jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Entao isso do meu kH ser 3ºd , vou ter que tar sempre a controlar o pH? a minima coisa o pH vai descer? Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
João Faria Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 Entao isso do meu kH ser 3ºd , vou ter que tar sempre a controlar o pH? a minima coisa o pH vai descer? Não, nada disso. O que tenho vindo a dizer é que a decomposição da matéria orgânica (ciclo do azoto) reduz o KH e isso desestabiliza o pH. Se o aquário estiver razoávelmente limpo e o filtro também, esse efeito é mínimo e um KH de 3dº já chega para estabilizar o pH. Tenta pôr menos pastilhas (parte-as) porque enquanto lá estiverem contribuem para a baixa do KH>>baixa do pH. Aspira quando fizeres TPAs (quinzenais) e limpa o filtro mensalmente. Básicamente é isto que eu faço. e tenho o pH estável. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Aé e que esta, sempre que faço uma TPA aspiro o fundo, e limpo o filtro todas as semanas, mas se calhar e de nao aspirar muito bem, ou de aspirar pouco. Nao a nada bom para tirar sujidade sem tirar agua? Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
João Faria Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 Aé e que esta, sempre que faço uma TPA aspiro o fundo, e limpo o filtro todas as semanas, mas se calhar e de nao aspirar muito bem, ou de aspirar pouco. Nao a nada bom para tirar sujidade sem tirar agua? Nada de jeito. De qualquer forma até convém tirares a água uma vez que o KH da torneira é bom e corrige o do aquário que é baixo. Por acaso tens algum tronco, turfa, pões algum produto para além do "anti-cloro"? Se continuares com o KH a baixar dessa maneira, mesmo com limpeza, a solução passa pelo bicarbonato de sódio: 1 colher de chá faz o KH subir 4dº e o pH cerca de 0,2. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Abel Brás Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 Nada de jeito.De qualquer forma até convém tirares a água uma vez que o KH da torneira é bom e corrige o do aquário que é baixo. Por acaso tens algum tronco, turfa, pões algum produto para além do "anti-cloro"? Se continuares com o KH a baixar dessa maneira, mesmo com limpeza, a solução passa pelo bicarbonato de sódio: 1 colher de chá faz o KH subir 4dº e o pH cerca de 0,2. Cumps. Nem mais!! isso deve ser tambem grande carga organica, deves limpas bem o fundo (fezes) e TPA´s nisso Citar O meu aqua 260 Deixem os vossos comentários e sugestões! Desovas de Escalares e actualizações !!!
jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Lol, nao percebeste, o meu problema era mesmo nao ter anti-cloro e como so tenho um balde de 10l so posso fazer TPA de 10 litros por dia. Tenho um tronco e uma rocha de xisto. de resto nao tenho quimicos nem turfa, deve ter sido da fauna a mais, mas agora vou reduzir a comida e vou limpar mais. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
Abel Brás Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 Lol, nao percebeste, o meu problema era mesmo nao ter anti-cloro e como so tenho um balde de 10l so posso fazer TPA de 10 litros por dia. Tenho um tronco e uma rocha de xisto. de resto nao tenho quimicos nem turfa, deve ter sido da fauna a mais, mas agora vou reduzir a comida e vou limpar mais. eu não uso anti-cloro e tenho um aqua com 8 Discus e 2 Escalares!!!! Citar O meu aqua 260 Deixem os vossos comentários e sugestões! Desovas de Escalares e actualizações !!!
