CO2 Durante a noite

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho aqui uma duvida, quem tem sistemas de CO2 caseiros, como procede durante a noite? Eu costumo tirar para fora, mas ao fazer isso a garrafa esta a noite toda a mandar CO2 para o ambiente... não posso fechar a torneira que tenho medo que a pressão aumente e rebente (estamos a falar de garrafa de CocaCola)... Duvido que o gas libertado seja nocivo, mesmo que esteja alguém a dormir na mesma divisão, é em tao pouca quantidade... mas esta a gastar... Como procedem?

Já pensei em ligar a bomba de ar para compensar o CO2 que esta a entrar... axam que faria algum efeito?

Abraço

Partilhar nas redes sociais

Eu deixo 24/7. Ainda e a primeira garrafa mas ainda nao tive problema algum sem ser as plantas crescerem de dia para dia ;). As vezes kuando vejo bastantes bolhas de co2 ao cimo abro o ar da minha bomba de circulação por uns segundos, mas nao creio que faça muita diferença.

PS. O meu aqua tem cerca de 80 litros

podes sempre deixar o difusor mais perto do cimo e deixar a tampa aberta para haver menos dissolução na agua. Eu fazia isso nos primeiros dias para nao baixar o ph tao rapidamente.

podes sempre deixar o difusor mais perto do cimo e deixar a tampa aberta para haver menos dissolução na agua. Eu fazia isso nos primeiros dias para nao baixar o ph tao rapidamente.

Pois era essa a minha solução... deve ser melhor q tar a mandar CO2 para fora do aquário

Nao sou expert na materia mas disseram ke nao e tem uma certa logica assim tas a anular ou minimizar a concentração de co2. No entanto em aquarios pequenos acho conveniente meter bomba de ar durante a noite mas isto e a minha opiniao.

Com Co2 caseiro nunca o retirei durante a noite, pelo simples facto de a concentração do mesmo nunca subir a um ponto critico e sempre era menos co2 desperdiçado!

O que podes fazer é colocar a bombar de ar durante a noite, mas só durante a noite se colocares 24H anulas o efeito do Co2!

Tenho um aqua de 240l brutos/200l reais e co2 caseiro, ao princípio tinha medo de deixar durante a noite; mas segui os conselhos do pessoal aqui do site; e agora nunca paro a injecção de co2; é sempre a bombar. Se tiverem muitas plantas não há problema; elas absorvem o co2 até duas/tres horas depois de deixarem de ter luz, e de manhã se apanharem claridade indirecta do sol começam logo a fazer a fotossintese com o co2. Deixo as luzes ligadas das 14h45 até ás 0h45, ou seja até ás 3h45 aproveitam o co2, depois ás 7h00 já apanham luz indirecta do sol, como dizia o Guterres, "é só fazer as contas".

Partindo do principio que quando referes a noite queres dizer de luzes apagadas.

Não faz sentido injectar CO2 quando não há luz isto porque não há fotossintese.

Com há ausência de luz as plantas consomem oxigénio, logo não precisam de injecção de CO2 .

Boas ,

Miguel sff podes esplicar mais em detalhe como fazes ?

MC

José Espada

Deve deixar normalmente o co2 sempre e ligar a bomba de ar a noite depois de desligar as luzes

Certo, e desligar a bomba de ar quando acender as luzes.

Cumps

Editado por Miguel Reis

Boas,

Julgo que o essencial já aqui foi dito, mas gostaria de acrescentar alguns promenores da minha própria experiência.

Se não puderem desligar o CO2 de noite (como no caso do CO2 caseiro), e tiverem uma grande massa vegetal no vosso aquário, acho mesmo FUNDAMENTAL ligarem uma areaçãozita nocturna, pois as plantas libertam muito CO2 nesse período.

Para quem não acredita, faça uma pequena experiência e meça o pH quando as luzes apagarem e volte a medir quando as mesmas tornarem a acender.

No meu aqua de 200L plantado (e com paragem nocturna de injecção de CO2) já medi variações de 0,5 no pH. O que, para quem tem Discus como eu, como devem imaginar não é muito saudável. Este fenómeno torna-se ainda mais acentuado, quando o KH for muito baixo (< 3º ) que era o meu caso naquela altura.

Assim, através dessas 2 leituras de pH (quando as luzes apagam e quando acendem) em vários dias consecutivos, podem "ajustar" a regulação do AR que têm de injectar no período nocturno para compensar o excesso de CO2 produzido pelas plantas, e assim termos uma variação de pH mínima (eu consegui reduzir essa variação para 0,1).

Um abraço a todos

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

• 2 semanas depois...

Visto o sistema ser caseiro é essa abordagem que estou a tomar... durante a noite bombear ar com a bomba de ar (mais quantidade que o CO2 que tá a sair) e quando ligo as luzes fica só com o CO2... Fiz medições e esta tudo estavel, não noto grandes variações no PH

Obrigado a todos... Abraços (desculpem ter levado tanto a responder... mas tava a fazer testes para ver se resultava mm)

• 9 meses depois...

Boas ja agora vou deixar aqui tb a minha expriência. Tenho um sistema de co2 caseiro que fica ligado desde cerca do meio dia até as 8 da noite que sã as mesma horas que deixo as lampadas de 2800 kelvins ligadas, logo ai as plantas consomem o co2. Às 8 da noite desligo as lampadas de flora (2800 K) e ligo uma lampada azul muito fraquinha e desligo o co2 e ligo a bomba de ar, porque as plantas com as lampadas desligadas deixam de comsumir co2 para consumirem oxigeni, e se nao tiverem a bomba de oxigenio ligada durante a noite pode-vos matar os peixes. Quanto ao co2 durante a noite o melhor a fazerem é como eu, eu tenho o co2 ligado a uma bomba da sunsun e durante a noite desligo essa bomba, ou seja mesmo que a garrafa ganhe muita pressão vai acabar por deitar essa pressão para dentro do aqua mas em muito menor quantidade do que se estivesse ligada, espero que tenha sido util

[b]Meu aqua[/b][size="5"][/size] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134842"]http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=134842[/url]

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!