parametros da h2o


Recommended Posts

olá a todos,

 

sou nova nestas andanças,comprei o kit da tetra dos testes,é facil de ler mas queria a vossa ajuda, nao va eu estar a interpretar algum mal.

 

os resultados são:

 

NO3- 10

 

NO2- 0

 

GH- 6ºd

 

KH- 6º d

 

PH- 7,2

 

Parece estar tudo ok , certo?

 

( tenho o aqua a funcionar só ocm duas valisnerias, areao inerte, 3 guppies adultos e tres bebes e 2 corys)

 

obrigada ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses valores estão normais...

Mas falta-te um muito importante NH3 (amonia)

Mas penso que também deverá estar a Zero, de qualquer forma é um teste que devias juntar ao teu kit.

Hélder Galvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A amónia (NH4/NH3) é a 1ª substância do ciclo do azoto. Mais tarde transformar-se-á em nitritos (NO2), mas enquanto não se transforma podes ter altíssimos valores de tóxica amónia e os nitritos ainda a zero.

Só 1 a 2 semanas depois da introdução dos peixes é que a amónia começa a desaparecer e os nitritos aparecem.

 

Sabendo há quanto tempo os peixes estão no aquário já poderemos calcular se a amónia está muito alta ou já baixou.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

eu sou noob na materia, mas o test de amonia é assim tao importante ?

 

é que, se tiver amonia no aqua, entao tenho peixes ... cadaveres ou tou errado ? :)

 

pessoalmente, acho que os testes que tens, chegam bem para o serviço, mas pronto, opina de noob ;)

 

good luck :)

Editado por Olaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as pessoas que já conhecem bem o ciclo, e fazem tudo de forma correcta os testes de amonia e nitritos são dispensados.. agora para quem não tem certezas e precisa de ajuda no inicio da montagem... os testes de NH4/NH3 e NO2 são indespensáveis para evitar mortes indesejáveis de peixes..

 

Se o aquario já tem mais de 1 mês de ciclo... a amonia deve estar a zero como está o no2... agora se a montagem é recente (1semana) ai atenção... se notares algo de estranho nos peixes (muito parados ou mesmo mortes subitas) o aliado para baixar os valores da amonia e nitritos são as TPA.

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um la está,

 

mas um principiante deve se habituar logo de inicio a fazer as mudas parciais ;)

 

eu nunca vi o kh, nem nitritos nem nitratos, nem amonia

 

apenas ph, isso sempre, uma vez ou outra a dureza porque comprei o test

 

tpa´s sempre

 

e tambem tive muitos peixinhos e nao morreu nenhum

 

 

ps: os testes todos juntos ou em kit sao caros, nem todos têm necessidade de os ter, depende do aquario em si, digo eu lol

mas

se eu compro um peixe na loja, seja la ela qual for, faz-me o teste á agua sem problemas :)

 

va de tpa´s nisso :) senao nao vai haver bacterias suficientes em determinada altura ;)

Editado por Olaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Fiz em tempos a seguinte experiência; pus 2 peixes de água fria num aquário "virgem". Pssadas 24 horas NH3 2 mg/l e passados dois 2 dias NH3 5 mg/l!. O NO2 estava a zero.

Outra coisa vos garanto é que "à vista desarmada" os peixes pareciam felicíssimos, esfomeados como sempre, e nadavam de um lado para o outro como se nada fosse.

 

Excusado será dizer que os retirei de imediato para o aquário de onde tinham vindo e em que os parâmetros estavam normais.

 

O que eu quero dizer com isto é que nem sempre a observação do comportamento dos peixes deixa transparecer problemas no aquário. Na maioria das vezes sim, mas nalgumas poucas vezes, não.

 

A ter lá deixado aqueles peixes eu arriscava-me a matá-los, ou dada a sua resistência a fazê-los passar as passas do Algarve sem necessidade nenhuma. Por outro lado, desequilíbrios biológicos (a nível das bactérias nitrificantes) podem ocorrer a qualquer momento da vida de um aquário. Por isso não me canso de dizer que estes testes são um investimento para o futuro.

Cumps.

 

P.S.: considerem (in extremis) estes testes regulares como a ida do cão ou do gato ao Veterinário, que por sinal não percebem pevas de peixes.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb acho que os testes sao indispensáveis.

