Recommended Posts

Publicado

Bom...

Estou mesmo... :P

Estou a iniciar o ciclo num aquário de 70cmx30cmx40xcm onde tenho algumas plantas e decidi (vai para 3 semana) habitá-lo com um casal de mollys e duas Neritinas.

À uns dias reparei que uma das Neritinas estava imóvel de "papo para o ar". É sabido que estas têm um comportamento no mínimo estranho... parece que só se mexem quando não estamos a olhar. :-D

Acabei por virá-la para baixo, mas passadas 48h continuava sem se mexer.

Hoje...

...reparo que tenho um novo ser a passear pelo aquário... tipo lesma... mas com o formato da concha às costas mas mais pequeno. ;)

Ela anda ali feliz da vida mas sem concha. :?

É normal?

Está condenada à morte? Ou...

...será que vai voltar para casa? ;)

Agradeço a atenção dispensada.

Vitor Filipe - - - Casal do Marco / Seixal

Publicado:
...

Nunca vi tal coisa de uma Neritina ... como estão os teus valores de Gh ?

Boas João.

Para ser sincero... não sei. ;)

Mas entretanto consegui fotografar o fenómeno...

A casca (ou concha?) abandonada e se repararem à direita está aquela membrana escura que eles têm quando se escondem dentro.

Picture003.jpg

E duas fotos do bicho, tiradas quando ele estava numa folha nas traseiras do aquário, por isso a definição não é das melhores... :)

Picture004.jpg

Picture009.jpg

Bom,

para já ele anda realmente feliz da vida. E sem a casa às costas, desloca-se muito mais depressa e vai a sítios onde não ia antes (a folha é um deles).

Felizmente não tenho ainda peixes que apreciem petiscos veraneantes ( :) ), porque sem a protecção da concha, o bicho está muito mais vulnerável.

Abraços.

Vitor Filipe - - - Casal do Marco / Seixal

Publicado:

Boas

Lamento desapontar-te mas ou as Mollies comeram a desgraçada da 'desalojada' ou está para aí num canto a apodrecer...

A casca da primeira foto é da casca de uma neritina, mas as segundas fotos são de uma Physia

1002225er3.jpg

Mais informação neste tópico.

Abraço

Publicado:
Boas

Lamento desapontar-te mas ou as Mollies comeram a desgraçada da 'desalojada' ou está para aí num canto a apodrecer...

A casca da primeira foto é da casca de uma neritina, mas as segundas fotos são de uma Physia

1002225er3.jpg

Mais informação neste tópico.

Abraço

concordo que a 2 foto é um physia...mas a 1 foto parece mesmo uma neritina!!! e a parte do bicho sair da casca...lol... ou morreu ou foi comido!

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Publicado:

A primeira foto até pode ser de uma Neritina, mas não é Natalensis.

A primeira coisa a fazer é retirá-la de dentro de água, pois está morta e tem um cheiro horrivel.

Obviamente que te está a estragar os parâmetros da água.

Realmente o que te parece um caracol sem casca é na realidade um caracol de outra espécie diferente. É uma Physia sem alguma duvida.