Aqua de 60cm!


ambar

Recommended Posts

Boas!

 

Comecei na terça feira a aventura dos peixinhos de agua quente. Espero que corra tudo bem!

Por isso queria pedir a vossa ajuda opiniões etc...

 

O meu aquário tem 60 cm. O termostato é um confort zone de 100W, o filtro já vinha com o aquário.

Quando posso meter os peixinhos???

 

LoL

 

Aqui ficam as fotos do meu aquário:

 

dsc00523zu5.jpg

 

dsc00527me4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se estas com muita presa mete bacterias ai dentro...

se nao... mete um bocadinho de comida para iniciar o ciclo...

 

e controla os niveis pois o picos podem matar-te peixes.....(as plantas nao ha problema, elas adoram amonia xD)

correcção adoram nitratos ;)

 

bem vindo ao hobbie e não tenhas pressa :)

Pois ambos têm razão. A amónia e os nitratos, entre outros, são nutrientes para as plantas. :wink:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!

 

Queria tirar algumas duvidas sobre a agua do aquário (pode ser estúpido), mas....

É assim ainda só fiz o teste do pH porque é o único teste que consigo fazer visto que não tenho o equipamento para fazer os outros, por isso é melhor comprar não é??

 

lol

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!

 

Queria tirar algumas duvidas sobre a agua do aquário (pode ser estúpido), mas....

É assim ainda só fiz o teste do pH porque é o único teste que consigo fazer visto que não tenho o equipamento para fazer os outros, por isso é melhor comprar não é??

 

lol

 

;)

É sissenhor! Testes de amónia (NH3/NH4 - tóxica), nitritos (NO2 - tóxicos), nitratos (NO3), KH (dureza carbonatada=estabilizador do pH) e claro o do pH.

Estes testes, não me canso de dizê-lo não servem só para o início do aquário, servem para toda a sua vida... nunca se sabe o que pode vir a acontecer.

 

Podes encontrar fitas de 5 em 1 (pH, KH, GH (dureza total), NO2, NO3). Eu uso da JBL e costumam bater certo com os testes mais caros de reagentes, embora te aconselhes estes últimos se tiveres essa posibilidade.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um kit de testes 5 in 1 da marca API

 

E pelas cores da tira (se não me enganei) os valores são os seguintes:

 

GH - 30

KH - 0

pH - 6.5/7.0

NO2 - 0

NO3 - 20

 

O que acham?

 

cumprimentos a todos!

Editado por ambar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar é bom.

 

Não esquecer que esses valores, quando se enche o aquário, até podem estar bons para meter peixes... MAS NÃO DÁ AINDA

 

dentro de dias terás UM PICO de NITRITOS E AMÓNIA, que depois, quando se formar a colónia de bactérias, irão baixando e aí sim, terás o aquário em condições de receber vivos.

 

Para acelerar (eu sei que não é fácil esperar um mês)

Podias comprar um frasquinho com BACTÉRIAS, "inicializador de aquário".

 

Lês as instruções, e segue-as.

 

 

Abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E deita-lhe comida lá pra dentro. As bactérias apenas não funciona se não houver alguma amónia, para elas aumentarem as colónias.

 

Se fosse a ti 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio, para subir o kH para 2/3, mas pra já é secundário

 

mas as bacterias era uma grande ajuda....

 

tens alguma ideia já das especies que queres implementar?

 

 

acho que CO2 e mais luz também não eram demais pra essas plantas...

 

mas pra já preocupa-te em fazer o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

KH=0?

De certeza que não houve erro? Repete o teste, talvez seja melhor.

 

Repara que o KH estabiliza o pH que por sua vez influencia directamente a vida dos peixes. Para que o KH estabilize em condições o pH, tem de ser >=3dº (graus alemães).

 

A zero, o pH terá tendência a oscilar e nos aquários essa oscilação dá-se quase sempre para baixo por causa do efeito das bactérias do ciclo, e é muito rápida. Essa brusca mudança de pH mata.

