DavidLopesC Publicado Outubro 13, 2008 Publicado Outubro 13, 2008 Boas! Hoje fui ao Aki procurar por uma lâmpada para por na calha do aqua. - O aqua tem cerca de 30litros. Procurei por uma lâmpada de 30W, flurescente. Que indicassem os K só havia umas chamadas de económicas compridas (tinham cerca de 6200k, o que me parece ser bom).. mas havia um quadro que dizia: 7W daquela lâmpada corresponde a 30W nas lâmpadas pequenas normais. Fiquei sem saber se aquela só usa 7W ou 30W. - Já agora, na calha do meu aqua está um autocolante com o seguinte: Aquapor Modelo Compact (230V~50Hz 15W) Isto quer dizer oquê? A lâmpada que posso por nesta calha é no máximo de 15W? Alguém me pode ajudar nestas 2 dúvidas? Obridado! Citar
João Faria Publicado: Outubro 13, 2008 Publicado: Outubro 13, 2008 (editado) - Já agora, na calha do meu aqua está um autocolante com o seguinte: Aquapor Modelo Compact (230V~50Hz 15W) Isto quer dizer oquê? A lâmpada que posso por nesta calha é no máximo de 15W? Alguém me pode ajudar nestas 2 dúvidas? Obridado! Boas, O máximo para essa calha é mesmo de 15 Watts. Cumps. Edit: só agora reparei que tens este tópico em duplicado, tal como as respostas. Editado Outubro 13, 2008 por Tilapia Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
DavidLopesC Publicado: Outubro 13, 2008 Autor Publicado: Outubro 13, 2008 Boas,O máximo para essa calha é mesmo de 15 Watts. Cumps. Edit: só agora reparei que tens este tópico em duplicado, tal como as respostas. Obrigado. Já agora peço desculpa pelo double-topic, a minha net à tarde estava bastante lenta e devo ter clickado duas vezes no inserir. O melhor então será comprar uma nova calha :l Citar
Bruno C Publicado: Outubro 13, 2008 Publicado: Outubro 13, 2008 Olá David! Eu também tenho duas tampas da Aquapor (Starpor - Lâmpadas fluorescentes tubulares) e cada uma delas só permite instalar 15W e aumentar este valor significa correr o risco de danificar a tampa por excesso de calor. Se queres aumentar a potência o melhor é procurares outra tampa que o permita. Quanto à temperatura de cor que escolheste, se não queres apostar em plantas naturais, ou as que têm são pouco exigentes (ex. Anubia) parece-me suficiente. Boa sorte. Citar EOS 40D / 24-105 L
paulo.c. Publicado: Outubro 13, 2008 Publicado: Outubro 13, 2008 boas David a meu ver como ja te tinha dito. o teu aqua leva 30lt brutos mas com areao peixes plantas. se ficar com 20 lt reais ja e muito. por isso os 15 w de 6500k por exemplo, ja e mais que suficiente para esse aqua. nao e por teres 30w que teras sucesso com as plantas. caso elas sejam exigentes. teras de as fertilizar.teres um bom substrato fertil e injectar co2. um abraço Citar Cumps.Paulo Castilho
William Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 movido para o subforum correcto Citar
sergiocaneca Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 Boas! Hoje fui ao Aki procurar por uma lâmpada para por na calha do aqua. - O aqua tem cerca de 30litros. Procurei por uma lâmpada de 30W, flurescente. Que indicassem os K só havia umas chamadas de económicas compridas (tinham cerca de 6200k, o que me parece ser bom).. mas havia um quadro que dizia: 7W daquela lâmpada corresponde a 30W nas lâmpadas pequenas normais. Fiquei sem saber se aquela só usa 7W ou 30W. - Já agora, na calha do meu aqua está um autocolante com o seguinte: Aquapor Modelo Compact (230V~50Hz 15W) Isto quer dizer oquê? A lâmpada que posso por nesta calha é no máximo de 15W? Alguém me pode ajudar nestas 2 dúvidas? Obridado! Boas Sim essa calha como esta so pode usar lampadas de 15W (do mesmo tipo que tens), mas com as devidas alterações e se queres um pouco mais de luz podes sempre por uma PLL 24W. Ja agora esses 7W equivale mesmo so a 7W tem é um consumo mais baixo. Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
João Faria Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 Boas Sim essa calha como esta so pode usar lampadas de 15W (do mesmo tipo que tens), mas com as devidas alterações e se queres um pouco mais de luz podes sempre por uma PLL 24W. Ja agora esses 7W equivale mesmo so a 7W tem é um consumo mais baixo. Cumps Sergio Boas, Já tenho lido isso em vários posts. Mas os Watts são a potência gasta pela lâmpada. Quando dizem (por exemplo) que uma económica de 7W equivale a 30W não estão a equiparar a intensidade luminosa, ou seja 7W da económica produzem tanta luz como 30W da normal, com a óbvia vantagem de consumir menos. É que as plantas não querem saber dos Watts, mas sim da intensidade da luz, creio eu. Alguém me sabe explicar isto? Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Nuno Costa Publicado: Outubro 15, 2008 Publicado: Outubro 15, 2008 Boas,Já tenho lido isso em vários posts. Mas os Watts são a potência gasta pela lâmpada. Quando dizem (por exemplo) que uma económica de 7W equivale a 30W não estão a equiparar a intensidade luminosa, ou seja 7W da económica produzem tanta luz como 30W da normal, com a óbvia vantagem de consumir menos. É que as plantas não querem saber dos Watts, mas sim da intensidade da luz, creio eu. Alguém me sabe explicar isto? Cumps. acho que a melhor pessoa para explicar isso é o ramirezi - aquaeden. no entanto eu vou tentar explicar. A comparação feita entre lampadas "normais" e economicas é para atravessar uma coluna de ar, numa coluna de agua essa regra não funciona. existem 3 formas de catalogar as lampadas: - watts (W) é o consumo/potência - Lumens (L) é a intensidade da luz - Kelvins (K) é a côr da luz/temperatura da côr Todas as lampadas que usamos nos aquas são as chamadas economicas (T8, T5, PL-L) as HQI, HCI e Leds, não percebo nada disso. Aplicando a formula 1w/1l é sempre para lampadas economicas. As lampadas T8 têem 1.200 lumens, as T5 têem 2.400 lumens. Assim sendo, uma lampada T8 atinge o substracto com uma intensidade inferior a uma T5, porque a atravassar a coluna de agua vai perdendo intensidade. Eu concordo contigo, o que interessa é a intensidade da luz. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts