Teste de Nitratos, fotos actualizadas do Aqua


Recommended Posts

Acabei de comprar um teste de Nitratos da JBL, fiz tal e qual pela forma que diz no manual, da 1ªx até tenho vergonha de dizer o resultado, mas deve ter rebentado a escala, da 2ªx depois de ter feito uma TPA com água do garrafão Vitalis deixou de acusar nitratos, alguém me explica como é que isso aconteceu no espaço de 10min?

 

O meu aqua é de 60L

 

Obrigado pelas respostas!!

 

João

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens a certeza que agitaste fortemente durante um minuto as 2 colheres rasas do reagente sólido com 6 gotas do reagente líquido?

Esperaste mesmo 10 minutos?

 

Tens 2 tubos de ensaio. O que tem somente água do aquário fica sobre os círculos com cores. O tubo com os reagentes fica sobre os círculos brancos. Foi assim que fizeste?

 

Pergunto-te isto porque se alterares qualquer coisa o teste fica falseado. Repara que uma TPA com Vitalis (mesmo que os nitratos nessa água fossem zero) nunca poderia baixar os nitratos do aquário dum nível alto para zero.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tb acho!!

Mas no primeiro teste indicou 240 e agora anda por volta do 1

 

Da primeira vez nem foi precio agitar muito, aquilo reagiu logo!! Agora para chegar ao 1 demorou um pouco mais sim...eu coloquei água do garrafão pq estava com o Ph muito elevado apesar de estar a fazer injecção de Co2, tinha à volta dos 7.8/8 e agora anda pelos 7.2, o KH anda na volta dos 5 (esse resultado é normal certo?)

 

Acho muito estranho, já repeti o teste 4x e dá sempre a mesma coisa, um amarelo muito clarinho...se esse resultado for o final, devo fertilizar com fertilizante liquido? Tenho o áquário plantado com anubia, pogostemon, hemianthus, glossostigma, musgo de java.

 

Obrigado mais uma vez!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tb acho!!

Mas no primeiro teste indicou 240 e agora anda por volta do 1

 

Da primeira vez nem foi precio agitar muito, aquilo reagiu logo!! Agora para chegar ao 1 demorou um pouco mais sim...

Resumindo, não agitaste o tal minuto e paraste assim que mudou de côr: resultado falseado.

 

eu coloquei água do garrafão pq estava com o Ph muito elevado apesar de estar a fazer injecção de Co2, tinha à volta dos 7.8/8 e agora anda pelos 7.2, o KH anda na volta dos 5 (esse resultado é normal certo?)

Estão correctos.

 

Acho muito estranho, já repeti o teste 4x e dá sempre a mesma coisa, um amarelo muito clarinho...se esse resultado for o final, devo fertilizar com fertilizante liquido? Tenho o áquário plantado com anubia, pogostemon, hemianthus, glossostigma, musgo de java.

 

Obrigado mais uma vez!

Sou um bocado nabo em fertilizantes. Aqui, vais ter de esperar por outros...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O 1º teste que fiz assim que coloquei as 2 colheres rasas ficou logo vermelho escuro...depois fico em cima do movel do aquário uns 20min e nunca chegou a mudar de cor, e agitei bem isso sem duvida.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O 1º teste que fiz assim que coloquei as 2 colheres rasas ficou logo vermelho escuro...

Até aqui tudo bem.

 

depois fico em cima do movel do aquário uns 20min e nunca chegou a mudar de cor, e agitei bem isso sem duvida.

Aqui é que te enganaste. Depois das colheres rasas davias ter acrescentado 6 gotas de reagente líquido, agitar fortemente 1 minuto e finalmente deixar repousar 10 minutos... e não 20.

 

Parece-me que te esqueceste dum reagente e deixaste repousar o dobro do tempo.

