Daniel Vicente Publicado: Outubro 18, 2008 Publicado: Outubro 18, 2008 estas a ajudar imenso eu nunca tinha viste um projecto destes tao bom fiquei mesmo interessado em fazer um para meu novo projecto. entao a coluna vai servir para criar efeito de "vacuo" se eu bem entendi. e melhor um sump do que um filtro externo para um aqua 100*50*50? qual seria a medida ideal se um sump para um aqua desta medida? a altura da coluna deve ser a altura do aqua? e o que ta dentro dela? cump muito obrigado pelo esclarecimento =) Ex-Prum"Beginning" 60L
Junior Gorski Publicado: Outubro 18, 2008 Autor Publicado: Outubro 18, 2008 Opa desculpe esqueci de responder! Então umas das vantagens do sump é aumentar o volume de água do aquario! Esta medida que esta no projeto pode ser usada em um aquario de 150 litros ate um de 800 litros, lembrando que o sump tem que ter o minimo 15 % o volume do aquario! A coluna ai depende meu amigo se você vaifazer com cano ou bota, o cano é bem mais simples e facil de controlar a coluna do aquario! Tudo vai depender do recalque que pretende usar! Para poder controlar o nivel de água do aquario! em media uns 3 a 5 cm do nivel maximo! Abraços.
Daniel Vicente Publicado: Outubro 18, 2008 Publicado: Outubro 18, 2008 agora ainda tenhu que agradecer mais porque apesar de voce ter ai um enorme projecto voce ainda me conseguiu responder a todas as minhas questões, eu tava a pensar na coluna como voce disse que tinha no seu pareceu me a mais segura. quanto ao tamanho dela vou fazer uma mais pequena pq essa e enorme mesmo xD nao vai ser precixo uma tao grande. duvida vai ser a bomba depois nao sei qual a potencia para ela. cump Ex-Prum"Beginning" 60L
Junior Gorski Publicado: Outubro 18, 2008 Autor Publicado: Outubro 18, 2008 Fala meu amigo uma bomba de 2000lh vai ficar otimo em seu aquari de 250 litros! Muito obrigado pelos elogios precisando é so falar! Abraços.
Daniel Vicente Publicado: Outubro 18, 2008 Publicado: Outubro 18, 2008 muito obrigado pela ajuda, acho que um sump de 40 c x 30 l X 40 A vai dar para o meu aqua ne? cump obrigado mesmo Ex-Prum"Beginning" 60L
Junior Gorski Publicado: Outubro 18, 2008 Autor Publicado: Outubro 18, 2008 Fala prum, cara da sim, mais eu aumentaria um pouco a altura e faz tampas nele pra não ter umidade dentro do movel! Ficaria assim :40 c x 30 l X 45 = 54 litro vai ficar show! Boa sorte em seu projeto. Precisando é3 só falar. Abraços.
Daniel Vicente Publicado: Outubro 19, 2008 Publicado: Outubro 19, 2008 tou mesmo pensado em fazer uma xD e verdade que com sump o co2 se vai mais rapido? e se nós tiver um bom difusor de co2 provavelmente não se vai perder nenhum co2 ne? cump Ex-Prum"Beginning" 60L
Junior Gorski Publicado: Outubro 20, 2008 Autor Publicado: Outubro 20, 2008 Fala prum, então o sump perde um pouco de co2 mais é so compensar! Digamos que você esta com 2 bolhas segundo aumenta pra 3! Outra coisa que ajuda é um reator de co2! Veja como era meu plantado com sump! Abraços.
Daniel Vicente Publicado: Outubro 20, 2008 Publicado: Outubro 20, 2008 ja tinha visto o seu plantado num topico em que voce mostra a evoluçao d seu aqua e gostei imenso. com sump da para por um tapete? voce nao imagina a vontade que eu tenho em construir a minha sump seu projecto (vou repetir) e muito muito bom! obrigado Ex-Prum"Beginning" 60L
calibraturbo Publicado: Outubro 20, 2008 Publicado: Outubro 20, 2008 tenho mais uma duvida... hoje acabei de montar o meu sump, mas queria saber como é que se pode reduzir ou eliminar o barulho que a agua faz a cair pelo cano. existe alguma peça que se possa montar para desaparecer o ruido??
Junior Gorski Publicado: Outubro 20, 2008 Autor Publicado: Outubro 20, 2008 Opa calibraturbo, tem sim você pode colocar uma tela mosquiteira na entrada do cano diminuindo a entrada de oxigeio, e colocar um registro no cano no sump para diminuir um pouco a caida! Fala prum, da sim eu ja tive um belo carpete de glosso! Muito obrigado pelos elogio fico muito feliz em ajudar! Abraços.
Daniel Vicente Publicado: Outubro 20, 2008 Publicado: Outubro 20, 2008 e voce usava co2 para seu tapete? Junior voce pode me enviar mais algumas fotos de seu sump e de sua coluna do aqua? cump Ex-Prum"Beginning" 60L
Junior Gorski Publicado: Outubro 20, 2008 Autor Publicado: Outubro 20, 2008 Sim sempre usei co2 com plantado, no começo era de garafada mesmo1 Amigo bom olhei aqui as fotos que tenho são as mesmas ! Se tiver duvida é só perguntar vou te ajudar com maior prazer! Abraços.
