Construir um aquario ajudem me urgente

rodassim

Recommended Posts

boas pessoal

estou a pensar construir um aquário, e nao sei como :) .alguém me pode dar umas dicas, as minhas questões sao as seguintes:

- que tipo de viro comprar i qual a espessura

- como cola-los

- o que devo meter para n ficar só vidro nas pontas

ajudem me

Cumps Shadown

Partilhar nas redes sociais

Espero que isto ajude

Construir um Aquário

Projecto

É essencial que projecte o aquário em papel. Calcule todas as medidas, tendo em conta os mais ínfimos aspectos, inclusive a espessura do vidro. Se, por exemplo, esta for de 5 mm, à largura pretendida para a base terá de acrescentar mais 1 cm, proveniente da soma da espessura dos vidros frontais. Se isto não for tido em conta, os referidos vidros não encaixarão.

Material

Nesta primeira fase, vai precisar de vidros, um tubo de cola à base de silicone, uma seringa, um pano de flanela, álcool e uma pedra de polir. O vidro pode ser de qualquer tipo, desde que respeite as espessuras mínimas, para que, quando sujeito à pressão da água, o aquário não se parta. Alguns exemplos: para um aquário de 40 x 30 x 30 cm o vidro terá de ser de 3 mm de espessura; 100 x 60 x 50 = 7,5 mm; 150 x 80 x 70 = 17 mm. Para montar o aquário, vai precisar de sete painéis de vidro: fundo, frente, traseira e laterais. Tenha especial atenção ao corte dos painéis, lembre-se de que qualquer imperfeição pode dificultar, ou mesmo impedir, a colagem dos mesmos. Em relação à cola, dê preferência às de secagem rápida, indicadas para aquários. A seringa servirá para aplicar a cola. O pano de flanela vai ser-lhe útil para limpar as mãos e o aquário, com a ajuda do álcool, que desengordurará os vidros. A pedra vai servir para polir as arestas dos painéis, a fim de evitar acidentes.

Preparação dos vidros

Antes de iniciar a colagem, faça o polimento dos bordos, ou arestas, para evitar eventuais ferimentos. Depois, limpe-os com o pano de flanela embebido em álcool, para que a cola adira melhor.

Colagem

Para facilitar a colagem, e se a cola não possuir um aplicador, coloque-a dentro da seringa. Para colar os vidros, faça um cordão de cola na extremidade da face de um deles e aproxime a borda do outro. Inicie a colagem pelas laterais, colando-as uma a uma, formando um rectângulo. Utilize um esquadro para garantir que as paredes do aquário formam um ângulo de 90° entre si. Aguarde o tempo indicado para a secagem. Depois, cole o fundo, fazendo um cordão de cola ao redor do vidro, e coloque o rectângulo formado pelas laterais sobre este. Faça novo cordão de cola no perímetro interior, para reforçar a colagem lateral. À medida que for aplicando a cola, passe o dedo, para conseguir um melhor acabamento e uma colagem mais uniforme.

Teste

São necessárias, no mínimo, 24 horas para garantir uma boa secagem. Findo este tempo, teste o aquário com água. Se observar algumas fugas, esvazie-o e reforce a colagem onde for necessário.

Posted Image

Artigo interessante Lucas,

Aqui podes ter umas imagens da montagem do aqua do Filipe Oliveira - Tópico com algumas imagens da montagem - post#31

Espero q ajude

Ricardo

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Colagem

Depois, cole o fundo, fazendo um cordão de cola ao redor do vidro, e coloque o rectângulo formado pelas laterais sobre este.

Atenção que em algumas montagens, aconselham a colar o vidro do fundo POR DENTRO dos vidros laterais, e não colar os laterais por cima do vidro do fundo. Para não ter peso a mais no vidro do fundo, que possa levar à sua quebra.

Faltou dizer que para aquários maiores, dependendo da espessura do vidro, costuma-se colar traves a unirem o vidro frontal com o vidro traseiro.

Sim faltou-me esse detalhe - leituras à pressa.

Qd faço aquas coloco o vidro de base embutido nos laterais, além da estético é mais seguro.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Olá

Há uns tempos decobri esta site.

http://www.mondodiscus.com/discus/pt/artic...-alla-fine.html

Acho que a explicação está excelente, só é pena é estar em Italiano, mas as figuras bastam.

1 Abraço

Editado por Mário

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!