Frenchy Publicado Agosto 1, 2004 Publicado Agosto 1, 2004 Boa tarde pessoal, Já tenho aquários há algum tempo (6/7 anos) mas não sou um daqueles cromos, que sabe tudo, desde o areão, aos filtros a passar pelo comida e pelas plantas. Gostava portanto de ver esclarecidas umas dúvidas que tenho, que nem sei como ainda as tenho, por serem tão "básicas". Já sei que algumas já foram esclarecidas noutros tópicos mas gostava que elas fossem esclarecidas, directamente, do que indirectamente. Então aí vao: 1) Tenho um filtro externo Fluval 304, com 3 compartimentos, cada um dividido em 2, e com espaço para 4 esponjas. Ora bem, o que devo por nos compartimentos? E por que ordem? Eu sei que devo por cerâmicas e essas cenas mas gostava de saber nomes de marcas e ficar então com algumas referências. 2) Até à data, sempre tive plantas artificiais. Mas já tou farto de as ver no meu aquário, por serem feias, por serem sempre iguais e por outras razôes. Gostava então de por plantas naturais. Que tipo de plantas devo usar? Quais os nomes? Preciso de por algum produto extra na água? E no filtro? Que me aconselham? Que tipo de areão e o mais adequado? Sei que nao se deve usar areia por ficar compacta com o tempo, posso usar aquele areão normal e grosso? 3) Pessoalmente, não gosto de usar bombas de ar nos aquários por nao gostar de ver as bolhas, se usar as plantas não é necessário, de modo algum, usar outro tipo de oxigenador pois não? 4) Eu tinha mais dúvidas mas de momento não me lembro! Quando me lembrar volto a por, aqui neste tópico. Por favor, se puderem esclarecer estas dúvidas :D optimo!!! Desculpem a ignorancia... Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
minidiogo Publicado: Agosto 1, 2004 Publicado: Agosto 1, 2004 Olá! 2- Só te posso sugeriri plantas naturais dependendo da tua iluminação .Existem 3 factores essenciais para plantas saudaveis. 1- Boa iluminação; 2- Injector de Co2 e 3 Nutrientes (para já não te deves preocupar ja com este ultimo referido.). Existem plantas que necessitam de iluminção fraca, média e forte. Ou seja, se te recomendar uma planta que necessite de iluminação intensa e se a tua iluminaçao for fraca, não tens muito sucesso... 3- Durante o fotoperiodo é totalmente dispensavel a bomba de ar, pois a função desta é oxigenar as plantas, no entanto se houver plantas se for um aquário plantado as plantas ao realizarem a fotossintese estarão a libertar O2. Que os peixes irão absorver. Durante a noite, depois da iluminação desligada, a fotossintese passa a ser ao contrário. O O2 essencial para os peixes começa a ser absorvido pelas plantas e estas libertarão Co2. Durante a noite a bomba de ar é a 100% util para oxigenar a água. Não vale apena te preocupares com isto. Arranjas dois programadores automáticos, um para a iluminaçao e outro para a bomba de ar. O fotoperiodo deverá ser de 10/12 horas, passado meia hora da iluminaçao desligar a bomba de ar liga-se e antes meia hora de a iluminaçao ligar a bomba de ar desliga-se. Isto tudo automático, pois está claro. Quando a iluminação se ligar, terás uma grande perentagem de Co2 na água... Fica bem Citar Diogo Oliveira
Frenchy Publicado: Agosto 1, 2004 Autor Publicado: Agosto 1, 2004 Obrigado pelo esclarecimento das dúvidas!! A minha iluminação é média/alta, (não tenho presente quantos watts tem, nem o tipo que são mas mal saiba digo) porque além de ser forte o aquário tem muitas algas e a temperatura é normal (27.5ºC). Como me disseram, e é de facto um facto (lol), a iluminação forte, devido às altas temperaturas e não só, aumenta a quantidade de algas num aqua! o que achas então agora das plantaS?! Quanto à bomba, não e necessário então mais qo que uma pedra difusora né?Mais que isso seria exagero nãp? Diz qualquer coisa.. Vão respondendo!! Preciso de resposta para o ponto 1 Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Nuno Antunes Publicado: