Recommended Posts

Publicado

Ola

Um dos meus discos apareceu hoje com 2 pontos brancos no alto deuma zona inflamada. Parece uma borbulha com pus.

Que fazer?

Obrigada

Publicado:

Olá

Luis esses costumam ser os 1ºs sinais da doença do buraco.

O "pus" á priori serão fungos, por debaixo está um pequeno oríficio que é uma ferida aberta.

Trata de fazer um tratamento com metronidazole, e mantem a agua mais limpa, varia mais a alimentação..

Abraços

frame.jpg

Publicado:

Hugo, aproveitando o balanço do teu post, és capaz, ou alguém é capaz, de me dizer que doses de Flagyl (Metronidazol) se devem colocar no aquário de acordo com a quantidade de água que ele possui ?

Por exemplo para 54 litros ou para 240 litros ?

E já agora durante quantos dias em média dura o tratamento com Flagyl ?

Obrigadão

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Publicado:

Peter, 250mg (1 comp) por cada 50 litros de água.

O tratamento pode variar um pouco... pode ser de 5 a 7 dias...

Penso que obterás melhores resultados se fizeres trocas diárias de 50% de água e colocando nova dose de medicamento.

O ligeiro aumento da temperatura da água ajuda no tratamento.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Bem pessoal obrigado ppelas respostas

tudo não passou de um simples caso de ictio. Aumentei a temperatura e já tá.

Abraço

Publicado:

Oi

Parece uma borbulha com pus.  

O ictío não costuma apresentar inflamação, especialmente no seu começo.

Verifica bem isso.

Abraço

frame.jpg

Publicado:

Ola

O ictío não costuma apresentar inflamação, especialmente no seu começo.

e foi isso que eu achei estranho e por isso postei. Mas o facto é que a inflamação passou e não há vestigios de pontos brancos.

De qualquer forma vou ficar atento 8)

Obrigado

Publicado:

boas

pedro eu fasso todos os meses uma desparatização com flagyl de 3 a 8 dias, sempre quer estajam bem ou mal percebes como prevenção quando administro o medicamento junto a comida

(coração de boi) a quantidades fasso a olho se lhes do muito medicamento vai lhe saber muito a remedio e não comem muito bem, é preferivel dar lhe poco de cada ves e mais dias seguidos, 7 comprimidos para 100 gramas de coração de boi.

cumprimentos

jóão

Publicado:

Olá Pessoal:

Por acaso tenho o mesmo problema com 2 discus que estão a apresentar os mesmos sintomas de buraco.

A pergunta é esta:

1 - Esta doença manifesta-se devido a quê?

2 - Quais as doses de medicamento a dar e durante quanto tempo?

Obrigado

Publicado:

Fiz copy/paste de uma dica que tinha aqui:

Para se tratar a "Doença dos Buracos na Cabeça", usa-se o medicamento chamado Flagyl (há á venda nas farmácias).

Aumentar a temperatura da água do aquário para os 30-32ºC. No caso dos Discos, pode-se aumentar gradualmente a temperatura da água para os 34-35ºC (este aumento de temperatura provoca o enfraquecimento dos parasitas e consequentemente uma maior probabilidade de cura).

Se a doença for detectada numa fase inicial, a cura é simples. Trocas de água frequentes, e o Flagyl deve de ser administrado de 5 a 7 dias (o nº de dias pode variar um pouco) à razão de 250mg por cada 50 litros de água do aquário. Uma troca parcial de 50% da água do aquário antes de cada tratamento aumenta a probabilidade de sucesso.

Se a doença estiver num estado avançado, a cura pode estar comprometida, mas deve-se tentar administrar 250mg de Flagyl por cada 40 litros de água do aquário.

Este tratamento deve ser, sempre que possivel, realizado num aquário-hospital, a não ser que todos os peixes do aquário comunitário estejam afectados.

Já agora, também obrigado ao joão luis :roll:

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005