Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia.

Tinha um aquário comunitário com 160 l, povoado com 24 neons, 6 tetra limão, plattys, mollys, peixes gato e limpa vidros.

Agora tenho o mesmo aquario mas sem tetras e com apenas 6 neons...

Em menos de duas semanas morreram praticamente todos os tetras.

Não tenho peixes novos no aqua há + de 3 meses, e todos os parâmetros da agua estão bons.

Morreram 2 tertra limão de cada vez em 3 dias consecutivos e depois começou a morte dos neons aos ritmo de 2 ou 3 por dia.

Os peixes mortos não tinham qualquer sinal de doença ou de ter sido atacados, descolaração ou comportamento estranho.

Todos as outras espécies do aquário estão vivas e saudáveis.

Cheguei a ver um neon a nadar saudável, a dar um esticao repentino e morrer logo de seguida.

As únicas alterações que fiz foram retirar a turfa do filtro e colocar BioNitratEx da JBL (1 saqueta inicial).

Os neons estavam no aquário há mais de 6 meses sem problemas.

Alguém tem alguma ideia do que possa estar a acontecer?

Obrigada pela ajuda.

Editado por losr

Cumpts.

Luís Reis

Publicado:

oi tenho exatamente o mesmo problema a cerca dos neon.

os parametros de agua tao bons e tenho dois neons á uns 9meses agr tento meter neons novos dentro do aquario mas eles tem esticoes e morrem. Tipo se me aproximo parece que se assustam e da-lhes um esticam que quase saltem do aqua.basta acender a luz ou apagar acontece a mesma coisa e os outro velhinhos ainda continuam sem problemas.

parece que tem ataques de panico pq passado um bocado continum a nadar bem apenas com uma cor mais tipo verde.mas nao duram 2 a 3 dias :shock:

Gostava que me ajudassem tb

o meu aqua tem mts plantas é de 60 litros e o ph ronda os 6.8

0 amonia

0 nitritos

10 nitratos

7 kh

»7 gh

Publicado:

Boas,

Por acaso não mediste o pH antes e depois de retirares a turfa? É que pode ter havido uma subida brusca que afectou os peixes e ainda agora se ressentem disso.

Cumps.

• Votar + 1

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado: (editado)

Boas mais 1 vez :tongue:

O pH não alterou, manteveve-se no 7.

O mesmo aconteceu com os nitritos e os nitratos, que continuam a 0.

A dureza é que não referi, mas está sempre perto dos 50. Mas isso já acontece há muito tempo. Por isso optei por colocar o BioNitratEx da JBL.

Os neons já só são 2 ::D:

Ou seja, já perdi as esperanças...

Cumpts.

Editado por losr

Cumpts.

Luís Reis

Publicado:

Boas,

Se não foi da variação brusca do pH, então pode ter sido algum parasita específico de certas espécies de peixes, deixando os outros incólumes. Infelizmente parece-me que já vais tarde.

Cumps.

P.S.: só uma nota: não existe relação entre a(s) dureza(S) e os nitratos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:

Pois, espero que o parasita vá com os cadáveres... ;)

Em relação à dureza e aos nitratos/nitritos, o que eu queria dizer era nitratos a 50 e não dureza a 50. :(

Por isso usei o BioNitratEx.

Já agora, sabes de alguma forma eficaz para baixar os nitratos, para além das plantas de crescimento rápido?

Cumpts.

Cumpts.

Luís Reis

Publicado:
Pois, espero que o parasita vá com os cadáveres... :)

Em relação à dureza e aos nitratos/nitritos, o que eu queria dizer era nitratos a 50 e não dureza a 50. :)

Por isso usei o BioNitratEx.

Já agora, sabes de alguma forma eficaz para baixar os nitratos, para além das plantas de crescimento rápido?

Cumpts.

Boas,

Já respondeste a ti próprio: JBL BioNitratex (salvo erro é reutilizável com uma simples solução salina) e claro TPAs (a não ser que a água da torneira já venha carregada com NO3).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Publicado:

Melhor forma de baixares os Nitratos é fazeres uma boa troca de agua, e uma limpeza de areao não fazia mal nenhum...

Outra coisa.. Não alteraste nada na rotina diaria do teu aqua?? Tipo: Iluminaçao, agitação de agua, mexeres muito no aqua... Porque já tive problemas de mortes desse tipo por stress...

Cump

Hélder Galvão