Faço TPA's semanais de 30% ao meu aqua de 30L ja os tenho ha 3 meses, estao bons, comem bem e tiveram bebes, mas vou realmente arranjar esse teste que falta =)

Dp volto aki para me ajudarem com os valores

 

Obrigada a todos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso

30% de mudas parciais semanalmente ;)

e é meio caminho andado para o sucesso :)

 

ps: eu nunca disse que os testes nao fazem falta,

apenas disse que em alguns casos nao sao necessarios, noutros sim, depende do tipo de peixes

 

eu so comprarei testes no dia em que os meus peixes sejam mais caros que os testes :D :D ::D: :grin:

mas isto sou eu !!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu diria que quando ja se têm todas as bacterias e o ciclo estável e a funcionar devidamente, apenas é vital o teste de nitratos.

 

A amónia e os nitritos rapidamente sao processados e transformados em nitritos caso nao tenha sobre populaçao ,introduçao repentina de uma grande quantidade de peixes no aquario, ou um fornecimento de alimentos muito maior que o normal. Nestes casos, as bacterias alojadas no filtro poderao nao ser em quantidade suficiente para processar o aumento de amónia e nitritos, correndo assim o risco de ter um pico de amónia. Se estiveres a prever uma destas situações, eu diria que o teste da amónia é vital.

 

Caso ja o ciclo ja se encontre estável o que é previsivel é que a amonia e nitritos se mantenham praticamente nulos e que os nitratos passem a ser a principal ameaça. Por isso num aquario estavel diria que basta controlar os nitratos para saber o intervalo entre cada tpa. As tpa não servem apenas para reduzir os nitratos mas tambem para remover bacterias e introduzir novos elementos que foram consumidos pela fauna e flora, por isso convem mudar com alguma regularidade mesmo que o periodo nao seja limitado pela quantidade de nitratos

 

Os nitritos são para mim os menos proveitosos pq... se tiveres um excesso destes..é possivel k tenhas tido um excesso de amonia e os peixes ja têm asas...pelo que o teste da amonia faz com que seja desnecessaria a existencia do de nitritos.

No caso de se estar a verificar se o ciclo esta completo... bastará ter o teste de nitratos k indica que ja se formaram as bacterias produtoras de nitritos, e tambem o teste da amonia que indicará quando a quantidade de bacterias é suficiente para processar toda a materia organica providenciada.

 

Claro que o teste dos nitritos pode ser util... mas parece-me o menos importante e desnecessario para qualquer uma das situaçoes.

 

 

Apesar de me parecer que isto é o mais correcto... inicialmente não pensava assim... pensava que o teste dos nitritos era importante pq as bacterias produtoras de nitratos são de crescimento mais lento podendo nao ter capacidade de processar um aumento rapido dos nitritos enquato que as que transformam a amonia em nitritos são as mais rapidas...por isso comprei o teste de nitritos e nitratos... e só uso o dos nitratos...

 

 

Deu para entender? lol...espero nao ter baralhado ninguem.

Gostava de saber a vossa opiniao sobre esta interpretaçao....uma vez que não estou 100% seguro, por isso é k justifiquei tudo o melhor possivel.

 

 

Cumprimentos!!!

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já me aconteceu, muito poucas vezes em muitos anos, que após uma TPA (passadas umas horas) encontre a água esbranquiçada. Isto é sintoma de morte de bactérias.

Ora o que se passa nestes casos é que a água nova, por um motivo qualquer (cloro,, metais pesados, diferença de temperatura ou de pH...) pode matar uma grande parte das bactérias nitrificantes que se soltam na água provocando o aspecto leitoso.

 

Temos então a mesma produçao de amónia proveniente da mesma quantidade de matéria orgânica em decomposição, mas bactérias insuficientes para a combater.

 

Na última vez que isto me aconteceu, a amónia tinha subido a 0,8 mg/l, mas já tinham passado umas horas. E como sei que passaram umas horas? Porque o excesso de amónia enfraquece o sistema imunitário dos peixes e aparecem doenças. Um dos peixes tinha sinais de infecção bacteriana (barbatanas caudais muito "roídas") e outros também apresentavam sinais idênticos; ora as doenças demoram o seu tempo a manifestarem-se. Não são instantâneas como o pudim.

 

Com esta história (e já vou na 4ª em 10 anos) quero fazer ver que o teste de amónia permitiu-me determinar a origem do esbranquiçamento da água e por conseguinte as acções a tomar: TPA 40%, bactérias de frasco lá para dentro e medicamento para infecção bacteriana.

 

Mais tarde, a amónia desapareceu e deu lugar aos nitritos: teste para que te quero...!

 

Em suma: pode haver um sem número de situações que afectem o equilíbrio das bactérias nitrificantes e estes testes permitem-nos controlar a situação com valores concretos e não a olho. Por isso os aconselho em permanência.

Cumps.