Daniel Vicente Publicado: Outubro 20, 2008 Publicado: Outubro 20, 2008 vou fazer mesmo a minha sump ja decidi =) as fotos era mesmo para ter uma ideia mais realista da coluna e sump porque muitas vezes uma foto vale mais que mil palavras =) no tubo que vao do aqua para a sump se colocar uma esponja no fundo ele vai fazer menos barulho ne? cump caso vc arranje mais fotos eu agradeço Ex-Prum"Beginning" 60L
Junior Gorski Publicado: Outubro 20, 2008 Autor Publicado: Outubro 20, 2008 Acho que o melhor seria o registro mesmo como tem na foto da primeira pagina! Ou usar a tela mosquiteira em sima também ajuda. Pena eu não ter tirado mais fotos quando o aquario foi remontado pois ficaria mais facil! Abraços.
jpgcastro Publicado: Outubro 20, 2008 Publicado: Outubro 20, 2008 Boas pessoal posto aqui uma imagem, para enriquecer este topico!!! Tambem estou a pensar montar um sump para 3 aquarios c/400lt totais, e ainda ando a apalpar a melhor maneira. Cump.
Junior Gorski Publicado: Outubro 20, 2008 Autor Publicado: Outubro 20, 2008 Sim este seria mais um overflow , muito usado pra quem não quer furar o aquario! O overflow funciona com base em dois "sistemas" distintos, um chamado de sifão e outro chamado de ladrão (ou transbordamento). A primeira parte (sifão) pode ser vista na figura abaixo. Note que a água só irá até a altura máxima que deixarmos a segunda "perna" externa do tubo, certo? Nessa segunda "perna" externa é onde esta a segunda parte (ou o chamado sistema de ladrão), que irá fazer o transbordo, da água que tentar passar esse nível pré-estabelecido. Veja que a saída desse ladrão deve jogar em um outro tubo de maior diâmetro e aberto para atmosfera, para que não crie nele também um efeito sifão , ok? Uma dica. Pode-se fazer facilmente um "ajuste de nível" desse sistema de ladrão para deixarmos o nível do aquário exatamente onde queremos; basta para isso usarmos na segunda perna externa uma conexão (luva) cola/rosca, um niple rosca/rosca e um T com rosca em um dos lados. Veja o detalhe na figura. Fazendo isso, você pode "rosquear" mais ou menos o T de forma que ele fique mais ou menos baixo, regulando assim o transbordo. Bom acho que é por ai a coisa, precisando de algo é só falar.
Daniel Vicente Publicado: Outubro 20, 2008 Publicado: Outubro 20, 2008 fazendo um overflow fica bem mais complicado nao entendi esses tubos todos xD qual a medida do tubo para trasportar a agua para a sump e de volta ao aqua? Ex-Prum"Beginning" 60L
Junior Gorski Publicado: Outubro 20, 2008 Autor Publicado: Outubro 20, 2008 Bom nos dois esquemas é entrada pro sump 50mm recalque (retorno) 3/4 (25 mm) Abraços.
calibraturbo Publicado: Outubro 20, 2008 Publicado: Outubro 20, 2008 junior, a que é que voçe chama registro no cano????
Junior Gorski Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 é uma vavura pra regular o fluxo de ágaua que desce, no desenho esta como regulador de vazão! Abraços.
calibraturbo Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 pois, ja tentei fazer isso mas depois a bomba de retorno manda a agua muito depressa e fica quase a trabalhar a seco.
Junior Gorski Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 (editado) Então mais você tem que fechar bem pouco o registro e se colocar a tela vai ajudar! No meu eu não estou usando pois não faz barulho algum , ou bem pouco! Outra coisa que ajuda e tampar o sump diminuindo o barulho! nesta foto da pra ver eu fiz um T de cano e furei ele uns 50 furos na parte de baixo do cano diminuindo também o barulho! Bom vamos vedo o que podemos fazer pra acabar com teu problema! Abraços. Editado Outubro 21, 2008 por Junior Gorski
jpgcastro Publicado: Outubro 21, 2008 Publicado: Outubro 21, 2008 Boas... Gostava de saber o tamanho ideal da sump para 3 aquarios??? 1- c/100x40x45 2- c/45x45x45 tenho um aquario c/100x40x48 que posso aproveitar para sump, mas não sei se não é grande de mais!!! Obrigado!!!
Junior Gorski Publicado: Outubro 21, 2008 Autor Publicado: Outubro 21, 2008 Fala jpgcastro, pode aproveitar sim, cara eu sempre falo quanto maior o sump maior a estabilidade do aquario no seu caso 3 aquarios é isso! Faz as divisorias normais deixa um bom reservatorio de água ou pode ate montar um refugio para filhotes! Cara co essa medida vai ficar otimo! Nos mantenha informados de seu projeto! Abraços.
Recommended Posts