Agosto 3, 2004 Publicado: Agosto 3, 2004 Respondendo ao 1 então... O fluval tem uma boa filtragem mecânica conseguida com aquele set de esponjas que fica na parte lateral. Nos copos o ideal será apostar em filtragem biológica para maximizar o efeito. A hagen propõe o uso de carvão activado no copo inferior e metade do copo intermédio e usar cerâmicas na outra metade do copo intermédio e no copo superior. Mas se vais ter plantas o uso de carvão activado vai retirar nutrientes necessários às plantas por isso talvez o melhor seja não colocar carvão. Assim eu colocaria: copo inferior (L no manual) -> lã filtrante para apanhar as particulas que escapam às esponjas. copo intermédio (M no manual) -> Biofibras + cerâmicas pequenas. copo superior (H no manual) -> cerâmicas grandes. Cuidado em não meteres biofibras ou lã no copo superior (o que fica perto da bomba) ou corres o risco de sugar fibras para o veio da bomba e a danificares. Tem também atenção ao veio... é cerâmico e se o torceres ele vai partir. E é tudo acho. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Frenchy Publicado: Agosto 6, 2004 Autor Publicado: Agosto 6, 2004 Obrigado pelos esclarecimentos . Pois de facto eu quero colocar no aqua umas plantinhas naturais! Tipo, Siporax da Sera sao cerâmicas grandes né? Diz aí uma referência de uma marca e tipo de cerâmicas pequenas! Por exemplo, eu tenho aqui em casa, um Biopur que não usei todo. É aconselhável por? Isso é 1a cerâmica pequena?! Brigado por tudo Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Nuno Antunes Publicado: Agosto 6, 2004 Publicado: Agosto 6, 2004 Se não estou em erro o biopur é a cerâmica mais pequena da sera. Eles têm uma maiorzita (mais larga) que será talvez o Siporax que referes. Se tens biopur e se chega para os dois copos podes usar. O objectivo das cerâmicas é teres lugar para a colónia de bactérias se fixar e as cerâmicas são muito boas para esse efeito. Podes sempre comprar uma embalagem de siporax se preferires... é contigo. O teu filtro veio novo? É que se era novo e não veio com as matérias filtrantes (esponjas, 3 embalagens de carvão activado e 3 de cerâmicas) então foste enganado pois os filtros da hagen (fluval incluido) vêm sempre com matérias filtrantes. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Frenchy Publicado: Agosto 7, 2004 Autor Publicado: Agosto 7, 2004 Xiiii, que porcaria! Eu já o tenho a algum tempo mas por acaso tenho a ideia que nao vinha com materias filtrantes :D mas daqui a pouco tempo, quando trocar, o homem esta lixado! Vou ao mesmo sitio, de proposito, so pa o lixar!!!! Eu acho que entre a Biopur e a Siporax ainda há outra, mas nao me lembro do nome, e tambem nao quero tar aqui a opinar pois posso dizer asneira!! Brigado Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
totinda Publicado: Agosto 13, 2004 Publicado: Agosto 13, 2004 Olá!Durante a noite, depois da iluminação desligada, a fotossintese passa a ser ao contrário. O O2 essencial para os peixes começa a ser absorvido pelas plantas e estas libertarão Co2. Fica bem Ai é, mini? Vai dizer isso à tua prof de Biologia, vai! E para quando essa voltinha no Ferrari, hein? Citar
Just_me Publicado: Agosto 13, 2004 Publicado: Agosto 13, 2004 Está quase certo excepto a parte da "fotossintese ao contrário" e de isso só acontecer durante a noite! O que acontece é que as plantas tambem respiram, independentemente da fotossintese! E respiram 24h por dia! Só que durante o dia a taxa de produção de CO2 pela fotossintese é mais elevado que o consumo de O2 pela planta e o resultado é no compto geral: a planta absorve CO2 e liberta O2. Quando não tem luz, a fotossintese deixa de se dar e a respiração continua e portanto no total: a planta absorve O2 libertando CO2. e realemente a prof. de biologia não ia gostar da "fotossintese ao contrário" Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Frenchy