Recommended Posts

Publicado (editado)

Estou mesmo a ficar desesperada. Tenho um aqua com Co2 casiro ( estou a contar os euritos para comprar do outro). Tem 1m ,akadama de subtrato e fertilizo diariamente com ferro e potássio ( como me ensinou o Zogli a quem novamento agradeço). Tenho práticamente só anubias e musgo e outras plantas que me deu o Saleiro ( desculpa ai mas não sei o nome e são as unícas que estão lindas) . Iluminação 100w ( obra do Sergio Caneca) . Resumindo: as anubias estão cheias de raizes ( será melhor cortar ?????) e as folhas novas nascem todas ratadas... Que m....... esta.... nãoa tino com isto??? será qua algum peixe as come???? ajudem ai queria tanto fazer um tapete de ricia mas se nem anubias consigo nem vale a pena tapete ( só dos de limpar os pés por este andar) Vá lá o que me disserm para fazer eu faço banana rock é verdade TPA 1 vez semana 20%

Editado por ecavaco
  • Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Estou mesmo a ficar desesperada. Tenho um aqua com Co2 casiro ( estou a contar os euritos para comprar do outro). Tem 1m ,akadama de subtrato e fertilizo diariamente com ferro e potássio ( como me ensinou o Zogli a quem novamento agradeço). Tenho práticamente só anubias e musgo e outras plantas que me deu o Saleiro ( desculpa ai mas não sei o nome e são as unícas que estão lindas) . Iluminação 100w ( obra do Sergio Caneca) . Resumindo: as anubias estão cheias de raizes ( será melhor cortar ?????) e as folhas novas nascem todas ratadas... Que m....... esta.... nãoa tino com isto??? será qua algum peixe as come???? ajudem ai queria tanto fazer um tapete de ricia mas se nem anubias consigo nem vale a pena tapete ( só dos de limpar os pés por este andar) Vá lá o que me disserm para fazer eu faço banana rock é verdade TPA 1 vez semana 20%

Boas, podes fazer o teste de no3 e o po4 para saberes os valores... tenho a ideia que deves ter os nitratos a zero...

Adicionas micros??

Adicionar Ferro sem saber os valores dos restantes nutrientes pode se tornar muito mau.

cumps

Cumps

Publicado:

não tenho os testes só ponho o potassio e ferro e plant gro. nutrifin

Publicado:

nitritos e que tenho o teste fiz agora 0.8 estão altos e melhor fazer TPA???

Publicado:
não tenho os testes só ponho o potassio e ferro e plant gro. nutrifin

Sendo assim o que estás a fazer pode resultar num boom de algas..

Tens de saber os valores e mante-los estáveis e controlados o NO3 (nitratos) e PO4 (fosfátos)

Os nitratos são provenientes dos excrementos da nossa fauna que mantêmos e com a desnitrificação do filtro resultando (ciclo de azoto)

Os fosfátos vêm da comida que damos aos peixes, mas nem todas as comidas têm no seu composto fosfátos.

Precisas mesmo desses testes, para te conseguir ajudar banana rock

Cumps

Publicado:

rrado tem mais de um ano isto está bonito está o que é que se passa ???? estou a ficar empanicada ( leia-se em paníco)

Publicado: (editado)
rrado tem mais de um ano isto está bonito está o que é que se passa ???? estou a ficar empanicada ( leia-se em paníco)

Muito estranho... mas força nas TPAs para baixares os nitritos.. e tenta adquirir os testes que mencionei para começares a controlar esses valores (são indespensáveis para aquarios plantados)

Vê tb a validade do teste de no2

Editado por Godlike

Cumps

Publicado:

Ph a 7.2 costuma estar a 7 será que os testes estão marados???

Publicado:

tem validad até 2010 por ai não é ... Não tarda tenho mortes e emelhor fazer TPA não acham???? ainda por cima acabou o aqua safe la vou ao supermercado banana rock estou a ficar da cor do teste de PH- azul com isto tudo

Publicado:

ai vou eu.................. TPA TPA TPA parece uma manifestação

Publicado:
tem validad até 2010 por ai não é ... Não tarda tenho mortes e emelhor fazer TPA não acham???? ainda por cima acabou o aqua safe la vou ao supermercado banana rock estou a ficar da cor do teste de PH- azul com isto tudo

Sim faz TPAs..

