João Pedro Palma Publicado Outubro 11, 2008 Publicado Outubro 11, 2008 (editado) Boas. Quero vos apresentar o meu casal de Apistogrammas Trifasciata: Macho Femea Esta espécie de apistogramma esta num aquário de 100x30x50 com uma densa floresta de Anubias na parte direita do aquario e outras especies de plantas mais frágeis na parte esquerda do aquário. Têm um trio de ancistrus e respectivas crias, otos, kuhlis e uma SAE como companhia. Ainda não são adultos, têm cerca de 2 a 3 meses de idade e embora veja muitas vezes o macho a fazer a corte à femea até agora nao tive nenhuma postura. Aquário com pH=6,5. Espero que tenham gostado das fotos do aquário e do meu casal de apistogrammas. Vou deixar mais umas fotografias, mas esta de pior qualidade... Foram tiradas com telemóvel portanto... Nesta fotos podem ver como a habitual cor azul do macho se torna branca quando este se exibe para a fêmea, tal como o arquear da barbatana dorsal. Enfim, estas sao as fotografias dos meus peixinhos. Espero que tenham gostado! Editado Novembro 15, 2008 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Godlike Publicado: Outubro 11, 2008 Publicado: Outubro 11, 2008 Bem giros!! Olha mete uma toca, tipo um vaso dos pequenos.. dando alguns bons esconderijos vais aumentar as probabilidades de posturas.. Abraço Cumps
Hugo Coelho Publicado: Outubro 12, 2008 Publicado: Outubro 12, 2008 Boas, bem bonitos os teus trifasciata, têm que tamanho? Abraço, Hugo. Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L
Ricardo Fonseca Publicado: Outubro 12, 2008 Publicado: Outubro 12, 2008 Muito bonitos... os meus parabéns! ... lamento, contudo, ser portador de notícias menos boas, mas duvido que alguma postura vingue com esses companheiros! Cumps Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
João Pedro Palma Publicado: Outubro 31, 2008 Autor Publicado: Outubro 31, 2008 (editado) Boas noites. Antes de mais quero pedir desculpas por responder ao tópico tão tarde... Tenho andado bastante ocupado e todo o tempo que tenho "livre" tem sido dedicado aos meus apistogrammas... Obrigado Tiago (Godlike)! O aquário tem 3 cocos, e não só tem a cavidade do coco como alguns ainda fazem covas ou tocas com troncos, portanto acho que chega, o que achas? Hugo eles ainda não são adultos, segundo me parece, o macho tem cerca de 4cm e pouco e as femeas (mais à frente ja vou dizer porquê "as femeas") cerca de 3cm... E Ricardo (se é que te posso tratar assim) obrigado tambem! Quando dizes que é complicado ter uma postura com outros habitantes, referes te ao stress que os outros peixes possam causar ao casal de apistogrammas, correcto? Eu já tinha projectado um aquário-biótopo apenas para esta espécie de peixe mas alguns problemas financeiros não me deixam gastar uma quantia muito elevada num aquario novo, com filtro, com calha e por ai fora... Agora, quero dar boas e más noticias. O meu casal de apistogrammas trifasciata já teve a sua primeira postura... Infelizmente sem resultados... A femea largou o local de postura 2 dias depois de ter posto os ovos... Pelo menos já poz ovos... Espero que tenha sido por falta de experiência... O coco onde o casal fez a postura foi colocado posteriormente a esta fotografia, e foi colocado exactamente no centro da imagem, onde está uma espaço não preechido. O casal fez a postura por trás do coco, que fazia uma toca entre o mesmo e o tronco que está por baixo. E acrescentei mais 2 apistogrammas trifasciata femea ao aquário, tal como o Tiago e o Hugo me tinham aconselhado. Elas apenas entraram hoje e portanto ainda não tenho fotos das ditas. Mas posso já dizer que já comem bastante bem (com a primeira foi um problema), a primeira femea gosta de manter o respeito e o macho anda louco, agora que tem mais 2 meninas para namoriscar! Vou deixar apenas mais uma fotos que já foram tiradas há algum tempo mas que só agora vieram ter comigo. Espero que gostem... Assim que conseguir, tiro e posto fotos das novas apistogrammas! Editado Novembro 14, 2008 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Hugo Coelho Publicado: Outubro 31, 2008 Publicado: Outubro 31, 2008 (editado) Boas, coloca os apistogrammas num aquário só para eles, assim tens mais hipoteses de sobreviverem alevins. Esses trifasciata são um espectaculo. Abraço, Hugo Editado Outubro 31, 2008 por Hugo Coelho Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L