 

P.S.: fora do ciclo do azoto também aconselho o do pH (a água das nossas torneiras varia) e do KH que estabiliza pH e também varia.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma maneira facil de proteger as colonias de bacterias é, teres a agua num recipiente com um oxigenador durante 1 dia (para libertar grande parte do cloro e outros componentes), e aquecer a agua se for caso de uma grande muda de agua..

 

Se fizeres isso não deves ter grandes problemas com as mudas de agua...

Hélder Galvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Amigos, deixem-me reavivar este tópico pois estou com um problem parecido.

 

Resumindo ... cerca de 3,5 semanas de ciclo que supostamente devia ter sido acelerado com o uso do Seachem Stability para a introdução de alguns peixes no 3º dia conforme o anunciado pela Seachem. Aliás a Seachem diz que se pode por no 2º dia por logo peixes se a dosagem de Stability for seguida.

 

Bom mal ou bem, acontece que à mais de uma semana tenho agua esbranquiçada depois de ter tido um inicio de agua verde (tratada com um block-out de luz por 3 dias e depois com uma tpa 50%).

 

Já li muitas coisas na net sobre agua esbranquiçada .... uns referem-se a boom de bacterias outros a bactérias mortas.

 

Não me entendo.

 

Tb não percebo pq raio não tenho nem NO2 e o NO3 < 1. Parece que o ciclo não está feito.

 

Nas TPA's usos sempre o condicionador da Nutrafin mas a ser morte de bactérias e não um boom, tb pode ser isto :

 

Certo. Isso e condicionador de água.

O problema é que a origem da morte das bactérias pode nada ter a ver com o cloro.

Cumps.

 

 

Não sei o que fazer mais.

 

Já agora o aqua tem 90x45x45 e o filtro é um Eheim Pro II 2026 e uso CO2 pressurizado. Uso substrato fértil da Tropica, Aquasoil Malaya, areia, pedras de basalto e troncos Red Moorwood.

 

Ontem limpei o filtro , usando a agua do aquário claro, e mudei a esponja banca.

 

Fiz esta limpeza já pq o substrato já vinha de uma outra montagem e como é logico à mais "porcaria" por ser uma remontagem.

 

Cumps,

Jorge

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitritos são para mim os menos proveitosos pq... se tiveres um excesso destes..é possivel k tenhas tido um excesso de amonia e os peixes ja têm asas...pelo que o teste da amonia faz com que seja desnecessaria a existencia do de nitritos.

No caso de se estar a verificar se o ciclo esta completo... bastará ter o teste de nitratos k indica que ja se formaram as bacterias produtoras de nitritos, e tambem o teste da amonia que indicará quando a quantidade de bacterias é suficiente para processar toda a materia organica providenciada.

 

Claro que o teste dos nitritos pode ser util... mas parece-me o menos importante e desnecessario para qualquer uma das situaçoes.

 

Apesar de me parecer que isto é o mais correcto... inicialmente não pensava assim... pensava que o teste dos nitritos era importante pq as bacterias produtoras de nitratos são de crescimento mais lento podendo nao ter capacidade de processar um aumento rapido dos nitritos enquato que as que transformam a amonia em nitritos são as mais rapidas...por isso comprei o teste de nitritos e nitratos... e só uso o dos nitratos...

 

Gostava de saber a vossa opiniao sobre esta interpretaçao....uma vez que não estou 100% seguro, por isso é k justifiquei tudo o melhor possivel.

bom dia

 

Segundo a Nutrafin, o teste dos Nitratos só é fiavel se o teste dos Nitritos = 0.

Logo, se não sabes o valor dos Nitritos, nunca podes confiar no teste dos Nitratos.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo ... cerca de 3,5 semanas de ciclo que supostamente devia ter sido acelerado com o uso do Seachem Stability para a introdução de alguns peixes no 3º dia conforme o anunciado pela Seachem. Aliás a Seachem diz que se pode por no 2º dia por logo peixes se a dosagem de Stability for seguida.

bom dia

 

Alem da intrudução de bacterias, tens de alimentar as bacteria (colocar UM FLOCO por dia), senão intruduzes as bacterias mas elas não têem alimento.

 

Se não for isto, tambem não sei o que se passa.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, eu coloquei os peixes ao 3º dia :D

 

...Resumindo ... cerca de 3,5 semanas de ciclo que supostamente devia ter sido acelerado com o uso do Seachem Stability para a introdução de alguns peixes no 3º dia conforme o anunciado pela Seachem. Aliás a Seachem diz que se pode por no 2º dia por logo peixes se a dosagem de Stability for seguida.~

...

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.