Substituição de Sera Siporax


Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

 

Estou a utilizar Siporax da Sera no meu filtro externo á mais de 1 ano, alguém me sabe dizer ao fim de quanto tempo o mesmo deve ser substituido?

 

 

Desde já agradeço a vossa preciosa ajuda.

 

 

Abraços simpáticos

Editado por Carlos Lessa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É difícil atribuir um tempo útil de vida a um produto assim.

Basicamente, enquanto não colmatar de uma maneira que impossibilite a acção que realiza, está funcional.

 

Podes sempre, em ultima instância deixá-lo de molho numa solução com água e lixívia (50 - 50 %) e antes de o reutilizar, passá-lo várias vezes por água e deixá-lo um dia ou mais num pouco de água à qual juntaste umas gotas de Anti-cloro.

 

Logicamente a flora bacteriana que contiver desaparece, mas com ela irão certamente os depósitos biológicos que se foram depositando ao longo do tempo.

 

Depois só tens que deixar uma nova colónia de bactérias voltar a colonizar o Siporax e está pronto para mais umas curvas.

 

É que lá por ele estar a 5 € o litro não é de borla.

Citando um nosso ex-primeiro ministro "Um € é um €"...

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não conheço o tempo útil dado pela Sera à Siporax, mas sei que a JBL Cermec a €9,95/litro, dura um ano e meio. Não é assim tão caro.

Cumps.

 

P.S.: essa da lixívia, mesmo bem passada por água, não ficarão vestígios nos micro-poros da cerâmica, mortais para as bactérias. Pergunto porque nunca utilizei esse método.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso de que não...

 

É assim, tecnicamente a maior parte deve sair com a passagem por água, a restante deve ser eliminada com a imersão em anti-cloro, penso eu de que...

 

É este o tratamento dado ao Purigen da Seachem e ele lá vai andando, filtrando alegremente as partículas em suspensão.

A marca também não garante o funcionamento vitalício do produto, mas depois deste tratamento fica novamente operacional e aquilo não é Siporax, aquilo é ainda mais adsorvente que o carvão activado!!!

 

Que as bactérias vão embora junto com o lodo é garantido, que não fica nenhum resquício de lixívia no Siporax não garanto, todavia fica muito menos lixívia do que a que se deita para o Aqua com uma TPA sem água repousada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.