João Faria Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 Lol, nao percebeste, o meu problema era mesmo nao ter anti-cloro e como so tenho um balde de 10l so posso fazer TPA de 10 litros por dia. Pois... esqueci-me desse pormenor. Já o tinhas dito antes. Tenho um tronco e uma rocha de xisto. de resto nao tenho quimicos nem turfa, deve ter sido da fauna a mais, mas agora vou reduzir a comida e vou limpar mais. Ora bem: limpeza do areão e do filtro são imprescindíveis e agora apareceu um elemento novo que é o excesso de fauna. Mesmo com o areão a brilhar e o filtro sem uma pinta de limos, os peixes exalam amónia na respiração. Se tiveres muita "gente", essa amónia intensifica o ciclo que, como já deves estar careca de saber, reduz o KH>>pH. Cumps. P.S.: arranja depressa o Aquasafe para fazeres TPAs de jeito :D P.P.S.: Abel Brás, espero que conheças os efeitos irritantes do cloro nas brânquias dos peixes e o facto de ser bactericida e dar cabo das bactérias do ciclo. Se puseres a água a descansar, não desprezes os efeitos a longo prazo dos metais pesados. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Pois... esqueci-me desse pormenor. Já o tinhas dito antes. Ora bem: limpeza do areão e do filtro são imprescindíveis e agora apareceu um elemento novo que é o excesso de fauna. Mesmo com o areão a brilhar e o filtro sem uma pinta de limos, os peixes exalam amónia na respiração. Se tiveres muita "gente", essa amónia intensifica o ciclo que, como já deves estar careca de saber, reduz o KH>>pH. Cumps. P.S.: arranja depressa o Aquasafe para fazeres TPAs de jeito :D P.P.S.: Abel Brás, espero que conheças os efeitos irritantes do cloro nas brânquias dos peixes e o facto de ser bactericida e dar cabo das bactérias do ciclo. Se puseres a água a descansar, não desprezes os efeitos a longo prazo dos metais pesados. Nao acho que tenho excesso, tenho 3 corys, 6 guppy e um pleco. Acho que devia limpar mais vezes e mais a fundo. Acham que uma kuhli ajudaria muito? Outra coisa, o musgo de java quando se desprende, descompoe-se? Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
João Faria Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 Nao acho que tenho excesso, tenho 3 corys, 6 guppy e um pleco. Acho que devia limpar mais vezes e mais a fundo. Pois mas para isso precisas do Aquasafe... Acham que uma kuhli ajudaria muito? Nem por isso. Outra coisa, o musgo de java quando se desprende, descompoe-se? Tanto quanto sei, não. Dá origem a mais musgo, mas não tenho a certeza. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Portanto, tou a ver que o Aquasafe iria-me ajudar muito. O que nao percebo é porque e que ha pessoas com fauna igual a minha em aqua iguais, e nao teem este prob. uma limpeza ao fundo uma vez por semana chega,nao? Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Será que é algo que passa com a estabilizaçao do aqua, e que so o tenho a um mes. mas por acaso so tive uma baixa em 12 peixes, nao ta mau Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
Joao Machado Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 "the more water changes you make a day keeps the doctor away". JPM Citar "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Nao tenho muito tempo para uma mudança por dia, mas posso tentar fazer mais que uma por semana de 15% é bom? Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
João Faria Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 Portanto, tou a ver que o Aquasafe iria-me ajudar muito. O que nao percebo é porque e que ha pessoas com fauna igual a minha em aqua iguais, e nao teem este prob. uma limpeza ao fundo uma vez por semana chega,nao? O Aquasafe neutraliza o cloro (ou cloramina) e os metais pesados. Com a sua ajuda já te poderias permitir TPAs maiores e como fazes aspiração em simultâneo, poderias aspirar mais em profundidade, até afundares o sifão até ao vidro em movimentos verticais alternados. Quanto às TPAs manterem o médico à distância, é verdade, só que aqui parece que o problema está numa sifonagem do fundo insuficiente e TPAs não incluem o areão :-D Em suma: maiores TPAs (sim Senhor), limpeza mais aprofundada do areão e não esquecer o tronco que também baixa o pH. Com o KH da torneira a 3dº, mínimo para estabilizar o pH, é mesmo preciso uma boa limpeza de fuñdo e TPAs. Eventualmente uns pózinhos mágicos de bicarbonato de sódio, só se fôr preciso. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Isso para curar, ou fazer sempre? Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
João Faria Publicado: Outubro 6, 2008 Publicado: Outubro 6, 2008 Isso para curar, ou fazer sempre? Com a limpeza de funda bem cuidada, as TPAs de 30-40% semanais, não deverás ter problemas com o KH/pH. Isto é que é a cura! Os "pózinhos mágicos" são só se vires que o KH passa para baixo dos 3dº. Digamos que são tratamentos de urgência. Faz testes regulares de KH mais perto da altura da TPA seguinte. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
jolibabe Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Publicado: Outubro 6, 2008 Bem ja fiz a TPA e agora vou esperar ate amanha. Depois digo qualquer coisa, mas agradeço-te imenso Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Feedback
Recommended Posts