Neon Tetra Publicado Outubro 7, 2008 Publicado Outubro 7, 2008 Estou a iniciar um pequeno aqua (60x30x30 cm = 54 L) plantado e tenho dúvidas em relação à iluminãção: Posuo uma calha de 60 cm com 2 x T5 de 10.000 K ( vinham de origem). Queria trocar para algo mais apropriado: estava a pensar em combinar algo de 6500 K + 4500 K. Acham bem ? Que marcas recomendam ? Que acham da Aqua Medic Plant Grow ? Poderei manter uma de 10.000 K e comprar uma destas ? Obrigado Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Luís Fortunato Publicado: Outubro 8, 2008 Publicado: Outubro 8, 2008 Olá. Podes manter essas lâmpadas perfeitamente... a menos que aches que a côr é muito azulada para o teu gosto (eu não acho). Consegues manter as plantas perfeitamente com esse tipo de iluminação. Daqui a uns 9-12 meses, podes trocar as lâmpadas e aí sim comprar algo entre os 5800 e 10000 K. Servem perfeitamente... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Neon Tetra Publicado: Outubro 8, 2008 Autor Publicado: Outubro 8, 2008 Olá. Podes manter essas lâmpadas perfeitamente... a menos que aches que a côr é muito azulada para o teu gosto (eu não acho). Consegues manter as plantas perfeitamente com esse tipo de iluminação. Daqui a uns 9-12 meses, podes trocar as lâmpadas e aí sim comprar algo entre os 5800 e 10000 K. Servem perfeitamente... Cumprimentos Luís Fortunato Obrigado, Luís. Tinha receio que estes 10.000 K pudessem contribuir para o crescimento de algas ....Acho que é uma sugestão razoável trocar as lampadas no fim da sua vida útil. Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Luís Fortunato Publicado: Outubro 8, 2008 Publicado: Outubro 8, 2008 Olá. Vais-me desculpar o meu comentário, mas... Tinha receio que estes 10.000 K pudessem contribuir para o crescimento de algas Onde é que leste isso? De alguma fonte fidedigna? As algas não aparecem porque uma lâmpada é A ou B... as algas aparecem porque não há mais nada a consumir nutrientes dispersos na coluna de água e afins... Tanto podes ter algas com Warm White, com Cool White, Daylight, etc... Basta teres luz, independentemente da temperatura de côr, que se as plantas não consumirem os nutrientes, eles serão aproveitados pelas algas. As algas existem sempre num aquário... é tudo uma questão de equilíbrios. Se vamos dar hipóteses, ou não às algas. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Neon Tetra Publicado: Outubro 8, 2008 Autor Publicado: Outubro 8, 2008 (editado) Ok ! Eu pensei que uma luz 10.000 k era mais próxima da luz solar natural e poderia conter um espectro de frequências amplo de forma a fazer crescer plantas e algas. Julgava eu que com lampadas 6000-4000 K as frequências eram mais apropriadas para a fotossíntese das plantas e por isso seria uma vantagem "selectiva", que desfavorecia as algas. Na verdade eu não percebo muito disto e se calhar estou a confundir Tº da cor e gama de frequências ( comprimendos de onda) que compoem a luz. Então qual é a verdadeira vantagem das lâmpadas ditas para plantados ( Gro Lux, Plant Grow, etc.) ? Mais uma vez obrigado. Editado Outubro 8, 2008 por Neon Tetra Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Luís Fortunato Publicado: Outubro 9, 2008 Publicado: Outubro 9, 2008 Olá. Ok ! Eu pensei que uma luz 10.000 k era mais próxima da luz solar natural e poderia conter um espectro de frequências amplo de forma a fazer crescer plantas e algas. A temperatura de côr do sol no seu pico mais alto... pelo menos, visto da Terra, é de aproximadamente 5800 K. Tanto quanto sei, todas as lâmpadas fluorescentes emitem espectros visíveis contínuos (todas as cores, ou se preferires, todos os comprimentos de onda). Se é verdade que para a fotossíntese com clorofilas, somente necessitas dos comprimentos de onda 680 e 700 nm (região do vermelho), as plantas também são capazes de usar outros comprimentos de onda (azul, por exemplo). Mas vamos lá pensar um bocado... as algas não são igualmente verdes? a maior parte pelo menos... será que as algas não têm pigmentos fotossintéticos? Se calhar, em muitas delas é na mesma a Clorofila... Então porque razão é que há de haver lâmpadas que favorecem a fotossíntese das plantas, e não a das algas? Na verdade eu não percebo muito disto e se calhar estou a confundir Tº da cor e gama de frequências ( comprimendos de onda) que compoem a luz. Exacto... Temperatura de côr é uma medida que te indica a côr 'resultante' de um corpo. As suas cores vão, geralmente, do vermelho ao azul, passando pelo amarelo e branco. Esta medida é somente qualitativa e apenas indica a côr que os nossos olhos vêem (nós não refractamos a luz, como um prisma). Uma lâmpada fluorescente, seja ela warm white, ou cool daylight, emite em todos os comprimentos de onda. Ao passo que a primeira emite mais intensamente em comprimentos de onda maiores (mais avermelhada), a segunda emite mais intensamente em comprimentos de onda menores (mais azulada). Então qual é a verdadeira vantagem das lâmpadas ditas para plantados ( Gro Lux, Plant Grow, etc.) ? Boa pergunta... até poderão ter picos mais intensos nas regiões 'utilizáveis' pelas plantas, mas a minha questão mantém-se: as algas não utilizam igualmente esses mesmos comprimentos de onda? A partir do momento em que comecei a utilizar lâmpadas, ditas vulgares, como da Osram ou da Philips e obtive resultados melhores ou iguais aos das ditas lâmpadas próprias para plantas de aquário, a minha dúvida neste campo ficou totalmente esclarecida. Não é uma lâmpada que cria algas, ou fortalece as plantas... é todo um conjunto de factores em que a luz claramente desempenha um papel importante. Mas esse mesmo crescimento saudável não é exclusivamente dependente das lâmpadas que utilizamos. E depois vem o factor financeiro... o que é preferível? Comprar uma lâmpada de 6500 K da Osram/Philips, ou uma dita, própria para aquários que é exactamente igual, mas que custa 4 ou 5 vezes mais? Apesar de o marketing ser algo importante na nossa sociedade, muitas vezes é preferível perder mais algum tempo a questionarmo-nos sobre a veracidade do que afirmam, do que atirarmo-nos logo de cabeça... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Neon Tetra Publicado: Outubro 9, 2008 Autor Publicado: Outubro 9, 2008 Obrigado pelos esclarecimentos. Eu sei que o marketing existe para isso mesmo. Até porque muitas marcas de lampadas de aquariofilia nem fabricam as próprias lampadas , compram-nas aos fabricantes e arranjam-lhe umas caixas muito bonitinhas. Também acho que a aquariofilia é um hobby viciante mas requerer alguma maturidade para não nos atirarmos logo de cabeça e sabermos esperar pelos resultados. Vou então ficar com as minhas lampadas. Mais tarde troco por umas 6500 k ditas "normais". Obrigado. Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Recommended Posts