Tem calma... e o filtro como está??? foi feita manutenção a quanto tempo

Cumps

Publicado:

é um eheim 2217 e limpei á 10 dias

Publicado:

comecei a falr das planras e agora vejo tudo lix................. quanto mais tenho cuidado parece que é pior livra.... agora não tenho aquasafe e as lojas aqui da zona fechadas e para o super está gente em barda ( fim do mês e mrcado de Azeitão é o que dá) posso fazer TPA sem agua safe ??? ou vai dar mais borrada ainda??

Publicado:
comecei a falr das planras e agora vejo tudo lix................. quanto mais tenho cuidado parece que é pior livra.... agora não tenho aquasafe e as lojas aqui da zona fechadas e para o super está gente em barda ( fim do mês e mrcado de Azeitão é o que dá) posso fazer TPA sem agua safe ??? ou vai dar mais borrada ainda??

Então o que deve ter acontecido foi que ao efectuares a limpeza mataste as bactérias do filtro, dai os nitritos a 0.8ppm

Cumps

Publicado:

ummmmmmmmmmmmmmmm podes ser achas que se puser na TPA aquela coisa das bacterias que vem em dois frascos ( não sei o nome pois o rotulo saiu)

Publicado:

Boas

Ecavaco, quanto tempo têm as lâmpadas?

Podes postar umas fotos do Aqua enquanto esperas que o pessoal do hiper dê a vaga?

Como disse o Godlike,

...Adicionar Ferro sem saber os valores dos restantes nutrientes pode se tornar muito mau...

Podes estar com excesso de ferro, umas fotos ajudavam a fazer o diagnóstico.

Abraço

Publicado:

achas ???? e isso vi com TPA olha agora que estava na luta descobri mais baixas 6 ampularias mortas que eu não tinha visto será que foi isso que fez subir os valores???

Publicado:
achas ???? e isso vi com TPA olha agora que estava na luta descobri mais baixas 6 ampularias mortas que eu não tinha visto será que foi isso que fez subir os valores???

Ora ai está o problema, ampulária em decomposição é veneno do pior, tira já isso e mais tpa´s pelo menos 2 por dia d 20% até zerares os nitratos.

Publicado:

parece que esta desvendado o mistério

Publicado:
parece que esta desvendado o mistério

Sim os animais em decomposição aumentam os valores de nitritos...

Em relação aos niveis altos de nitritos está descoberto a razão para tal..

Na limpeza do filtro deves ter morto as colonias de bactérias, e a morte das ampulárias foi o boom para esses valores de no2..

Cumps

Publicado:

deve ser isso resta saber porque morreram as bichas. cheirava mal que fervia

Publicado:

Boas Ecavaco! Também tens de ver porque morreram as Ampulárias,6 mortas pode ser excesso de Ferro.

Porque a fertilização tem de ser feita dependendo da quantidade e do tipo de plantas que se tem no aquário.Um aquário com HZ,Blixas e Rotalas tem de ter uma fertilização diferente de um aquário com Anubias,Valisnérias e Echinodorus.

O metabolismo das plantas é diferente,pelo que tens de avaliar bem as necessidades do teu aquário.Colocar fertilizante só por colocar não ajuda em nada,só desajuda,se o mesmo fertilizante não for aproveitado pelas plantas.

E não te esqueças que a própria água por si só tem nutrientes,pelo que há aquários(com plantas de metabolismo lento e sem nenhum sistema de CO2),que podem ser mantidos com extremo sucesso apenas com a adição semanal de um pouco de Micros(incluindo Ferro e Magnesio) e algumas gotas de Potassio.Outros há,com outro tipo de plantas mais exigentes que só conseguem sobreviver com um sistema de CO2 e com fertilizações mais rigorosas.

Coloca o setup do aquário,para te podermos ajudar melhor.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/