WavePhase Publicado Outubro 11, 2008 Publicado Outubro 11, 2008 (editado) Boas,no meu aqua de discus só uso água de osmose,o ph sai a 5.5,mas no aqua como tenho um tronco a libertar acidos humicos e na ausencia de qualquer nivel de kh o ph desce-me para 4.5,pensei em colocar carvão activado no filtro de maneira a absover os acidos humicos na esperança que o ph suba para os valores de origem os 5.5. Acham provavel esta teoria?? Tanbem já pensei em juntar agua del cano mas assim iria subir o ph,coisa que eu não pretendia. Editado Outubro 11, 2008 por WavePhase
Arlindo Publicado: Outubro 11, 2008 Publicado: Outubro 11, 2008 Boas,no meu aqua de discus só uso água de osmose,o ph sai a 5.5,mas no aqua como tenho um tronco a libertar acidos humicos e na ausencia de qualquer nivel de kh o ph desce-me para 4.5,pensei em colocar carvão activado no filtro de maneira a absover os acidos humicos na esperança que o ph suba para os valores de origem os 5.5.Acham provavel esta teoria?? Tanbem já pensei em juntar agua del cano mas assim iria subir o ph,coisa que eu não pretendia. Viva, Se percebi bem, referes ter problema em estabilizar o pH. Penso que não deverias usar apenas água de osmose. Os valores valores que tens com esta está boa para Selvagens, se bem que os peixes como nós tentam ambientar-se às condições do meio em que vivem; uns melhores que outros. A água de osmose é desprovida de sais minerais (é uma água purissíma, não poluente, mas sem vida). Penso que a devias colocar 1/3 ou 1/2 e a outra proporção água del cano. Assim subirias um pouco o pH. Mas, como não sou expert, o melhor é perguntares a quem perceba de Discus. Depois de elevares o pH, tens de estabilizar o Kh (para fazer de tampão e não oscilar o pH). Podes fazé-lo com bicarbonato de sódio mas, não aconselho muito porque vai desaparecendo com o tempo ou, areia de coral ou conhas do mar (no filtro). Se bem percebi, o tronco está a libertar ácidos, taninos, o que quer dizer que baixa-te ainda mais o pH. Tens de o substituir por outro tipo de madeira, tipo red more wood, que quase não interfere no pH (deves ter um tronco tipo Mangrove). Caso contrário, tudo o que faças para subir o pH, que é na minha opinião o mais difícil, está a ser contrariado pela acidez libertada por esse tronco. Não sei se estás a usar turfa? Se estiveres retira-a porque, também ela faz descer o pH. Em relação ao carvão, ele apenas te retira da água qualquer resíduo de medicamento e deixa-te a água mais cristalina. Um abraço, Arlindo Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
WavePhase Publicado: Outubro 11, 2008 Autor Publicado: Outubro 11, 2008 Boas,obrigado pela rapida resposta,não não estou a usar turfa,só queria subir um pouco o ph pk me disseram que interfere um pouco com o desempenho da colónia de bactérias,porque os habitantes em sim não se queixam de nada,inclusive tenho um selvagem á mistura,e estão todos a se dar lindamente com este ph,já tive várias desovas e até uma eclosão,de um casal formado com esse mesmo discu selvagem. Pensei no caso das conchas mas não sei que quantidade usar,o aqua leva cerca de 130 ltrs. Ou então saber a qual a percentagem certa de agua del cano a misturar nas tpa´s,pois essa mesma agua sai-me o ph a 7
J_Rosado Publicado: Outubro 11, 2008 Publicado: Outubro 11, 2008 Boas, Mais importante do que misturares agua "del cano", será subires um pouco o Kh para 3 ou 4º. Eu usaria bicarbonato de sódio (2 colheres de café por dia, durante dois ou três dias até o Kh estar aceitável), em relação às conchas e residuos de coral no filtro, não sou muito apologista da ideia, pois além de te retirar espaço para outras matérias que te podem fazer mais falta, vai-te subir também o Gh que não é muito desejável para quem tem discus. Um abraço A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
WavePhase Publicado: Outubro 11, 2008 Autor Publicado: Outubro 11, 2008 Boas, Mais importante do que misturares agua "del cano", será subires um pouco o Kh para 3 ou 4º. Eu usaria bicarbonato de sódio (2 colheres de café por dia, durante dois ou três dias até o Kh estar aceitável), em relação às conchas e residuos de coral no filtro, não sou muito apologista da ideia, pois além de te retirar espaço para outras matérias que te podem fazer mais falta, vai-te subir também o Gh que não é muito desejável para quem tem discus. Um abraço Pois,mas ao subir o KH até esses valores certamente iria subir o ph,a agua da torneia tem kh de 5 e o ph tá a 7,dizes tu que 2 colheres de café são suficientes para 130 ltrs? E dps,com as tpa´s teria de adicionar mias bicarbonato,o complicado é saber as quantidades para 20 % de 130 ltrs
Joao Machado Publicado: Outubro 12, 2008 Publicado: Outubro 12, 2008 ...e porque é que não misturas 50% osmose com 50% d'el cano??? Nota que água com kh de 0 e ph de 4,5...é fogo!!!!!!!!!!!!!!!!!! "Se espirras" o ph sobe de rompante e...catástrofe. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
WavePhase Publicado: Outubro 13, 2008 Autor Publicado: Outubro 13, 2008 ...e porque é que não misturas 50% osmose com 50% d'el cano??? Nota que água com kh de 0 e ph de 4,5...é fogo!!!!!!!!!!!!!!!!!! "Se espirras" o ph sobe de rompante e...catástrofe. JPM Boas,eu fiz uma mistura á parte assim como dizes,mas o ph mantinha-se nos 7,é estranho,mas mesmo com o ph assim tão baixo eles desovam e já nasceram alevinos,inclusive inda hoje descobri que tenho outro casal a desovar,sorte a minha,separei um casal e agora aparece-me outro a fazer o mesmo,mas o que gostaria mm era de saber se o ph assim tão baixo influencia em alguma coisa a colónia de bactérias?
