros....

ancistrus_sp_(rio_xingu).jpg

o meu colega acusa o seu peixe de ter comido 3 peixes de agua fria. e 1 betta tambem.

 

este é o meu limpa fundos.

coribronze2.jpg

 

 

1 casal de espadas XL. :mrgreen:

 

1 casal de guppies

 

1 casal de neons.

 

nao acredito muito que tenha problemas de fauna. penso que a morte dos machos tenha sido derivado á maternidade onde ficaram entalados entre a maternidade e o vidro.....

 

os TPAs nao sao mt necessários porque vivendo em são miguel a água simplesmente evapóra..... e entao todas as semanas temos de colocar mais uns 6 litros (em média).

 

infelizmente ainda nao arranjei maneira de fazer testes á agua... mas julgo nao ser dai o problema.... a qualidade da agua aqui é bem elevada. e pouco cloro (usualmente)

 

inclusive cheguei a ter o meu casal de espadas num globo com água fria durante 1 semana, só com alimento. e agua directamente saida da torneira... e sempre se mantiveram rijos..... enfim....

 

nenhum dos actuals peixes aparenta se queixar das instalações , muito menos aparentam estar adoeçidos.... a não ser que tenham vindo já doentes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se trata apenas da qualidade da água a nível de ter pouco cloro ou não. Trata-se do pH da água, da temperatura a que a tens e da quantidade de amónia que é muito prejudicial aos peixes. Pelo menos o teste da amónia devias comprar para controlar os valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pelas minhas contas tens cerca de 50 litros para uma catrefada de peixes.

 

Ora os dejectos dos peixes transformam-se em amónia (altamente tóxica) que serve de nutriente a bactérias que não existem no início do aquário.

Por isso já te disseram que pode ser o ciclo incompleto (a amónia é a 1ª substância do ciclo).

 

Por outro lado, se o ciclo estivesse completo, a "produção" de amónia proveniente dos dejectos e outras matérias orgânicas em decomposição poderia não encontrar um número suficiente de bactérias para a consumir. Isto porque, regra geral, os filtros são muito pequenos nestes aquários e não suportam muitas bactérias dando azo a que a amónia se espalhe na água em quantidades altamente tóxicas.

 

De qualquer das formas, houve excesso de fauna para esse aquário e quase de certeza excesso de amónia que nada tem a ver com a qulidade da água da torneira. O tóxico de que te falámos nem sequer existe na água da torneira: aparece no aquário com a decomposição da matéria orgânica.

Cumps.

 

P.S.: Já agora aproveito para corrigir o Maneljaquim: a amónia (NH4) transforma-se tanto mais em amoníaco (NH3) quanto mais alto for o pH.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Vamos ver se te corrijo algumas incorrecções que podem ser graves se repetidas.

 

Bem talvez tenha feito as medidas um pouco mal.... porque o aquario até nao é excessivamente pequeno.... 40Cm de altura 40Cm de comprimento 35 de largura

Continua a ser muito pequeno para a fauna inicial.

 

tou a ponderar ter problemas com o meu limpa vidros....

ancistrus_sp_(rio_xingu).jpg

o meu colega acusa o seu peixe de ter comido 3 peixes de agua fria. e 1 betta tambem.

 

este é o meu limpa fundos.

coribronze2.jpg

Excesso de fauna. Estão muito apertados, ou então comeram os cadáveres dos peixes que já tinham morrido por excesso de amónia (ou stress).

 

os TPAs nao sao mt necessários porque vivendo em são miguel a água simplesmente evapóra..... e entao todas as semanas temos de colocar mais uns 6 litros (em média).

Notícia de última hora: a água evapora em todo o lado. Infelizmente é só a água que evapora, os resíduos tóxicos e os agentes patogénicos (fungos, bactérias, vírus, etc...) ficam lá a reproduzir-se. Por isso é necessário mudar a água em parte.

 

infelizmente ainda nao arranjei maneira de fazer testes á agua... mas julgo nao ser dai o problema.... a qualidade da agua aqui é bem elevada. e pouco cloro (usualmente)

Como já te disseram, o problema não é só do cloro.

 

inclusive cheguei a ter o meu casal de espadas num globo com água fria durante 1 semana, só com alimento. e agua directamente saida da torneira... e sempre se mantiveram rijos..... enfim....

Não fazes ideia do sofrimento que impuseste a esses peixes...

 

nenhum dos actuals peixes aparenta se queixar das instalações , muito menos aparentam estar adoeçidos.... a não ser que tenham vindo já doentes....

É natural que não: não falam, não se queixam, não têm expressões faciais humanas que se possam reconhecer. Como podes saber se estão com queixas ou não?

 

Nada do que escrevi é uma crítica. É apenas uma chamada de atenção para o facto de a Aquariofilia não ser como o pudim: "basta juntar água". É mais complexa e qualquer dúvida apita.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Ouve" quem tem mais experiência ou então para que vens para aqui escrever no forum se continuas a teimar com as tuas teorias?

 

Se queres ajuda aceita-a ou nao faças perder tempo quem te quer ajudar.

 

Boa sorte com o teu aqua!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.