merlin Publicado Outubro 7, 2008 Publicado Outubro 7, 2008 Boa noite, Tenho algumas algas no meu aqua e as plantas, apesar de crescerem, não apresentam aquelas cores vivas e fortes e o 'ar' saudável que vejo em outros aquários. Como sempre, andei por aqui e por outros lados à procura de informação sobre o que poderiam ser as causas do meu problema e quais as possíveis soluções. Nas minhas pesquisas descobri que o valor dos nitratos / fosfatos / potássio é fulcral para a manutenção das plantas e para o controlo das algas. Ao principio pensei que o surto de algas (não são muitas mas já são algumas) se devia a um aumento de iluminação que fiz e a um excesso de fertilizante pelo que, diminui novamente a iluminação e parei de fertilizar diariamente. Acho que posso ter cometido um erro e percebi que podem não ser essas as razões mas sim, um valor demasiado alto de fosfatos pode ser a causa do meu problema. Já agora, as algas que eu tenho são uns tufos castanhos que aparecem no areão e nas folhas das plantas. Também tenho uns troncos e equipamento (ventosas) com um verdete mas pouco. Se me souberem identificar o tipo de alga, agradeço. :D Queria então a vossa opinião sobre quais as possíveis causas do meu problema e se, as acções que estou a planear fazer estão correctas. Qualquer sugestão / comentário é muito bem vindo. Eis o meu setup e química da água: Aqua: 100x30x40: 120L (montado há 1 ano) Iluminação: 2x30W= 1xSunglo 4200K + 1xFreshwater 6950K, 12 h/dia Aquecimento: 1x150W Filtro: Eheim 2213 (440L/h) Temp: 26ºC pH: 7.2 GH: 100 ppm KH: 30 ppm NO2: 0,1 ppm NO3: 7,5 ppm NH3/NH4: 0 ppm PO4: >1,8 ppm Fauna: 6 x Brachydanio rerio 2 x Chromobotia macracanthus 2 x Corydoras aeneus 5 x Gymnocorymbus ternetzi 8 x Hemigrammus rhodostomus 8 x Paracheirodon innesi 6 x Xiphophorus variatus Flora: Anubias barteri var. nana Cyperus Helferi Eleocharis parvulus Hygrophila difformis Limnophila Sessiliflora Ludwigia repens red Rotala macrandra Rotala rotundifolia Sagittaria subulata Vallisneria spiralis Ferltilização: JBL Ferropol 24: 2 gotas /dia JBL Ferropol: 15ml/semanal Bem, em primeiro lugar, como disse, quero baixar os fosfatos para controlar as algas e aumentar o consumo de nutrientes pelas plantas. Para isso, comecei a fertilizar diariamente com potássio (Florin-K: 2,5ml/dia) pois li que pode incentivar o consumo dos nutrientes pelas plantas o que as levará a consumir mais fosfatos e nitratos e assim ganhar a guerra com as plantas. Também notei que as folhas das plantas apresentam alguns sintomas que, por tópicos aqui do fórum, significa alguma insuficiência de potássio. Estou também a fazer 2 TPA por semana, uma de 25% e outra de 50%. Testei a água da torneira e tenho estes valores: pH: 7.7 KH: 40 ppm GH: 60 ppm PO4: <0,02 ppm NO2: 0 ppm NO3: 0 ppm Com estes valores, creio que estarei a reduzir os valores de PO4 e NO3. Voltei a ter as duas lâmpadas a funcionar, tinha desligado uma por causa das algas, e voltei a fertilizar com o Ferropol, também tinha parado. Questões: - TPA creio que não fazem mal a ninguém logo, acho que nesta parte acertei. - Acham que devo manter a fertilização com o potássio? De facto incentiva o consumo dos restantes nutrientes? Potássio e o Ferropol, não é fertilização a mais? - Iluminação? Está bem assim ou é demais? (ou de menos?) Por outro lado, acho que CO2 também seria proveitoso mas, neste caso tenho um problema. O CO2 vai baixar o pH e com um KH só a 30 ppm, o mais provável é que o pH caísse de uma forma drástica e teria um problema. Não me incomoda baixar um pouco o pH, aliás, a bicharada que tenho não é dada a grandes pH, por isso, injectar CO2 cumpriria 3 objectivos, baixar um pouco o pH, dar vida às plantas e controlar as algas. Pois bem, para aumentar o KH, pelo que vi, o indicado é adicionar bicarbonato de sódio. Li algures que 1 colher de chá por 50L de água aumenta o KH em 4º. Questões: - Acham benéfico injectar CO2? - Confirma-se que para aumentar o KH, o bicarbonato de sódio é o indicado? Qual o valor ideal de KH para não permitir uma grande descida do pH? Juntar que quantidade de bicarbonato e quantas vezes? Desculpem lá o testamento mas como sabem melhor do que eu, estas questões são complexas e são muitos os factores que influenciam uma dada situação e condicionam as soluções possíveis pelo que preferi colocar aqui o máximo de informação sobre o meu problema, os meus objectivos e o que pretendo fazer. Espero a vossa ajuda (e compreensão) para que não faça nada que prejudique a fauna e a flora. Obrigado. Abraço, fiquem bem.