Vê lá se não foi assim que fizeste?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tlvz, mas então 240 é um bocado alto demais nao é? :(

 

...se isso for verdade tenho de tirar a água toda do aqua!!LOLOLOL :(:wacko::(

 

nunca me deu pra comprar estes testes todos e hj olha lá fui eu gastar o guito....tou chocado!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tlvz, mas então 240 é um bocado alto demais nao é? :(

 

...se isso for verdade tenho de tirar a água toda do aqua!!LOLOLOL :(:wacko::(

 

nunca me deu pra comprar estes testes todos e hj olha lá fui eu gastar o guito....tou chocado!!

Vamos lá a ver se nos entendemos.

Disseste que no 1º teste juntaste as colheres rasas e deixaste repousar 20 minutos e não usaste o 2º reagente. Também disseste que foi nesse 1º teste que te deu 240.

 

Isto quer dizer que foi o teste que fizeste mal que te deu 240. Esse valor é portanto para esquecer.

 

Sugiro-te o seguinte: pega nas instruções do teste e repete-o seguindo à risca as instruções. Não te esqueças de nada e não inventes tempos de espera. Depois apita os resultados.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz bem da 1ºx, fiz mal da segunda pq me esqueci do colocar as gotas....240 está certo, tenho de fazer tpa's.

 

Isto anda alto por excesso de comida? Eu ando a plantar o aquário, mas sempre teve algumas plantas, elas deviam trabalhar como deve ser

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou a água da torneira tem nitratos dignos do Guiness ou o fundo não é aspirado há muito tempo. Quanto às plantas, 240 mg/l de nitratos era preciso uma floresta.

De que côr está a água do aquário?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Água da torneira nao tem nitratos, fiz o teste e desta vez ben feito e não tem.

 

A água está fixe, sem problemas, tenho 76w para 60L e 9h diárias e não está nada verde, nem no fundo,nem nas pedras, nem algas filamentosas...assim à 1ªvista ninguém diria que está com este problema

 

Eu aspirava o fundo, mas disseram-me 1x que fundos de aquários plantados que não se deviam aspirar...

 

Será que estou a ler bem o teste? O resultado é um laranja escuro...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora não restou mesmo a entender. Com 50 mg/l de nitratos para cima a água começa a esverdear. Imagina a 240 mg/l. Não devias ver nada lá para dentro ou deverias ter depósitos de verdete por todas as superfícies.

 

Os peixes continuam com um comportamento normal? Se sim, os outros valores (amónia, nitritos, pH) estarão dentro do normal.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim está tudo normalissimo, tb andei a ler uns posts e vi que a cima desses valores o aquário não existe! E o meu está optimo

 

Vou refazer o teste, colocar o pó, mexer durante 60s, esperar 10 min e depois por as gotas...até me passo!!

 

Já digo de novo o resultado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achas que isto é um aqua com 240 de NO3?

 

Img071.jpg

 

A imagem está meia baça pq foi tirada com um tlm...o resultado do teste, laranja escuro, parece quando a minha avó vai fazer analises de urina!!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No mesmo frasco coloca-se o pó e os pingos certo?

 

Está demiasiado laranja!!Aliás basta colocar só o pó ou os pingos e fica logo alaranjado....e eu lavei os tubos antes de fazer os testes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achas que isto é um aqua com 240 de NO3?

 

Img071.jpg

 

A imagem está meia baça pq foi tirada com um tlm...o resultado do teste, laranja escuro, parece quando a minha avó vai fazer analises de urina!!

Pobre da tua avó.

Não, definitivamente não parece ter 240 mg/l de nitratos. Qualquer coisa não bate certo com o teste. Um dos reagentes estragados, prazo de validade ultrapassado. Vê se conheces alguém que tenha um desses testes para comparares.

Cumps.

 

P.S.: sim, é no mesmo tubo que se colocam os reagentes. 1º o sólido com 2 colheres rasas e depois o líquido (6 gotas) e então agitas fortemente durante um minuto e esperas mais 10 minutos. Só então tens o resultado definitivo: coloca o tubo com água do aquário por cima dos círculos de côr e o tubo com os reagentes nos círculos brancos. Faz deslizar os tubos até que as cores sejam iguais ou o mais parecidas possível.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só com a água do aquário é que o resultado fica daquela cor, já me certifiquei da forma como fiz os testes e da água da torneira não acusa nada.

