Depois do filtro externo está tudo pronto! 55Lts


Bruno C

Recommended Posts

Olá à comunidade!

 

Uma breve história do meu começo:

Iniciei-me no universo da aquariofilia há um ano e meio com um kit de 40 cm e 4 gold fish. O vício e a vontade de criar um ecosistema é devastadoramente (financeiramente falando nyah ) crescente e logo comecei a plantar umas anubias, a instalar uma pequena raiz... a compor o aquário.

Como qualquer família um dia há que aumentar a casa e a evolução lógica e possível quer pelo espaço quer pela questão monetária, foi um aquário de 60 cm com 55 Litros.

Está na hora então, e depois de ter colocado aqui no forum uma questão sobre filtros externos, de mostrar o meu humilde, mas muito acarinhado aquário.

 

Setup:

.Aquário Aquapor, modelo Sirius (60x30x35)

.Iluminação, calha Aquapor com Lâmpada F15T8 RED

.Aquecedor Tetra HT75 (75wts)

.Filtro externo Tetra Ex700

.Alimentador Eheim

.Substrato Sera Floredepot

.Areão Anivite (de hipermercado)

.Pedras e conchas (da praia, devidamente fervidas)

.Uma raiz (não consigo especificar)

.Água doce 55Lts (Torneira)

 

Inicialização/Manutenção:

.Tetra Aquasafe

.Sera Florena

 

 

Habitantes:

.Uma anúbia

.Uma Limnophila sessiliflora

.Uma Hygrophila difformis

.Uma... outra que não consigo identificar (fundo aquário à direita)

 

.Tetra Neon X5

.Tubarão Bala X1

.Limpa vidros albino X1 (não consigo especificar)

 

Valores:

Temperatura - 27c

pH - entre 7 e 7.5

KH - 3

NH4/NH3 - 0

 

e aqui ficam algumas imagens:

 

O início! - Substrato

IMG_4949.JPG

 

O areão

IMG_4951.JPG

 

As plantas e a raiz

IMG_4953.JPG

 

Algumas plantas em pormenor - A anubia, a Hygrophila e a Limnophila

IMG_4959.JPG

 

A montagem final, com o alimentador, e o novo filtro externo - Passadas 3 semanas da montagem

IMG_8101.JPG

 

Em pormenor

IMG_8104.JPG

 

 

Claro que estou aberto às vossas opiniões, sugestões e críticas!

 

E tenho já umas dúvidas no que toca aos valores medidos.

Não deveria subir um pouco a dureza? e estou a pensar colocar turfa no filtro para baixar o pH para mais perto de 7... ou não será necessário?

 

Tenho feito TPA semanais adicionando sempre Aquasafe (para estabilizar a água da torneira) e Florena (para alimentar as plantas) contudo a planta mais à esquerda, a Hygrophila está a "morrer", penso. Tem estado a enfraquecer e as folhas apresentam zonas em putrefacção, sendo muito frequente encontrar ramos desta planta a flutuar.

 

Os peixes andam saudáveis e quero aumentar a fauna logo que esteja tudo estabilizado, dentro de duas, três semanas, espero. Aceito sugestões para espécies!

 

Cumprimentos,

 

Bruno C.

Editado por Bruno C

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá à comunidade!

 

Uma breve história do meu começo:

Iniciei-me no universo da aquariofilia há um ano e meio com um kit de 40 cm e 4 gold fish. O vício e a vontade de criar um ecosistema é devastadoramente (financeiramente falando love you ) crescente e logo comecei a plantar umas anubias, a instalar uma pequena raiz... a compor o aquário.

Como qualquer família um dia há que aumentar a casa e a evolução lógica e possível quer pelo espaço quer pela questão monetária, foi um aquário de 60 cm com 55 Litros.

Está na hora então, e depois de ter colocado aqui no forum uma questão sobre filtros externos, de mostrar o meu humilde, mas muito acarinhado aquário.