Godlike Publicado: Outubro 8, 2008 Publicado: Outubro 8, 2008 Primeiro deves baixar esses fosfátos para 0.5 a 1 ppm... As TPA resolvem isso facilmente.. mas toma atenção aos tipos de comida que dás aos teus peixes porque podem ser ricos em fosforo e dai resultar nesses valores elevados.. Convertendo os valores que dás de GH será na escala alemã 4 a 8 dH 70 a 140 ppm Macia. Podes adicionar CO2 em pequena quantidade tipo CO2 fermentação.. Ajuda bastante as plantas a consumir os restantes nutrientes.. Em relação ao KH 5 é um valor ideial, para ter um ph estável, ou seja se adicionares CO2 em alguma quantidade a capacidade de absorção do kh 3 será menor logo se injectares em excesso o efeito tampão não vai ser suficiente.. dai recomendar uma fonte de CO2 em pequena quantidade.. Cumps Cumps
merlin Publicado: Outubro 8, 2008 Autor Publicado: Outubro 8, 2008 (editado) Primeiro deves baixar esses fosfátos para 0.5 a 1 ppm... As TPA resolvem isso facilmente.. mas toma atenção aos tipos de comida que dás aos teus peixes porque podem ser ricos em fosforo e dai resultar nesses valores elevados.. OK, baixar os fosfatos é o objectivo. E achas que o potássio ajuda? Convertendo os valores que dás de GH será na escala alemã 4 a 8 dH 70 a 140 ppm Macia. Podes adicionar CO2 em pequena quantidade tipo CO2 fermentação.. Ajuda bastante as plantas a consumir os restantes nutrientes.. Em relação ao KH 5 é um valor ideial, para ter um ph estável, ou seja se adicionares CO2 em alguma quantidade a capacidade de absorção do kh 3 será menor logo se injectares em excesso o efeito tampão não vai ser suficiente.. dai recomendar uma fonte de CO2 em pequena quantidade.. E para aumentar o KH? Bicarbonato? Quanto e durante quanto tempo? Abraço. Editado Outubro 8, 2008 por merlin
Fernando Freire Publicado: Outubro 11, 2008 Publicado: Outubro 11, 2008 O problema é que as mudas de água também baixam Nitratos... Experimenta fazer a muda de água (generosa) e fertilizar com um fertilizante com ambos os Macro-Nutrientes. Atenção que os fosfatos estão altos em relação aos Nitratos. Em termos de toxicidade não estão altos! Alimentas muito? Com comida congelada? Cumprimentos, "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
merlin Publicado: Outubro 11, 2008 Autor Publicado: Outubro 11, 2008 O problema é que as mudas de água também baixam Nitratos... Experimenta fazer a muda de água (generosa) e fertilizar com um fertilizante com ambos os Macro-Nutrientes. Atenção que os fosfatos estão altos em relação aos Nitratos. Em termos de toxicidade não estão altos! Alimentas muito? Com comida congelada? Cumprimentos, Alimento com flocos, não muito mas alguma coisa porque a fauna é razoável. E quando salto uma refeição as pestinhas atacam-me as plantas! Eu queria manter o equilíbrio entre os nitratos e os fosfatos. Esperava com as TPA baixar os fostatos e compensar a baixa dos nitratos com base na comida que dou. Recomendas então que após as TPA fertilize com nitratos também? Para além do potássio? Não sei se percebi bem que "ambos os Macro-Nutrientes" é que te estavas a referir. Fica bem.
Fernando Freire Publicado: Outubro 11, 2008 Publicado: Outubro 11, 2008 Alimento com flocos, não muito mas alguma coisa porque a fauna é razoável. E quando salto uma refeição as pestinhas atacam-me as plantas! Eu queria manter o equilíbrio entre os nitratos e os fosfatos. Esperava com as TPA baixar os fostatos e compensar a baixa dos nitratos com base na comida que dou. Recomendas então que após as TPA fertilize com nitratos também? Para além do potássio? Não sei se percebi bem que "ambos os Macro-Nutrientes" é que te estavas a referir. Fica bem. Nitratos e Fosfatos são Macro-Nutrientes! Há fertilizantes gerais com os dois! Micro-Nutrientes e Micro-Nutrientes + Macro-Nutrientes "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
merlin Publicado: Outubro 11, 2008 Autor Publicado: Outubro 11, 2008 Nitratos e Fosfatos são Macro-Nutrientes! Há fertilizantes gerais com os dois! Micro-Nutrientes e Micro-Nutrientes + Macro-Nutrientes Desculpa mas não estou a perceber. Não faz sentido fazer uma tpa para baixar os fosfatos e depois fertilizar com fosfatos! Como perco nitratos com a tpa, faz sentido fertilizar com nitratos agora com ambos, qual é o objectivo?
Fernando Freire Publicado: Outubro 12, 2008 Publicado: Outubro 12, 2008 Desculpa mas não estou a perceber. Não faz sentido fazer uma tpa para baixar os fosfatos e depois fertilizar com fosfatos!Como perco nitratos com a tpa, faz sentido fertilizar com nitratos agora com ambos, qual é o objectivo? Desculpa, expliquei-me mal. Estou habituado a fertilizantes de "Micro-Nutrientes" e "Micro + Macro". Além de não saber se tinhas fertilizante de Nitratos... Se tiveres separado, melhor. Muda de água e adiciona Nitratos. "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Godlike Publicado: Outubro 12, 2008 Publicado: Outubro 12, 2008 As TPA vão te baixar os valores de nitratos e fosfatos... como tens os fosfatos altos, com as TPA vais conseguir regularizar os fosfatos mas os nitratos podem ficar baixos.. Dai tens de compensar com a adição de nitratos!! O potassio ajuda no metabolismo das plantas, ou seja, ajuda a consumir os nitratos e fosfatos!! Claro que a fertilização com micro nutrientes é necessária Cumps
Recommended Posts