Publicado: Agosto 13, 2004 Autor Publicado: Agosto 13, 2004 So uma incorreccao...De dia a planta inspira oxigenio e liberta co2, tal como a noite. Mas durante o dia, ela, alem de expirar co2, expira tambem, em muito maior quantidade, oxigenio, sendo este um produto de um conjunto de reaccoes que nao vale a pena tar a explicar, mete cloroplastos e tilacoides, e fluxos de electroes, a serio, acreditem, nao vale mesmo a pena! Entao, durante a noite, a planta inspira oxigenio e expira co2, tal como de dia! Mas ja nao liberta o2, como produto das reaccoes, pois devido a falta de luz realiza reaccoes diferentes a que se pode chamar Ciclo de Calvin, ou Fase escura ou mesmo fase quimica! Ao conjunto das reaccoes diurnas da se o nome de Fase clara ou fase fotoquimica! Ambos tem outros nomes... Espero nao ter errado em nenhum aspecto, mas eu dei isto para ai em Fevereiro/Marco, e com as ferias isto emperra tudo! Corrjam alguma coisa se estiver errada! Portem se, Frenchy Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
totinda Publicado: Agosto 13, 2004 Publicado: Agosto 13, 2004 A planta não expira oxigénio durante o dia (aliás, as plantas não expiram ). A nível de trocas gasosas, ocorrem dois processos distintos e independentes, nas plantas: - Respiração: tal como nos animais, é consumido oxigénio e libertado dióxido de carbono; tanto plantas como animais respiram de dia e de noite. - Fotossíntese: consome dióxido de carbono e liberta oxigénio; realiza-se apenas com acção da luz (daí o nome fotossíntese). Durante o dia, no cômputo geral, é libertado pela planta mais oxigénio do que dióxido de carbono (mal de nós se assim não fosse). À noite, a planta não realiza a fotossíntese, logo, apenas produz dióxido de carbono, logo, no cômputo geral, "ganha" o dióxido de carbono. Citar
Frenchy Publicado: Agosto 14, 2004 Autor Publicado: Agosto 14, 2004 Boas, totinda, inspirar, consumir, vai tudo dar ao mesmo! Para consumir, tem de entrar! Os termos adequados nao sao inspirar e expirar, mas tambem se se estivesse aqui a explicar tudo, "tim-tim por tim-tim" e com os nomes certos, nunca mais daqui se sai! Mas obrigado pela correccao!! Portem se, Frenchy Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Luis Queiroga Publicado: Agosto 14, 2004 Publicado: Agosto 14, 2004 So uma incorreccao...De dia a planta inspira oxigenio e liberta co2, tal como a noite. Mas durante o dia, ela, alem de expirar co2, expira tambem, em muito maior quantidade, oxigenio, sendo este um produto de um conjunto de reaccoes que nao vale a pena tar a explicar, mete cloroplastos e tilacoides, e fluxos de electroes, a serio, acreditem, nao vale mesmo a pena! Entao, durante a noite, a planta inspira oxigenio e expira co2, tal como de dia! Mas ja nao liberta o2, como produto das reaccoes, pois devido a falta de luz realiza reaccoes diferentes a que se pode chamar Ciclo de Calvin, ou Fase escura ou mesmo fase quimica! Ao conjunto das reaccoes diurnas da se o nome de Fase clara ou fase fotoquimica! Ambos tem outros nomes... Espero nao ter errado em nenhum aspecto, mas eu dei isto para ai em Fevereiro/Marco, e com as ferias isto emperra tudo! Corrjam alguma coisa se estiver errada! Só 2 coisas: - o O2 resultante da fotossíntese tem origem na água (H2O); - o Ciclo de Calvin é uma etapa da fotossíntese que fica melhor definida se denominada fase não dependente da luz, pois uma planta pode estar submetida a um fotoperíodo contínuo de 24h, dia após dia, respirando e fotossintetizando e, portanto realizando Ciclos de Calvin. :D Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Frenchy Publicado: Agosto 15, 2004 Autor Publicado: Agosto 15, 2004 Esqueci me de referir a proveniencia do o2, que, sim e verdade, provem da agua. Quanto ao resto, eu referi Ciclo de Calvin ou Fase escura...fase escura sem luz... Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Recommended Posts