 

Para subires o KH, junta 1 colher de chá de bicarbonato de sódio por cada 50 litros e o KH subirá +-4dº. Estes valores são aproximados; vai testando à medida que pões o bicarbonato de sódio.

O pH também subirá mas muito pouco.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar é bom.

 

Não esquecer que esses valores, quando se enche o aquário, até podem estar bons para meter peixes... MAS NÃO DÁ AINDA

 

dentro de dias terás UM PICO de NITRITOS E AMÓNIA, que depois, quando se formar a colónia de bactérias, irão baixando e aí sim, terás o aquário em condições de receber vivos.

 

Para acelerar (eu sei que não é fácil esperar um mês)

Podias comprar um frasquinho com BACTÉRIAS, "inicializador de aquário".

 

Lês as instruções, e segue-as.

 

 

Abraço

 

O que tenho é o Sera nitrivec é ixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era melhor mudares essa areão.

Já tive um desses, é uma boa porcaria. Os restos de comida e pedaços de folhas acumulam-se no meio dessas pedrinhas e o valor dos Nitratos dispara.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água no norte tem um kH mto baixo, na minha zona é 0.

Boas,

Pois eu aqui em Lisboa tenho habitualmente um KH de 4-6dº e um pH de pouco mais de 7.

 

Mas sofre oscilações.

 

Essas oscilações são raras e já há muito que não media o KH e pH da água da torneira. Resultado, há alguns dias atrás fiz a habitual TPA de 1/3 de água quinzenalmente e inadvertidamente pus água mole. Inadvertidamente porque, apesar de saber que havia oscilações (raras, é certo, mas estão lá), não testei a água da torneira.

 

Resultado: a água começou quase que imperceptivelmente a esbranquiçar (morte de bactérias do ciclo) e morrerram-me dois peixes. Em casa roubada... lá fiz os testes:

- água da torneira >KH=1----pH6,2

- água do aquário>KH=2----pH6,4

Valores habituais do aquário: KH5-6dº e pH 7,0 a 7,2.

 

Resumindo: a água da torneira lixou-me porque não sabe estar quieta e eu lixei-me porque já sabia disso. Neste momento já está estabilizada e cristalina com uns pózinhos mágicos da JBL Aquadur.

 

No teu caso corrige esse KH para que a acidificação da água, processo natural provocado pelo ciclo do azoto, não seja brusca e não fique sem peixes e com a água toda turva. Corrige antes de iniciares o ciclo.

Conselho de quem conhece este fenómeno, e este exemplo foi o mais recente, não o pior...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de fazer outra analise e o resultado continua a ser:

GH - 30

KH - 0

pH - 6.5

NO2 - 0

NO3 - 20

 

ainda não meti o bicarbonato de sódio

 

:mrgreen:

 

 

mete 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio...

 

( só por curiosidade e a titulo de comparação, a minha àgua da torneira tem pH=7.0, kH=0 e NO3>40 ppm.......... )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de introduzir 2 colheres de bicarbonato de sódio fiz uma medição e os resultados foram os seguintes:

 

GH - 30 ppm

KH - 180 ppm

pH - 9.0

NO2 - 0 ppm

NO3 - 20 ppm

Boas,

Foste longe demais :) . Tinha-te falado numa (1) colher de chá para 50 litros de água e tu puseste 2.

Bom, nada que não se remedeie: faz uma TPA de 30-40% e refaz os testes.

 

A propósito, já viste onde te foi parar o pH? :)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de introduzir 2 colheres de bicarbonato de sódio fiz uma medição e os resultados foram os seguintes:

 

GH - 30 ppm

KH - 180 ppm

pH - 9.0

NO2 - 0 ppm

NO3 - 20 ppm

 

Boas,

 

Fizes-te o teste logo a seguir de ter metido o bicarbonato, ou deixas-te circular a agua uns minutos.

É que se testas-te logo, pode ter dado valores incorrectos, por não teres dado tempo para o bicabornato se misturar bem com a agua.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.