Como disse os testes são novos, comprei ontem, está tudo dentro do prazo.

Acho que vou pôr por cima do aquário uns alhos, um crucifixo, e um pouco de água benta...está embruxado!!

 

Não sei o que fazer neste ponto...acho que a ultima será ligar para a naturline que foi lá onde comprei os testes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o teste da agua da torneira marca 0, quer dizer que o teste deve estar bom.

Se continuas com duvidas, agarra num recipiente e metes 50% de agua do aquario e 50% de agua da torneira, faz o teste e deve dar aproximadamente 120 mg/l.

 

Há quanto tempo está montado o aquario?

Quando montas-te o aquario meteste substrato fertil tipo ADA, por baixo do areão?

Qual a regularidade de TPA's?

Quais os outros valores do aquario?

Quantidade de peixes?

 

Faço estas perguntas por não acredito que o teste esteja estragado.

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está montado há 3 anos

Meti substrato fertil sim

Não tenho feito muitas TPA's para ser sincero, mas ontem fiz uma de 10L o meu aqua tem 60 e fiz antes de realizar o teste

Outros valores que tenho são os seguintes:

Ph - 7.2

KH - 5

 

Peixes:

1 corydora albina

2 SAE

7 Neons

2 CAE

1 viúva

3 Neritina natalensis

Uns quantos Red Cherrys

 

Aquário de 60L com duas lampadas de 36W, 9h diárias, uma lampada de 4200ºK outra de 10.000ºK, não apresenta algas em lado nenhum.

 

 

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se já está montado há 3 anos, não é do substrato fertil, já deve estar esgotado.

Umas TPA's de 15 litros duas vezes por semana até conseguires normalizar o aquario, e depois uma vez por semana.

Com uma plantas de crescimento rápido isso vai ao lugar.

Outros poderam aconselhar uma muda de agua de 50%, mas como já deve estar assim há algum tempo, penso que não deve ser necessário fazer uma mudança tão brusca no aquario. Pode causar desiquilibrios, mas que os valores são altos são!

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas estranho a cristalinidade da água e quase ausência de depósitos de "verdete" com 240 mg/l de nitratos. Afinal são nutrientes para micro-algas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas estranho a cristalinidade da água e quase ausência de depósitos de "verdete" com 240 mg/l de nitratos. Afinal são nutrientes para micro-algas.

Cumps.

 

Boas,

 

Se calhar é esse o segredo para não se ter algas. LOL

 

Pessoal estou a brincar, não se metam a inventar :D

 

Outra coisa que reparei é ter mais de 1 W por litro, realmente a agua devia estar verde.

E ainda goza com o pessoal a dizer "Acho que vou pôr por cima do aquário uns alhos, um crucifixo, e um pouco de água benta...está embruxado!!"

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épá eu não gozei com ninguém...ehehe, só que realmente é super estranho isso estar a acontecer e ainda por cima sobre valores tão altos...eu vou fazer uma TPA proximo fds, e ver o que acontece....como já fiz uma esta semana não quero estar a esticar-me...depois digo alguma coisa

 

Obrigado pelas respostas e comentários!

 

 

João

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto descobri que realmente o meu teste de NO3 está bom e que realmente tenho 240 (ou mais) de NO3 no aquário!

 

Bem cheguei a casa, e fiz uma TPA daquelas....meti o aspirador do aquário dentro de um garrafão de 20L e coloquei o filtro a mandar a água para dentro de um balde, meti 2 garrafões dentro do aquário de forma à agua estar sempre nivelada (sair e a entrar devagar).