 

Setup:

.Aquário Aquapor, modelo Sirius (60x30x35)

.Iluminação, calha Aquapor com Lâmpada F15T8 RED

.Aquecedor Tetra HT75 (75wts)

.Filtro externo Tetra Ex700

.Alimentador Eheim

.Substrato Sera Floredepot

.Areão Anivite (de hipermercado)

.Pedras e conchas (da praia, devidamente fervidas)

.Uma raiz (não consigo especificar)

.Água doce 55Lts (Torneira)

 

Inicialização/Manutenção:

.Tetra Aquasafe

.Sera Florena

 

 

Habitantes:

.Uma anúbia

.Uma Limnophila sessiliflora

.Uma Hygrophila difformis

.Uma... outra que não consigo identificar (fundo aquário à direita)

 

.Tetra Neon X5

.Tubarão Bala X1

.Limpa vidros albino X1 (não consigo especificar)

 

Valores:

Temperatura - 27c

pH - entre 7 e 7.5

KH - 3

NH4/NH3 - 0

 

e aqui ficam algumas imagens:

 

O início! - Substrato

IMG_4949.JPG

 

O areão

IMG_4951.JPG

 

As plantas e a raiz

IMG_4953.JPG

 

Algumas plantas em pormenor - A anubia, a Hygrophila e a Limnophila

IMG_4959.JPG

 

A montagem final, com o alimentador, e o novo filtro externo - Passadas 3 semanas da montagem

IMG_8101.JPG

 

Em pormenor

IMG_8104.JPG

 

 

Claro que estou aberto às vossas opiniões, sugestões e críticas!

 

E tenho já umas dúvidas no que toca aos valores medidos.

Não deveria subir um pouco a dureza? e estou a pensar colocar turfa no filtro para baixar o pH para mais perto de 7... ou não será necessário?

 

Tenho feito TPA semanais adicionando sempre Aquasafe (para estabilizar a água da torneira) e Florena (para alimentar as plantas) contudo a planta mais à esquerda, a Hygrophila está a "morrer", penso. Tem estado a enfraquecer e as folhas apresentam zonas em putrefacção, sendo muito frequente encontrar ramos desta planta a flutuar.

 

Os peixes andam saudáveis e quero aumentar a fauna logo que esteja tudo estabilizado, dentro de duas, três semanas, espero. Aceito sugestões para espécies!

 

Cumprimentos,

 

Bruno C.

 

Olá Bruno

 

Um problema que vejo na sua descrição é seu Ph para Tetras Neons. Um Ph emtre 7 e 7.5 para esses peixes é um problema, pois são peixes de água Ácida. Quanto a higrofila, ja tive essa planta no meu aqua, e na minha situação era normal ela soltar algumas folhas, pois essa planta é vendida na maioria das lojas, pelo menos aqui na Bahia, na sua forma Emersa, sendo que ao ser coloca submersa entra num processo de transformação, pois suas folhas se alteram fisicamente, mudando de forma. Mais pelo que vi nas fotos a sua ja se encontra na sua forma submersa, então não vejo o porque, talvez falta de algum nutriente. Mais espera pelo comentario dos mais experientes pois, estou começando adquirir experiencia agora nas fertilizações.

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres baixar o pH a melhor maneira é adicionares CO2, que as plantas agradecem :)

 

mete um sistema caseiro, que para esse aqua é mais que suficiente.

 

e não aumentes a dureza, enquanto o pH n estiver nos valores que queres

 

as plantas n será falta de nutrientes? a quanto tens os nitratos?

 

se fosse a ti, metia umas barras de fundo, no pé das plantas..

 

outra coisa, 15W é muito pouca luz para esse aqua, o meu tem as mesmas medidas e tem 48W.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pssfilho, Joints

 

Obrigado pelos vossos comentários!

De facto o valor de pH é o que mais me preocupa neste momento.

Quanto à hygrophila, vou voltar à loja e comentar esse assunto, pode ser que me possam ajudar, porque na realidade a planta apresenta pontas novas em desenvolvimennto, mas outras a desfazerem-se. Nutrientes elas têm... porque não só o substrato tinha "comprimidos" de nutrientes, como semanalmente adiciono o Sera Florena, e as restantes desenvolvem-se bem.

 

Quanto ao cO2, não sei bem como produzir, mas sei que aqui pelo forum há vários posts sobre esse assunto. É algo a explorar decididamente.