José Garcia Publicado: Outubro 31, 2008 Publicado: Outubro 31, 2008 Boas esta muito fixe o teu aquário ...essa zona das anubias esta engraçado e os gajos deves andar sempre lá dentro..não? Cpts José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
João Pedro Palma Publicado: Outubro 31, 2008 Autor Publicado: Outubro 31, 2008 Obrigado Hugo! Ainda tens de os vir ver cá a casa! Eu já recolhi bastante informação sobre o aquario, filtro, calha e flora que ia utilizar mas neste momento não posso gastar tanto dinheiro... Tou à espera de luz verde para comprar tudo e fazer um biotopo para eles! Obrigado tambem José! A intenção foi mesmo de criar uma floresta de anubias e só ao perto é que dá para reparar bem no efeito que faz porque faz uma espécie de mangal devido às raizes e rizomas das anubias! E sim eles andam lá sempre! Especialmente o macho, que fica a olhar para as femeas de baixo 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Ricardo Fonseca Publicado: Outubro 31, 2008 Publicado: Outubro 31, 2008 Boas, sim, eu referia-me ao stress que a companhia poderá causar aos Apistos, mas também quanto ao risco de alguns dos companheiros de aquário se tornarem predadores de ovos. O ideal mesmo era o tal aquário dedicado, mas entretanto poderás ir desfrutando da sua beleza e, quem sabe, com alguma sorte, consegues uma reprodução. A. trifasciata são uma das minhas espécies preferidas e estão na minha "wish list" Boa sorte com eles, Cumps Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
João Pedro Palma Publicado: Novembro 14, 2008 Autor Publicado: Novembro 14, 2008 (editado) Obrigado a todos mais uma vez! Ricardo, embora já saibas, deixo aqui a noticia de que tenho a fêmea principal com o ovopositor saliente outra vez! Pode ser que desta vez tenha mais sorte e ela se empenhe mais na postura! E estou cada vez mais próximo de montar o aquário para eles, não vai ser um biótopo porque em principio vou colocar alguns musgos e fetos de Java, mas vou tentar não me afastar muito das características que o habitat destes animais possui, utilizando troncos enraizados, areia, folhas secas, etc. E como já há algum tempo que não postava umas fotos! Ontem estive a tirar as primeiras do meu trio de fêmeas trifascata! Sucedem-se então as tais fotografias: Esta ultima, além de mostrar um habitante mais tímido do aquário (Kuhli) mostra ainda como é o habitat dos peixes por baixo das folhas das anubias, aquilo que no post anterior chamei de "espécie de mangal ": São mais umas fotos dos meus apistogrammas e não só! Espero que tenham gostado! Editado Novembro 14, 2008 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Ricardo Fonseca Publicado: Novembro 14, 2008 Publicado: Novembro 14, 2008 (editado) Eles estão muito bonitos, vê-se que têm sido exemplarmente tratados... os meus parabéns. Os Apistos são mesmo assim... demoram, por vezes, a acertar o passo... posturas sobre posturas sem sucesso, mas quando acertam são pais extremosos e muito diligentes. Existe o hábito de tentar apressar a natureza e retirar os alevins aos pais desde muito cedo, pela minha experiência só se deve tirar os alevins quando se vê que não existe qualquer esperança de alguma vez haver uma postura como deve ser, com os alevins bem cuidados. Quando deixados com os pais - ou com a mãe - o crescimento é mais rápido e a saúde aumenta... provavelmente porque a mãe indicará as melhores fontes de alimento e os mantém à procura de alimento o dia inteiro. Cumps Editado Maio 9, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
diogo martins Publicado: Novembro 14, 2008 Publicado: Novembro 14, 2008 Parabens!Estao espetaculares! Estao lindos!Sem palavras!