 

Por agora fiquei com os NO3 num valor porreiro, vamos ver se até ao fds a coisa se mantém assim, pq posso ter alguma coisa a diluir-se na água e a aumentar-me o NO3

 

Agora tenho os seguintes niveis conforme os testes que tenho

 

pH: 7.6 (mantém-se igual antes da TPA)

KH: 5 (mantém-se igual antes da TPA)

NO3: 5 (antes era 240)

 

Obrigado pelas ajudas e pela atenção que deram a este tópico!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Decidi desenterrar este tópico

 

Rapaziada (e raparigada) resolvi o meu problema dos Nitratos pelos 240

 

Resolvi ser metódico e arranjar uma forma de conseguir combater esses valores tão altos, não desesperando.

 

Fiz uma tabela com as datas e os fertilizantes/produtos, medição pré fertilização, medição pós fertilização, e fui às compras, comprei:

 

Seachem Flourish Phosphorus

Seachem Flourish Excel

Seachem Flourish Trace

Seachem Flourish Potassium

JBL BioNitratEX

Aquacare Tropica - Plant Nutrition+ Líquido (P +N)

JBL - Phosphat Test

JBL Nitrat Test

JBL pH Test

 

Para começar coloquei 2 saquetas de JBL BioNitratEX no filtro para me dar uma ajuda.

 

À noite começava por medir o Ph (sem injeccção de CO2 a minha água sobe para valores dos 7.6/:D Medindo o Ph, olhando para os peixes e plantas conseguia perceber se estava com CO2 a mais ou a menos na água. Nunca tive a mais. o Ph com injeccção anda pelos 6.8

 

Depois fazia a medição de Nitratos e seguidamente de Fosfatos.

 

À 3 semanas que tenho tudo escrito e tabelado, para saber a forma como o aquário respondeu às minhas fertilizações.

 

Como é natural, só fertilizei com aquilo que nunca havia no aqua, os fosfatos cheguei a colocar 20ml numa noite (depois da medição ficavam pelos 2)e na noite seguinte estavam de novo a zeros.

Fertilizei com Potássio, e com micro-elementos (Trace), coloquei Excel para dar um empurrão às plantas e tb eliminar algumas potenciais algas que começaram a aparecer, depois de começar a fertilizar com força.(aprendi que aplicar Excel directamente sobre as algas mata-as!!)

 

Antes de qualquer fertilização fazia sempre as medições dos parametros para ter uma noção conforme o comportamento anterior do aqua, e quando queria arriscar, fiz sempre por defeito e nunca por excesso.

 

Até agora fiz mais uma TPA e o fds que vem vou fazer outra, não recorri muito às TPA pq queria saber de onde vinham os Nitratos e optei por resolver de outra forma, através da fertilização.

 

Neste momento já retirei as saquetas de JBL BioNitratEX, os Nitratos andam pelo 1 e os Fosfatos pelo 1 tb e já não desaparecem numa noite só e já comecei a fertilizar com o produto da Tropica que contém Fosfatos e Nitratos para que os valores não deixam demasiado.

 

Entretanto fiz uns upgrades ao meu aqua, em vez de fazer injecção de CO2 por "DY Gelatina" adquiri na Natural Aquário um Kit de CO2 com garrafa de 2Kg e ontem coloquei um filtro UV-C da 9W (eu sei que para um aqua de 60 é demasiado)

 

Devo-vos dizer que andei com alguns recei-os nesta minha fertilização, não percebo nada disto (agora um pouco mais) e estava com algum receio de matar os meus peixes e principalmente os meus camarões que pelo que me disseram serem bastante sensiveis a estes maus tratos.

 

Não notei que alguma coisa tivesse morrido, falando de camarões, anda tudo feliz e contente. tenho de postar mais umas fotos pq as plantas estão bastante maiores do que nos anteriores posts.

 

Entretanto depois de ter um boom de algas filamentosas e de ter estado quase desesperado por adquirir uns SAE, optei por não o fazer, arranjei mais uns camarões red cherry, umas neritinas e 4 ottos, o problema abrandou quase por completo e agora praticamente que não tenho algas, aliás em algumas zonas até gosto delas e não me incomodam, quase que são de estimação.

 

Bem, mais uma vez obrigado pela vossa ajuda em tudo, se quiserem faço um post com as tabelas de fertilização para perceberem como é que eu fiz.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.