A iluminação!, sim vou aumentar a potência porque também me parece demasiado fraca. Alguma sugestão para tipos de lâmpada... tonalidade?

 

Obrigado pelos comentários!

Editado por Bruno C

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção aos nutrientes, existem micros e macros

 

o Sera Florena é de micros ( Fe, Mg, Cu, etc ), as pastilhas que puseste no fundo não sei, mas verifica se são de macros ( NPK )

 

mas provavelmente será falta de luz...

 

tu nessa calha consegues meter mais potência? o ideal seria uma PLL 6500 K de 36W

 

eu uso duas lâmpadas compactas de 24W, se calhar a maneira mais económica e simples de o fazer...

 

receitas de CO2 é muito simples, procura no DIY

 

a que eu uso é:

 

1 litro àgua

200g de açucar

5 colheres de chá de bicarbonato sódio

1 colher de chá de fermento padeiro

 

e bomba que é uma maravilha!! e faz-te baixar o pH bastante

 

eu se fosse a ti, metia o CO2 e ia medindo o pH, quando este chegar a valores que te interessem, tipo 6.5, ia aumentando o kH com bicarbonato de sódio até um valor 4/5... o que te estabilizaria o pH no valor que quisesses... tens é que fazer isso muito devagar.

 

outra coisa.

 

enche o aqua até a 1 cm da borda, isso ainda leva prai + 10 litros

e acho que tens um pouco de areão a mais, a camada de cima podia ser metade, aí com 5 cm chega, pq deves ter prai 60x30x20 de àgua não? isso só dá 36l o que é mto pouco

 

o aqua já n é grande e estás a desperdiçar volume....

Editado por joints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pedras e conchas (da praia, devidamente fervidas)

Pelo menos as conchas vão-te subir ainda mais o pH.

 

Um Ph emtre 7 e 7.5 para esses peixes é um problema, pois são peixes de água Ácida.

Tens então um problema a dobrar.

 

De facto o valor de pH é o que mais me preocupa neste momento.

E tens bons motivos para isso. A não ser que consigas compensar com o CO2.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo menos as conchas vão-te subir ainda mais o pH.

 

 

Tens então um problema a dobrar.

 

 

E tens bons motivos para isso. A não ser que consigas compensar com o CO2.

Cumps.

 

se tens o pH a 7.5 as conchas n ajudam, n tinha lido isso...

é importante manter o pH correcto para as especies e a amonia faz menos danos em pH's mais baixos

 

penso que o CO2 será suficiente para te fazer baixar de 7.5 para 6.5 e depois controlas subindo o kH ( pq 3 é baixo ), n te faz efeito tampão na descida do pH.

 

mas experimenta colocar CO2 e vai reportando

turfa no filtro tb pode ser uma boa maneira mas é mais dificil de controlar e não ajuda as plantas.

 

com o CO2 vais ver uma diferença brutal nas plantas, compara as fotos do meu antes e depois do CO2, luz e fertilizantes :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... vou urgentemente introduzir CO2.

As conchas, na realidade são duas muito pequenas 5 cm, mas vou retirá-las e ver o que acontece.

O areão que uso poderá contribuir para um ph tão elevado? Começo a questionar-me sobre isto porque tenho um outro aquário, de 40 cm com peixes de água fria e embora não tenha conchas, pedras ou rochas,apresenta também um ph entre perto dos 7.5. Tenho apenas uma raiz do mesmo género e uma anubia.

 

Concordo com o facto de ter demasiado areão, mas achei que poderia ser necessário apra fixar as plantas. Na vossa opinião devo reduzir a quantidade?

 

Esta semana ainda vou apostar no CO2 (já hoje) e no aumento da iluminação.

Tenho uma dúvida relativamente ao CO2 preparado em casa. Sigo a receita que me indicaste (Joints) e depois verto para o aquário?

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma dúvida relativamente ao CO2 preparado em casa. Sigo a receita que me indicaste (Joints) e depois verto para o aquário?

yikes:puppydogeyes: NÃO VERTES NADA LÀ PARA DENTRO! Espero que vas a tempo de ler mais um bocadinho sobre o procedimento de CO2 caseiro!