Baixinho Publicado: Novembro 30, 2008 Publicado: Novembro 30, 2008 Tou à espera de luz verde para comprar tudo e fazer um biotopo para eles! desculpa lá tar-me a meter. qual é a função/papel da luz verde no seu biotopo? porquê verde? "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
João Pedro Palma Publicado: Novembro 30, 2008 Autor Publicado: Novembro 30, 2008 Ricardo mais uma vez obrigado! Não só pelos comentarios mas tambem pela ajuda e conselhos que me tens dado! Obrigado Diogo! Estão cada vez mais bonitos! Baixinho (nao sei o teu nome, desculpa chamar te pelo nick) quando disse "luz verde" queria dizer quando eu tivesse permissão, possibilidade de comprar os acessorios para um aquario novo para eles, percebes? Acho que nao cheguei a dizer neste tópico mas já tive 2 posturas desde a ultima vez que puz fotos! Infelizmente nenhuma teve sucesso... A primeira desta 2 foi com a mesma fêmea que fez a primeira de todas as posturas, a segunda já foi uma nova fêmea. Tenho notado uma evolução enorme na cor e comportamento das 2 "novas" fêmeas! Ambas mais agressivas (confiantes e adultas) e com cor mais forte! Deixo aqui uma actualização do aquário: Espero que gostem! Em breve ponho novas fotos! 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
alcaide Publicado: Dezembro 27, 2008 Publicado: Dezembro 27, 2008 São muito bonitos e parecem de boa saúde, cumprimentos.... ALCAIDE
João Pedro Palma Publicado: Janeiro 7, 2009 Autor Publicado: Janeiro 7, 2009 (editado) Boas! Obrigado Alcaide! Eu também acho que estão bem de saúde, pelo menos faço por isso! É com grande alegria que informo que o novo aquário para os trifasciata já está em montagem! Brevemente abro um novo tópico com fotografias da montagem! Agora, as ultimas fotos dos meus Apistogrammas Trifasciata neste aquário: Espero que tenham gostado destas fotografias! Deixo aqui mais uma de outro habitante do aquário: Assim que tiver tudo pronto, abro o outro tópico! Obrigado Editado Janeiro 7, 2009 por jpp 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Saalfeld Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 (editado) Parabens Por esse aquário magnifico ( Apesar de ao vivo ser muito mais bonito! E esses trifasciata.. ) Como sempre, os teus peixes estão de magnifica saúde. Boa sorte com o novo Projecto. Abraço. Editado Janeiro 7, 2009 por Saafas
Nevrast Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 (editado) Brutal esse macho grandes cores tb são dos meus apistos favoritos.Kudos to you e boa sorte para a criação Editado Maio 9, 2009 por Nuno Fontela quote desnecessário O meu plantado 200L - só falta Hydrocotyle verticilata e um tapete de kker koisa eheheh:D
João Pedro Palma Publicado: Abril 29, 2009 Autor Publicado: Abril 29, 2009 Olá Fórum. Já há demasiado tempo que não dizia nada neste tópico... E agora digo pelas piores razões. Como sempre várias posturas e nada alevins, até hoje que continuaram no aquário em que estavam, portanto nada de novidades até aqui. Infelizmente ontem à tarde deixei de ver o meu macho... Devo ter passado umas 2 horas ou mais, divididas, até à 1 quando me fui deitar, à procura dele. Hoje de manhã, nada... E como de tarde continuei sem o ver, mesmo depois de lhes dar artémia, enfiei os braços no aquário e retirei tudo o que era planta. Lá o encontrei... Estava preso numas raízes da anubia gigante que tenho, na vertical... As raízes estavam muito densas e ele não deve ter conseguido sair... Vou deixar as ultimas fotografias que tenho dele, bem como as minhas preferidas. Digo sinceramente, que nunca pensei que um peixe conseguisse ser tão importante. É um animal, é uma vida, ok. Mas acabou por ser mais do que isso. Foi um animal de estimação a quem me eu me apeguei imenso durante estes 9 meses, e por quem(!) sinto já imensas saudades. Bem, o animo para a aquariofilia não é muito mas há que continuar... Espero que tenham gostado de conhecer o meu apistogramma Trifasciata. Obrigado a todos Em homenagem ao peixe mais especial e bonito de todos 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Francisco P. Publicado: Abril 29, 2009 Publicado: Abril 29, 2009 Quando estava a ler nem queria acreditar (ainda há dois dias tivemos a falar sobre ele)!! Mas força João, melhores dias virão, e agora que até montaste um aquário dedicado a estes meninos há que continuar. Pena não ter deixado descendência... Quanto ao exemplar, palavras para que?!?! As imagens dizem tudo. PS.: A minha espécie de Apistogramma favorita! Cumprimentos, Francisco P.