Joao Machado Publicado: Outubro 13, 2008 Publicado: Outubro 13, 2008 Boas. A 4,5....não há bactéria que resista...ou quase. Se a tua mistura tem 7.....faz mais TPAS, MUITAS, que ela nos aquas fica a 7. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
J_Rosado Publicado: Outubro 13, 2008 Publicado: Outubro 13, 2008 Pois,mas ao subir o KH até esses valores certamente iria subir o ph,a agua da torneia tem kh de 5 e o ph tá a 7,dizes tu que 2 colheres de café são suficientes para 130 ltrs?E dps,com as tpa´s teria de adicionar mias bicarbonato,o complicado é saber as quantidades para 20 % de 130 ltrs Se quiseres subir o KH com o bicarbonato de sódio, deves fazer o que te disse pois a alteração deve ser gradual.... porque, como referiste e bem, vai ter impacto no pH. Eu normalmente adiciono 1 colher de café para cada 50L para subir o KH em cerca de 1º. Ao fim de algum tempo, encontras o teu ponto de equilibrio, passas a incluir essa adição regularmente nas TPA's, e esqueces-te do problema. Mas, como a tua água da torneira já tem um KH de 5, basta fazeres o que o JPM disse... no meu caso não dava, pois normalmente tenho KH da rede entre 1º e 2º. Como tenho um plantado com discus e injecção de CO2, tive mesmo de subir o KH. Espero ter ajudado, um abraço. A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
fjmr123 Publicado: Outubro 13, 2008 Publicado: Outubro 13, 2008 Olha diz lá à gente quais os parametros da água da tua torneira, às tantas tens aí aguinha boa, pelo menos, menos perigosa para os peixes. Para criação por vezes é necessário mexer na água o que desaconselho completamente fazer com quimicos, a osmose é uma boa opção, agora se é apenas para manter, se tiveres águinha com PH entre 6.3 a 7.8 não há problema se habituares os Discos gradulamente a esses valores. Manda lá os valores que o pessoal faz já uma análise a isso. Francisco Ramalho Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
WavePhase Publicado: Outubro 13, 2008 Autor Publicado: Outubro 13, 2008 (editado) Olha diz lá à gente quais os parametros da água da tua torneira, às tantas tens aí aguinha boa, pelo menos, menos perigosa para os peixes. Para criação por vezes é necessário mexer na água o que desaconselho completamente fazer com quimicos, a osmose é uma boa opção, agora se é apenas para manter, se tiveres águinha com PH entre 6.3 a 7.8 não há problema se habituares os Discos gradulamente a esses valores. Manda lá os valores que o pessoal faz já uma análise a isso. Francisco Ramalho A agua del cano simplesmente sai o ph a 7 e kh de 5 Estou a pensar fazer uma pequena mistura de agua da torneira á agua das tpas,pois antes de ter a osmose tinha os discus com ph de 6.8,claro que a mudança de ph foi gradual. A água do cubo de onde tenho um casal mantem-se nos 5.5 pk não tem nada lá dentro a não ser o necessário,agora a agua do aqua principal desce-me bastante julgo eu ser por causa do tronco que lá tenho,e não é um tronco pequeno. Há só mais uma coisa,será que um filtro de esponja para alevinos será suficiente para uma filtragem biologica eficaz num cubo de 80 ltrs?? Editado Outubro 13, 2008 por WavePhase
fjmr123 Publicado: Outubro 14, 2008 Publicado: Outubro 14, 2008 A água que tens del cano é óptima para Discos, tomara eu, não faças misturas para o aquário principal, mesmo criar consegues com essa água, embora se quizeres mistura antes de meteres no casal, mas nunca desças para valores tão baixos, podes ter problemas graves, falo de mortes, matém na casa dos 6.5 o PH e DH 2-3, controlas isso com osmose. Isso para Discos de cativeiro, está óptimo, 5.5 é para Discos selvagens ou Altuns. Um filtro de esponja para alevins chega para 80 litros desde que veja que absorve suficiente lixo, mas não te esqueças muda muita aguinha, pois não deixa de ser um filtro de esponja. Francisco Ramalho Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
WavePhase Publicado: Outubro 15, 2008 Autor Publicado: Outubro 15, 2008 A água que tens del cano é óptima para Discos, tomara eu, não faças misturas para o aquário principal, mesmo criar consegues com essa água, embora se quizeres mistura antes de meteres no casal, mas nunca desças para valores tão baixos, podes ter problemas graves, falo de mortes, matém na casa dos 6.5 o PH e DH 2-3, controlas isso com osmose. Isso para Discos de cativeiro, está óptimo, 5.5 é para Discos selvagens ou Altuns. Um filtro de esponja para alevins chega para 80 litros desde que veja que absorve suficiente lixo, mas não te esqueças muda muita aguinha, pois não deixa de ser um filtro de esponja. Francisco Ramalho Fico muito agradecido pelo teu esclarecimento,é muito útil,tenho feito agora uma mistura de cerca de 17 % de agua da torneira com osmose e o ph fica-me pelos 6.5. Mais uma vez obrigado a todos voçês
Recommended Posts