Recommended Posts

Publicado

Boas.

Eu acho que ando com todos os azares na aquariofilia, trouxe uma guppy ja gravida para a minha casa, meti-a na maternidade e hoje ela teve alevins defecientes, alguns vinham tipo num ovo amarelo e so tinha olhos, outros vinham mortos todos enrrolados. até aqui tudo bem porque ja li que é possivel acontecer isto, mas uma coisa que nunca vi foi que alguns alevins nasceram 2 agarrados por uma bolinha (parecia um ovos) eles estao vivos, mas estao pregados ao tal ovo, eles tentam nadar mas n conseguem devido ao ovo, eu nao percebo como isto foi acontecer, apenas tem um guppy normal, mas penso que vai morrer.

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Boas.

Como se nao basta-se a guppy ter os filhos defecientes, morreu um irmao dela com hidropisia, foi que eu trouxe também da casa da sogra, e uma guppy femea também esta com hidropisia, esta doença pega?

Sinceramente nao compreendo o que se passa, deve ser muito azar.

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

pode ser pq as geracoes vieram tdas do mesmo par, ou seja, agora eh sempre irmaos c irmaos...no inicio num ha prob,mas algumas geracoes depois comeca a acontecer essas coisas, a mim, aconteceu 2x por volta da 4ª ou 5ª geracao ...

qto a doencas nao te posso ajudar ... na sei nada de nomes, qdo eles nao estavam mto bem levavam o tratamento de choque ... agua fria com mto sal .... ficavam lah um bocadito e depoix iam p um aquario (nao o original)

ia fazendo isso ate melhorarem ou ... bem ... nem sempre corre bem, mas bastantes vezes correu fixe ;)

PS:isto sempre com guppys

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Publicado:

Costuma-se dizer que "não há fome que não dê em fartura", ou seja, como a taxa de fertilidade dos Guppys é alta (penso que podem chegar a ter alevins 2 vezes por mês) diga-mos que a coisa dá para tudo ou seja até para os pais os comerem.

O que penso que acontece é que com tanta fartura de reprodução, muitos ovos não chegam a ser fertilizados ou então existem ovos em vários estados de desenvolvimento, o que se passa é que na altura das fêmeas "desovarem" (no caso dos Guppys não saem ovos, saem logo alevins) sai literalmente tudo de dentro delas, quer os peixes já estejam formados ou não. Ás vezes chega a dar dó :D mas é assim, depois a natureza encarrega-se de fazer a selecção natural.

Ás vezes também acontece (como nas pessoas) de nascer alguns alevins com deficiências.

Quanto á Hidropisia, vê os niveis de amónia, nitritos e nitratos da água, assim como o PH, os Guppys não gostam de água ácida, na pior das hipóteses 6.8 - 7.0 para cima.

Faz mudanças parciais da água, e aumenta a temp do áqua para pelo menos 28-30ºC (nesta altura não deve de ser dificl, com este calor).

Quanto a medicamentos a utilizar é que é complicado, não conheço nenhum que trate realmente a hidropisia.

Podes tentar dar uma alimentação mais rica e variada, assim como umas vitaminas, e talvez tentar utilizar o SERA Bactapur ou então o Flagyl (que é um antibiótico, há á venda nas farmácias).

Fica bem.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005