Mais uma vez o CO2


tiago.cunha

Recommended Posts

Olá amigos, montei o meu nano plantado a uma semana (30L), o Ph dele estava em 7 ao desligar as luzes e 6,8 ao ligar as luzes. Atualmente apareceu algumas algas, umas escuras numa planta e uma que julgo ser alga também, que parece ser um algodão, mofo ou coisa parecida, isso é alga??? Comecei a injetar CO2 caseiro e o PH caiu a 6,0 pelo o que eu pesquisei no forum devo ter injetado demais, por isso estou vendo um jeito de controlar a injeção deste. Ao final do dia minhas plantas estavam cheias de bolhas nas folhas, isso era oxigenio??? Esse é um sinal de que eu estava injetando CO2 demais??? Pretento estabilizar o Ph do aqua em 6,8-7,0, pensei em fazer o seguinte quanto a injeção de Co2, ir injetando aos poucos até que o PH não mude durante o dia, ou seja se mantenha a 7,0 como antes, isso é o correto???

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, se seu pH desceu demais assim provavelmente nao eh pq vc injetou demais, pois eh mt dificil sair "demais" do co2 caseiro. Vc provavelmente tem um KH(dureza carbonatada, reserva alcalina)mt baixa.

Nao tente controlar a injecao de co2, pois no metodo caseiro essa eh incontrolavel.

O que eu sugeriria era adicionar a cada TPA bicarbonato de sodio(ou de calcio, esse eh mais eficiente, mas nunca usei)na troca de agua. A quantidade voce so ira saber experimentando. a cada tpa voce vai aumentando ou diminuindo conforme seu gosto.

Caso nao queira, pode tambem inserir algumas conchas calcarias no proprio aquario ou no filtro.

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Esse algodão que falas é branco? Também tenho a mesma coisa à volta da minha pedra difusora. Disseram-me que é por causa de alguns ingredientes passarem da mistura do CO2 caseiro, e que podem ser tóxicos.

 

Eu vou fazer o seguinte no meu sistema, que é o que me recomendaram: Vou ligar a minha garrafa de 1,5L que tem a mistura caseira a uma garrafa pequena com água, com o tubo dentro dessa água para libertar o CO2 e os tais ingredientes indesejados. Nessa mesma garrafa pequena coloco outro tubo no ar a captar o CO2 que a agua liberta e esse tubo vai ligar à pedra difusora no aquário.

 

Julgo que este sistema será o suficiente para impedir que outros ingredientes entrem para a água do aquário a não ser o CO2.

 

Quanto ao PH baixar tanto também tenho o mesmo problema, estou a usar bicarbonato de sódia nas TPAs e já pensei também em aumentar o bicarbonato de sódio na mistura do CO2. Também adicionei uma pedra calcária no aquário.

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Esse algodão que falas é branco? Também tenho a mesma coisa à volta da minha pedra difusora. Samu.

 

olá Samu, sim é branco como um algodão, e também apareceu agora em volta da pedra difusora do co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, se seu pH desceu demais assim provavelmente nao eh pq vc injetou demais, pois eh mt dificil sair "demais" do co2 caseiro. Abracos

 

Olá Diogo, julguei injetar CO2 demais, pq as bolhas estavam a sair continuamente, parecia ser uma daquelas bombas de oxigenio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tente controlar a injecao de co2, pois no metodo caseiro essa eh incontrolavel.
Bem, pensei em colocar um dispositivo pra medir a pressão dentro da garrafa, sendo assim se a pressão aumentar muito eu daria uma liberada de gás, e através de uma outra valvula eu controlaria a injeção de CO2.

 

Caso nao queira, pode tambem inserir algumas conchas calcarias no proprio aquario ou no filtro.
Isso eu ja fiz ao montar o aquario (coloquei 3 conchas), e antes de começar a injetar o Co2, o Ph estava como eu tinha dito 6,8-7,0 (pra mim se continuasse assim estava ótimo). No entanto foi só eu começar a injetar o Co2 e teve algumas plantas que praticamente dobraram de tamanho em dois dias. São minhas duvidas agora: 1º) O fato de estar a aparecer essas bolhinas de oxigenio junto as plantas (quando injetado CO2), significa algum desequilibrio??? 2º) É possivel injetar CO2 sem alterar o Ph??? Do jeito que eu estava imaginando (ir aumentando aos poucos a injeção de CO2 até atingir o ponto em que o PH começe a se alterar, daí parar de aumentar a injeção de gás ) não é coreto??? Pensei isso pq imaginei que o que poderia estar baixando o PH era a quantidade de CO2 a mais que estava sendo injetado e não consumido pelas plantas :shock:

Por favor me ajudem, sou iniciante :shock: . Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais