Mortes prematuras


Recommended Posts

Boas noites a todos:

 

Antes demais peço desculpa por algum incoveniente que possa suceder porque é a primeira mensagem que remeto. Indo directo ao assunto: adquiri um aquário à duas semanas incluindo iluminação e filtro. Coloquei-lhe uma areão no fundo e ;) uma pedra que fervi previamente. Nestas duas semanas coloquei no mesmo dois peixes vermelhos (o aquário é pequeno tem 50x25x35)para que desse inicio ao ciclo do azoto, conforme tinha lido. No final desta semana troquei cerca de 15% de água sendo que deixei a mesma 24 horas de quarentena por causa do cloro. O certo éque esta semana já morreram dois peixes. Troquei-os e estes parecem saudáveis mas suspeito quepoderá haver algum problema na água. Alguém me dá ideias para a matança sucedida.

 

M. Cumprimentos.

Caravaggio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vindo,

Lembro-me de uma vez ter feito uma experiência (controlada) em que meti 2 peixes de água fria (mais resistentes) num aquário de 40 cms (20 litros).

 

Dois dias depois a amónia (1ª substância do ciclo do azoto e altamente tóxica) já media 5 mg/l!. É claro que retirei os peixes.

 

Isto para veres 2 coisas:

 

- a decomposição da matéria orgânica (dejectos, restos de comida, etc...) transforma-se por acção bacteriana muito rápidamente em amónia.

 

- com a ajuda de testes de amónia vai-se fazendo TPAs para manter os seus níveis "razoáveis". Uma TPA de 15% em 2 semanas é manifestamente insuficiente. Eu diria 50% de 2 em 2 dias, a julgar pelos valores que te apresentei acima.

 

Podes sempre acelerar o ciclo introduzindo bactérias vendidas em frascos. Isto não evita o controle da amónia (e mais tarde dos nitritos) ou em alternativa TPAs muito frequentes, isto durante 4 a 6 semanas.

 

Foi isso que aconteceu. Os peixes de água fria são resistentes mas não à prova de bala.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais