coridora doente em comunitario - urgente!


siclpema

Recommended Posts

hoje ao almoço dei de caras com uma coridora com uma mancha branca na zona do inicio da cauda, não era bem 'pontos' era mais uma especie de 'tufo'....ontem não tinha nada disso! stive a procurar por alguam imagem que se identificasse e so encontrei estaPic_5864_1.jpg (esta imagem não é minha, é de outro site, é so para exemplificar...a minha coridora so tem uma pequena mancha na zona da cauda).

 

pelo que vi será uma bacteria/fungo, certo?

que tipo de tratamento/produto recomendam?

eu não tenho nenhum aqua onde possa separar a coridora dos outros peixes, e ja li que se poderia aplicar o tratamento/medicamento no aqua comunitário, mas eu tenho guppys bebes (alevins), não haverá nenhum risco para eles?

 

 

 

logo ja irei tentar arranjar algum medicamento, mas é a primeira vez que me adoece um peixe e estou um bocado 'à nora'

 

agradeço qualquer ajudinha!!

 

aquario 54Lt

 

2 coridoras

3 (pequeninos, tipo neon, não sei o nome certo, acho que é medaka)

2 guppys

varios alevins de guppy

1 limpa vidros

 

iluminação 30watt

 

temperaura :24/25graus

 

(Alteração: mudei a imagem, ja que ao pesquisar sobre a possivel doença da minha coridora, encontrei esta que exemplifica melhor)

Editado por siclpema
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá novamente! tenho mais uma 'resma' de questões :) se alguem puder ajudar agradeço

 

ontem não consegui encontrar o esha2000, e acabei por comprar o Fungol da JBL...será bom na mesma?

 

outra duvida: o meu filtro tem esponja e carvão, e na bula falava em não ter filtro com carvão...acabei por desligar o filtro durante a noite. será mais adequado retirar o carvão e deixá-lo filtrar so com a esponja, ou desligo o filtro e passado umas horas ja o poderei ligar (para ajudar a eliminar algum do medicamento)?

 

hoje de manha a minha cridora ainda estava na mesma, o fungo não evoluiu mas tambem não diminuiu... :) ela continua junto com os restantes peixes, optei por 'medicar' o aqua todo, a ver se o fungo não se transmite aos outros peixes, terei feito bem?

 

uma ultima questão: a temperatura do aqua esta entre 24º/25º. ja li que subir a temperatura do aqua ajuda a eliminar alguns fungos/bacterias... será boa ideia fazer isso no meu caso, ou não fará efeito nehum?

 

 

sei que sao muitas questões, ma como ja disse num post anterior, nunca tive um peixe doente e não sei bem o que fazer...alem disso não quero deixar andar sem fazer nada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá novamente! tenho mais uma 'resma' de questões :P se alguem puder ajudar agradeço

 

ontem não consegui encontrar o esha2000, e acabei por comprar o Fungol da JBL...será bom na mesma?

É óptimo para fungos e micoses. Não sei se será bem isso que a cory tem. Espera para ver.

 

outra duvida: o meu filtro tem esponja e carvão, e na bula falava em não ter filtro com carvão...acabei por desligar o filtro durante a noite. será mais adequado retirar o carvão e deixá-lo filtrar so com a esponja, ou desligo o filtro e passado umas horas ja o poderei ligar (para ajudar a eliminar algum do medicamento)?

Nunca desligues o filtro (só para a lavagem de manutenção). Retira o carvão activo e volta a pô-lo no fim do tratamento.

 

hoje de manha a minha cridora ainda estava na mesma, o fungo não evoluiu mas tambem não diminuiu... :D ela continua junto com os restantes peixes, optei por 'medicar' o aqua todo, a ver se o fungo não se transmite aos outros peixes, terei feito bem?

 

uma ultima questão: a temperatura do aqua esta entre 24º/25º. ja li que subir a temperatura do aqua ajuda a eliminar alguns fungos/bacterias... será boa ideia fazer isso no meu caso, ou não fará efeito nehum?

 

 

sei que sao muitas questões, ma como ja disse num post anterior, nunca tive um peixe doente e não sei bem o que fazer...alem disso não quero deixar andar sem fazer nada!

Ainda é cedo para ver a evolução. São precisos 4 a 5 dias. Aí sim se verá se esse medicamento era o ideal.

Ao medicares o aquário todo impediste o contágio; fizeste bem.

Podes subir a temperatura embora não me parece que vá ser útil já que não se trata de íctio.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Aumenta a frequencia das TPAs durante um mes e 'aspira' o areão.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Repõe o medicamento para a quantidade de água mudada. Aspirar o areão vai-te retirar muita nhanha que pode originar mais doenças.

 

Se no fim do prazo anunciado pelo fabricante não houver melhoras, experimenta o JBL Ektol Fluid (não confundir com o Ektol Cristal) que serve para infecções bacterianas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Aumenta a frequencia das TPAs durante um mes e 'aspira' o areão.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

realmente não percebo o que poderá ter causado isto...faço tpa's todas as semanas (a ultima foi no sabado) e ja hà varios meses que não coloco habitantes novos :?

 

logo ja farei mais uma tpa (na bula do medicamento diz que se deve mudar 50% de agua antes de colocar nova dose). entretanto sabado irei dar uma limpeza no aqua...bastará aspirar o areão ou é melhor retirar tudo e lavar todas as decorações/areia/vidros/etc? ...... :? alem disso tenho mais um problema: como vou fazer uma tpa em condições, aspirar areão, etc com pequenos alevins com cerca de 4mm e transparentes? alguem tem ideias??

 

li que colocar sal na agua ajudaria, mas tambem li que quem tem peixes de fundo não o deverá fazer...alguém confirma? tambem ja me lembrei de tentar retirar a 'mancha' com um cotonete, mas receio que vá stressar o peixe e isso baixar mais as defesas dele....que acham?

 

desculpem a insistencia das perguntas, mas tenho andado a pesquisar e tem-me feito um bocado de confusão, num sitios diz uma coisa, noutros ja diz o contrario, e fico um bocado 'à nora' :P

 

PS-mudei a imagem para se ver melhor, o que o meu tem é identico ao que o peixe da foto tem na barbatana superior..assim um tufozito branco

Editado por siclpema
Link to comment
Partilhar nas redes sociais