Cesaltino Publicado Agosto 4, 2004 Publicado Agosto 4, 2004 Olá a todos... estou para montar o meu primeiro aqua de grandes dimensões (C150xL45xH100) mas estou com um dilema: optar pelo vidro, que é sempre vidro mas tem o inconveniente do peso... ou pelo acrílico, bem mais leve e facil de montar mas com o receio que fique basso com o tempo... Se poderem tb me indicar um fornecedor (3B) de acrílico para aqua's?! Agradecia... Citar
Duarte Conceição Publicado: Agosto 4, 2004 Publicado: Agosto 4, 2004 Olá Cesaltino Antes de mais bem vindo ao fórum! Quanto à tua questão tenho aqui um bom link sobre o assunto http://honors.montana.edu/~weif/firsttank/.../tanktype.phtml Eu no teu caso escolhia o vidro por uma questão de custo e também pelo facto de dificilmente se riscar. Cumps Citar
Just_me Publicado: Agosto 4, 2004 Publicado: Agosto 4, 2004 Uma das coisas que não dizem no excelente link que forneceste é que é mais fácil substituir parte do aquario de vidro , por exemplo uma das laterais do que acrilico. E se o acrilico em vez de ter 4 paredes distintas tiver só uma placa moldada e depois colada com cola para acrilico (dissolve e volta a solidificar ficando com uma ligação de acrilico mesmo) não terás problemas de fugas como podes ter no caso de silicone sujeito a demasiada força. Num aquario de 1M de altura...tens uma coluna de água bem jeitosa...as pressões no fundo vao ser bem grandes e provavelmente vais ter as laterias as laterais a dobrar, ou seja, bom suporte em cima. 1 metro de altura para fazer manutenção deve ser lixado! Eu acho que escolhia acrilico...a ideia de algo bater contra o vidro e de repente ter o sitio inundado 650L de água....não me parece muito animadora... os riscos de fora podes facilmente polir com vários produtos que existem no mercado! os de dentro...não devem ser muito frequentes mas depende dos peixes e da maneira como limpas os "vidros" ("os acrilicos" ) e podes sempre fazer uma manutenção de vez em quando (anual ou bi-anual para os eliminares). Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Cesaltino Publicado: Agosto 4, 2004 Autor Publicado: Agosto 4, 2004 Obidago pelas respostas, migos No entanto nao mencionei 1 pormenor importante... é que pretendia colocar o aqua num buraco de uma parede com vista para dois lados ( entenda se frente e costas do aqua) no meio do café (snack-bar) dos meus pais; haverá algum problema de maior por causa do barulho? ou das pessoas a bater no vidro? Realmente 1 mt de altura talvez nao seja muito pratico para manutenção... tenho de diminuir a altura do aqua aumentando a zona de acesso superior, fechada c grelhas... Citar
Duarte Conceição Publicado: Agosto 4, 2004 Publicado: Agosto 4, 2004 Confesso que não tinha reparado que a altura pretendida seria 1 mt Não faço a mínima ideia da pressão que poderá ser exercida sobre um aquário das dimensões citadas de modo que assim sendo talvez o acrilico seja uma solução mais segura Cumps Citar
Just_me Publicado: Agosto 4, 2004 Publicado: Agosto 4, 2004 Para um café ou snack-bar acrilico é concerteza mais seguro...já que nunca se sabe quem vão ser os clientes...e depois é só ir polindo riscos de vez em quando... em vez de por grelhas de protecção é mais fácil fazer uma parede falsa que abra para cima... Deixa ver se consigo explicar com bonecos...vista de corte da parede ||||||||| <-parede | | <-parede falsa |_____| <-parede falsa | | <-aquario | | <-aquario e depois abrem assim __|||||||||__ <-parede <-parede falsa _____ <-parede falsa | | <-aquario | | <-aquario espero que dê para perceber! Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Cesaltino Publicado: Agosto 4, 2004 Autor Publicado: Agosto 4, 2004 Peço desculpa Just_Me, mas não apanhei a ideia... Citar
Luís Simões Publicado: Agosto 4, 2004 Publicado: Agosto 4, 2004 Caro Celsatino, A minha sugestão é usar vidro, neste caso vidro laminado. Estou certo que quando pedir orçamentos, em vidro e acrílico, para o respectivo aquário provavelmente irá ter menos duvidas. Já montei alguns aquários com 1mt de altura, alguns deles com dimensões substancialmente maiores do que as que indica. Em nenhum caso montei em acrílico. Não porque não seja uma boa opção. Note que estamos a falar de um aquário num local publico, o que deve ter cuidados redobrados. das pessoas a bater no vidro? Infelizmente isto é muito comum. Os peixes não ouvem como nós, por isso não têm ouvidos!!!! :D :D O bater nos vidros provoca vibrações, os peixes sentem-nas muito bem através da chamada linha lateral (os ouvidos deles), quando batemos no vidro do aquário, mesmo que devagar, é equivalente a estarmos aos gritos ao ouvido de uma pessoa, quanto maior for a pancada no vidro, maior o grito. Talvez por isso seja comum vermos escrito junto aos aquários ( Não bater nos vidros ) em vez de ( Por favor não griteeeeeeeeeeeeeee ) Acho que o acrílico justificaria num aquário mmmmuito maior. Saudações Luís Simões P.S.- não li o artigo Citar Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.