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL!!! Pois presumo que sejam os gases dessa fermentação que tenham que ser injectados no aquário...

Claro que não vou fazer nada sem antes ter lido bastante sobre o assunto. Aprendi que neste hobby é preciso muita calma acima de tudo! Tudo acontece lentamente.

Editado por Bruno C

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL!!! Pois presumo que sejam os gases dessa fermentação que tenham que ser injectados no aquário...

Claro que não vou fazer nada sem antes ter lido bastante sobre o assunto. Aprendi que neste hobby é preciso muita calma acima de tudo! Tudo acontece lentamente.

 

 

Certo! :puppydogeyes:

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai ca susto que eu apanhei agora!!! já tava a imaginar um aquario cheio de leite e um gajo a chamar-me nomes :puppydogeyes: !! yikes :D

 

segue este link

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

 

é do melhor, apesar de ter alterado um pouco a receita

 

eu uso um difusor de escada, é simples, barato e funciona.

 

tens é que ter muito cuidado em vedar muito bem, as tampas das garrafas às vezes são duvidosas... eu uso um de àgua de 1.5l e vedei o tubo com estearina

Editado por joints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yikes A pergunta inicial "devo verter..." pode ter parecido tola, mas sem ler sobre o assunto é o que dá! Ainda que meter fermento e bicarbonado dentro do aquário pareça um perfeito disparate.

Mas não faço nada sem ter bem a certeza, e iria sempre ler antes de fazer.

E não te preocupes porque não te iria responsabilizar por um disparate que cometi!! Devo mesmo dizer que este forum tem sido uma "biblia" para mim! A partilha de experiências é muito útil.

Muito obrigado pelo link! :puppydogeyes: Quando sair do trabalho já vou bricolar!

 

Quanto tempo dura este preparado? Pela tua experiência, devo renovar a mistura ao fim de quanto tempo?

Estive a ler e já percebi que devo trocá-lo quando a quantidade de bolhas à saída reduzir significativamente e isso pode variar quer pela mistura quer pela forma como é injectado.

Editado por Bruno C

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yikes A pergunta inicial "devo verter..." pode ter parecido tola, mas sem ler sobre o assunto é o que dá! Ainda que meter fermento e bicarbonado dentro do aquário pareça um perfeito disparate.

Mas não faço nada sem ter bem a certeza, e iria sempre ler antes de fazer.

Muito obrigado pelo link! :puppydogeyes: Quando sair do trabalho já vou bricolar!

 

Quanto tempo dura ese preparado? Pela tua experiência, devo renovar a mistura ao fim de quanto tempo?

 

 

tava a brincar :D

 

bicarbonato de sódio metes às colheres pra dentro da àgua, qdo quiseres aumentar o kH

o fermento é que n me parece bem :D

 

tenho isto a funcionar há quase 17 dias e continua a fuincionar bem, n diminuiu o caudal

 

outra coisa

essa flauta montada dessa maneira n te cria muita corrente na àgua??

é que eu tenho um EX600 e tive que a colocar no topo do aqua, só metade e com a ponta aberta..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tava a brincar :)

 

bicarbonato de sódio metes às colheres pra dentro da àgua, qdo quiseres aumentar o kH

o fermento é que n me parece bem ;)

 

tenho isto a funcionar há quase 17 dias e continua a fuincionar bem, n diminuiu o caudal

 

outra coisa

essa flauta montada dessa maneira n te cria muita corrente na àgua??

é que eu tenho um EX600 e tive que a colocar no topo do aqua, só metade e com a ponta aberta..

 

Ah, então já percebi que a receita é duradoura!

Pois... a flauta poderia estar fora, mas por um motivo muito especial (lá em casa a área feminina acha que faz muito barulho) está dentro. Como é o EX700 tem caudal suficiente para gerar corrente e para produzir agitação à superficie, neste aquário. Comprovo quando os alimento pela forma como os flocos se deslocam e pela forma como a temperatura fácilmente se mantem uniforme.

Editado por Bruno C

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, então já percebi que a receita é duradoura!

