flip35 Publicado Outubro 13, 2008 Publicado Outubro 13, 2008 Bom... Estou mesmo... Estou a iniciar o ciclo num aquário de 70cmx30cmx40xcm onde tenho algumas plantas e decidi (vai para 3 semana) habitá-lo com um casal de mollys e duas Neritinas. À uns dias reparei que uma das Neritinas estava imóvel de "papo para o ar". É sabido que estas têm um comportamento no mínimo estranho... parece que só se mexem quando não estamos a olhar. :-D Acabei por virá-la para baixo, mas passadas 48h continuava sem se mexer. Hoje... ...reparo que tenho um novo ser a passear pelo aquário... tipo lesma... mas com o formato da concha às costas mas mais pequeno. Ela anda ali feliz da vida mas sem concha. É normal? Está condenada à morte? Ou... ...será que vai voltar para casa? Agradeço a atenção dispensada. Vitor Filipe - - - Casal do Marco / Seixal
João Teixeira Publicado: Outubro 13, 2008 Publicado: Outubro 13, 2008 Se calhar andava com calor ... Nunca vi tal coisa de uma Neritina ... como estão os teus valores de Gh ?
flip35 Publicado: Outubro 15, 2008 Autor Publicado: Outubro 15, 2008 ...Nunca vi tal coisa de uma Neritina ... como estão os teus valores de Gh ? Boas João. Para ser sincero... não sei. Mas entretanto consegui fotografar o fenómeno... A casca (ou concha?) abandonada e se repararem à direita está aquela membrana escura que eles têm quando se escondem dentro. E duas fotos do bicho, tiradas quando ele estava numa folha nas traseiras do aquário, por isso a definição não é das melhores... Bom, para já ele anda realmente feliz da vida. E sem a casa às costas, desloca-se muito mais depressa e vai a sítios onde não ia antes (a folha é um deles). Felizmente não tenho ainda peixes que apreciem petiscos veraneantes ( ), porque sem a protecção da concha, o bicho está muito mais vulnerável. Abraços. Vitor Filipe - - - Casal do Marco / Seixal
babykhan Publicado: Outubro 15, 2008 Publicado: Outubro 15, 2008 Boas Lamento desapontar-te mas ou as Mollies comeram a desgraçada da 'desalojada' ou está para aí num canto a apodrecer... A casca da primeira foto é da casca de uma neritina, mas as segundas fotos são de uma Physia Mais informação neste tópico. Abraço O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
kardo Publicado: Outubro 15, 2008 Publicado: Outubro 15, 2008 Boas Lamento desapontar-te mas ou as Mollies comeram a desgraçada da 'desalojada' ou está para aí num canto a apodrecer... A casca da primeira foto é da casca de uma neritina, mas as segundas fotos são de uma Physia Mais informação neste tópico. Abraço concordo que a 2 foto é um physia...mas a 1 foto parece mesmo uma neritina!!! e a parte do bicho sair da casca...lol... ou morreu ou foi comido! Abraços, Ricardo.APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOSWEB SITE EM: Ver AquiHUNF !! (Marrões!!)
Luis saleiro Publicado: Outubro 15, 2008 Publicado: Outubro 15, 2008 A primeira foto até pode ser de uma Neritina, mas não é Natalensis. A primeira coisa a fazer é retirá-la de dentro de água, pois está morta e tem um cheiro horrivel. Obviamente que te está a estragar os parâmetros da água. Realmente o que te parece um caracol sem casca é na realidade um caracol de outra espécie diferente. É uma Physia sem alguma duvida.
Recommended Posts