Just_me Publicado: Agosto 4, 2004 Publicado: Agosto 4, 2004 Sim, por acaso tinha falado do bater no vidro não com o sentido de chatear os peixes...que chateia...tal como as vibrações de música alta! era mais do bater no vidro com chaves do carro para fazer "plim!plim" ou uma cacetada maior e depois o bar virar festa na piscina! era apenas a isto que me estava a referir e realmente como o Luis Simões diz...não é muito comum verem-se ai aquarios de acrilico... se bem que pelo que me disseram o oceanário é em acrilico! Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Pepe Publicado: Agosto 5, 2004 Publicado: Agosto 5, 2004 esquece o acrilico... sei do que falo... sou funcionario da empresa lider de mercado em Portugal; o acrilico risca com extrema facilidade e não é facil eliminar esses riscos. o simples facto de limpares o acrilico com um pano do pó provocará uma abrasão no acrilico. outra razão reside no facto de o acrílico conter alguns químicos prejudicias á saúde dos peixes. é bem verdade que o acrilico é muito mais resistente que o vidro; mas também o policarbonato compacto é ainda mais resistente e nunca vi aqui ninguém querer fazer aquarios de policarbonato! se querem resistencia, tanto no que diz respeito a partir, como á abrasão, então porque não usar um policarbonato á prova de bala? ou o que nós chamamos mono dura? é inquebrável e mais resistente á abrasão do que o vidro, além de bem mais leve. Resumindo: o acrílico nunca deveria ser uma opção. qualquer dúvida, estarei á vossa disposição. Pepe Citar
Luis27 Publicado: Agosto 5, 2004 Publicado: Agosto 5, 2004 viva... mas se tiveres uns trocos para gastar, existe vidro temperado que resiste a pressões muito superiores aos outros tipos. O melhor é pedires conselho a alguem que perceba do assunto, para calcular quer a pressão exercida no fundo do aquario quer a espessura de vidro indicada (se reduzires uns cm ao aquario reduzes os problemas) cump Citar
Nuno Antunes Publicado: Agosto 5, 2004 Publicado: Agosto 5, 2004 Isto vem de um site espanhol e vale o que vale... Pressão = Peso específico x Altura (mts2) Peso específico da agua a 28°C é 9671,7 Kg/mt3 No teu caso com uma coluna de 1 metro terás: Pressão= 9671,7 Pascal Para calculares a espessura inicial do vidro fazes: Área do maior vidro x pressão / 72 e depois calculas a raíz quadrada. O teu maior vidro será o painel frontal com 1,5 por 1 o que dá 1,5m2. A tua espessura inicial será então: sqrt( 1,5*9671.7/72) = 14,19 mm. Estes dados são segundo o site para vidro temperado. Precisarias então no minimo de vidro de 15mm (penso que só exista de 16mm no mercado). Isto se for vidro temperado. Se for vidro "normal" deves multiplicar os valores por 1,3 e arredondar para cima, para a espessura que se venda no mercado. Espero ter ajudado um pouco. O site de onde retirei estes valores é este: http://www.drpez.com/drcol118.htm Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Luís Fortunato Publicado: Agosto 5, 2004 Publicado: Agosto 5, 2004 Oiaz. Só um "remendo" Darius No teu caso com uma coluna de 1 metro terás: Pressão= 9671,7 Pascal Não te esqueças que isso é apenas a pressão exercida pela água. Ainda lhe tens que adicionar a pressão atmosférica 101325 Pa = 1 atm. Senão tinhamos uma pressão inferior à atmosférica. Abraços Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Nuno Antunes Publicado: Agosto 5, 2004 Publicado: Agosto 5, 2004 A pressão atmosférica existe sempre mas não me parece que tenha que se considerar tanbém. Não sei se a constante que mede o peso especifico da água já não entrará com a pressão atmosférica mas o peso presumo que seja defenido para uma pressão atmosférica normal. De qualquer das formas é um mero valor indicativo em relação às espessuras minimas que podes usar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Alexandre Rodrigues Publicado: Agosto 6, 2004 Publicado: Agosto 6, 2004 policarbonato á prova de bala? ou o que nós chamamos mono dura? é inquebrável e mais resistente á abrasão do que o vidro, além de bem mais leve. Olá Pepe, neste ponto concordo e discordo contigo. Concordo que o policarbonato é bem mais resistente que o vidro ao choque, não concordo que seja mais resistente à abrasão que o vidro, todos os dias trabalho com policarbonato e vidro que é sujeito ás mais diversas atrocidades do dia a dia e posso te dizer que o policarbonato risca bem mais que o vidro, além de que o policarbonato tem o problema dos solventes como as acetonas que o vidro não tem. cumprimentos Alexandre Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Pepe Publicado: Agosto 6, 2004 Publicado: Agosto 6, 2004 o policarbonato qa que me refiro é o que nós chamamos de "dura" tem um tratamento que o torna super resistente á abrasão. além disso existe também policarbonato á prova de bala, usado por vezes em escudos, viseiras de capacetes e, por exemplo, montras de gasolineiras! este garanto-te, não risca e não quebra! Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Agosto 6, 2004 Publicado: Agosto 6, 2004 Ok Pepe é porque estamos a falar policarbonatos diferentes... Eu falo de policarbonato óptico. cumprimentos Alexandre Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Recommended Posts