Bmmsilva Publicado: Abril 30, 2009 Publicado: Abril 30, 2009 Força! Há que continuar e com mais animo que antes!! São as boas e más experiência que nos fazem crescer enquanto aquariofilistas!!! Espero ver em breve o tal tópico do novo aqua com um novo macho e reproduções bem sucedidas!! Cumps! Abraço, Bruno Silva. O meu Tangany
rpmagico Publicado: Junho 2, 2009 Publicado: Junho 2, 2009 acho o teu aquario um espetáculo. adoro esse mangal. continua assim
pedrioo Publicado: Junho 3, 2009 Publicado: Junho 3, 2009 Viva, Lamento saber da passagem. do peixe. Era realmente um peixe incrível. Gostava de no futuro poder vir a ter um igual. trata de arranjar um que lhe faça justiça. Cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
João Pedro Palma Publicado: Junho 23, 2010 Autor Publicado: Junho 23, 2010 Olá Fórum! Há muito, muito tempo que não escrevi nada neste tópico! Tinha prometido a mim mesmo que não me havia de meter nesta espécie brevemente... Mas! Não consegui resistir a isto: E também não foi assim tão brevemente! Passei por uma loja e vi ali o meu antigo Trifasciata. Com ele vieram mais 3 fêmeas e um macho transexual. Como me pareceram tudo fêmeas, não quis deixa-las lá sozinhas... Como disseram anteriormente e muito bem, não se trata de substituir o antigo e primeiro mas de "arranjar um que lhe faça justiça". Deixo mais umas fotos: Agradeço a todos as palavras de consolo e elogio! Espero que gostem tanto dele a nível de beleza, como do inicial. Vou fazer os (im)possíveis para os reproduzir e possivelmente também irão para o aquário que estava destinada à espécie. Por enquanto tenho poucas fotos porque também só os tenho desde ontem... Mas vou actualizando o tópico! Espero que gostem e mais uma vez obrigado! 150L de Apistogrammas Trifasciata (2008) Montagem de um aquário para Apistogrammas (2009) Montagem de Biótopo Sul-Americano de 270L (2010) [Actualizado em Jan.] Montagem de aquário para Camarões (2010)
Ric.Gomes Publicado: Junho 23, 2010 Publicado: Junho 23, 2010 (editado) boas, estive a ler todo este tópico e, de facto, tens belos exemplares e um aquário muito bem conseguido; pessoalmente adoro ciclideos anões. foi uma pena teres perdido aquele belo exemplar, mas o que lá vai lá vai, como se costuma dizer... investe na elaboração do novo aquário para eles, pois nota-se que tens grande estima pelos pequenos e isso já é meio caminho andado para o sucesso, especialmente para a reprodução. :D Editado Junho 23, 2010 por Ric.Gomes A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
Recommended Posts