 

n tenho queixa, ainda estou a fazer experiências mas acho que mto açucar, bastante bicarbonato ( 10% )... e pouco fermento deve dar prai para um mês, digo eu

acho que o bicarbonato "atrasa" um pouco mas isso é bom... são 24h a bombar.

 

 

Como é o EX700 tem caudal suficiente para gerar corrente

 

pois por isso mesmo, tem até demais para um 60l... :shock:

digo isso pq se vê as sombras das ondas à superficie, nas fotos, imagino que te levante o fundo também, o que nem sempre é mau..falo por mim.

 

eu retirei meia flauta e abri a ponta....

Se aumentas a àrea de saida diminuis a corrente e mantêns o caudal, a torneira do filtro fica totalmente aberta o que só dá saúde à parte mecânica...

n faz barulho nenhum e fica dentro de àgua, agita apenas um catinho oposto ao do difusor de CO2.

 

n precisas de ter nenhum tsunami para fazer as trocas gasosas, basta "rodar" a superficie... qto mais agitar, mais CO2 vais retirar da àgua bang

 

imagem119ym0.jpg

 

aquela coisa redonda acima do termometro é a saida da flauta....

 

os meus camarões não gostam de grandes agitações, n sei como são os teus peixes :shock:

 

são só ideias...

 

podes ver ao fundo tb o difusor de escada do CO2, com as bolhinhas

Editado por joints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Joints, o teu aquário está porreiro! Tens umas plantas todas cheias de vitalidade.

Não tenho assim tanta agitação, dessa de levantar fundo :D , até porque os peixes nadam livremente e sem grandes complicações.

Reparei que colocaste a flauta na lateral em vez de no fundo, tem vantagem? ou foi apenas uma opção estética?

No lado direito a "caixa preta" ao fundo é a saída de CO2?

 

Hoje vou retirar algum areão do meu e instalar uma nova lâmpada, mais potente. Ontem fiz uma análise ao pH da água que sai da minha torneira... 7.5! Não admira que no aquário a coisa onde este valor...

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Joints, o teu aquário está porreiro! Tens umas plantas todas cheias de vitalidade.

Não tenho assim tanta agitação, dessa de levantar fundo :D , até porque os peixes nadam livremente e sem grandes complicações.

Reparei que colocaste a flauta na lateral em vez de no fundo, tem vantagem? ou foi apenas uma opção estética?

No lado direito a "caixa preta" ao fundo é a saída de CO2?

 

Hoje vou retirar algum areão do meu e instalar uma nova lâmpada, mais potente. Ontem fiz uma análise ao pH da água que sai da minha torneira... 7.5! Não admira que no aquário a coisa onde este valor...

 

as plantas estão assim graças a 48W luz, nutrientes equilibrados e CO2 :shock:

 

coloquei a flauta nessa posição porque era a maneira que me fazia menos corrente... e além disso, fica + escondida

 

caixa preta? não, a coisa preta é a captação do filtro, com uma meia para não aspirar os camarões...

 

o difusor de CO2 é aquela coisa cinzenta com o tubo.... é de escada e funciona bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe! A caixa preta parecia mesmo um filtro interior!!

Talvez ficasse mais estético se substituisses a meia por uma rede fininha, do género rede mosquiteira e a colocasses só na grelha de aspiração! Assim não terias mais um corpo estranho, para além de tudo o que já temos que ter dentro dos aquários (tubos, aquecedores, termómetros...) é só uma ideia ;)

 

Quanto à iluminação, hoje vou tratar de aumentar a minha... não sei se para tanto, mas certamente mais de 15 será!

Hoje vou também introduzir o CO2, ontem não consegui fazer a mistura.

 

Depois vou dando notícias!

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já tenho nova iluminação! PowerGlo tmabém de 15W, mas dada a latitude do espectro desta lâmpada, tudo parece mais iluminado!

Talvez daqui a algum tempo, duplique a iluminação.... tenho que fazer adaptações na tampa do aquário para esse efeito.

O CO2 vai hoje! entretanto o ph teve uma ligeira descida... sem qualquer intervenção. Vamos ver o que acontece.

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.