Envenenamento VS Ovos?


neoxinho

Recommended Posts

Ora bem.....

 

Desde já começo por descrever uma situaçao que pode ser util a quem esteja a pensar comprar uma lampada UV da Rena Interna

 

Ora comprei uma lampada UV da Rena e nao sei que substancia trazia a lampada..... mas sei que passado 12 horas de introduzir a lampada (e apenas tendo posto a lampada a funcionar durante 1hora), morreu-me cerca de 70% dos peixes

 

Todos os mollys que tinha incluindo a criaçao morreu passado essas horas ..... tamos a falar de um total de mais de 50 peixes

Entretanto mesmo com trocas de agua ainda me foram morrendo alguns neons...... platys....e ainda siameses.....

 

 

Entretanto parece estar estabelizado, embora note que os que ficaram nao estao ainda a 100% ..... mas ao fim de 5 dias consecutivos com baixas.... hoje já nao morreu nenhum

 

Nao lavei a lampada antes de a introduzir (erro meu) ........ de qualquer forma penso que isto ja me tinha acontecido a 2 anos quando tambem introduzi um UV da Rena..... mas na altura como tambem fiz troca de aquario e os peixes tiveram em aquarios temporarios durante uns dias ... pensei que tivesse sido as alterações bruscas...... hoje penso que ja assim nao foi....

 

Nao sei se alguem tem alguma ideia do que se tera passado.... embora nao é este o principal motivo do meu Post.

 

 

Ora tenho um ancistro alaranjado.......albino.....

 

 

Tenho ainda outro peixe do genero .... mas sinceramente nao sei a especie....

 

 

Apos esta turbulencia o meu ancistro manteve-se colado no mesmo sitio do vidro durante 2 dias..... apos isto reparei que tinha ficado colado no vidro umas bolinhas brancas muito pequenas..... como se fosse bolas de esferovite minusculas.... na altura pensei tratar-se de alguma secreção e aspirei para fora.... mas hoje reparei que o ancistro estava sempre colado ao vidro da lampada UV e tambem ai me voltaram a aparecer as mesmas bolinhas (cerca de 50 ou mais .... é dificil ter a certeza)

 

Alguem tem ideia do que possa ser???? Sao brancas.... pouco transparentes.... todas juntas... e estao na zona a onde o ancistro anda colado.....

 

Serão Ovos????

 

Acho dificil pois nunca me apareceu tal coisa e sempre tive ancistros.... E para alem disso so tenho 1..... (embora tenha um outro peixe do genero) .... depois penso que seja macho pois penso que tem do genero de bigodes.... mas nao tenho a certeza.....

 

 

Que fazer????

Editado por neoxinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vindo,

Vamos lá a ver uma coisa: que protecção tinha essa lâmpada? É mesmo uma lâmpada de UVCs?

 

A luz destas lâmpadas não pode incidir directamente sobre os seres vivos pois pode provocar queimaduras, cegueira... têm de vir protegidas por um invólucro que não deixa esta radiação electromagnética sair.

 

Ora tu disseste a certa altura que "o ancistrus estava sempre colado ao vidro da lâmpada UV". É isso que me confunde.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa so tar a responder agora....

Efectivamente estes uv da rena foram feitos para se poder meter dentro de agua.... tem um vidro junto da lampada.... e dps tem mais um vidro exterior mais grosso.

 

E o anterior ja tive durante quase 2 anos sem fazer mal aos peixes..... sem contar com o tal momento da introduçao dentro do aquario.

 

Chama-se RENA UV COMPACT

Acho que vao deixar de ser comercializados por nao terem mt saida (sao carotes tendo em conta o nivel de tempo que duram)

 

Em relaçao ao resto alguem me sabe ajudaR?

 

 

Boas e Bem-Vindo,

Vamos lá a ver uma coisa: que protecção tinha essa lâmpada? É mesmo uma lâmpada de UVCs?

 

A luz destas lâmpadas não pode incidir directamente sobre os seres vivos pois pode provocar queimaduras, cegueira... têm de vir protegidas por um invólucro que não deixa esta radiação electromagnética sair.

 

Ora tu disseste a certa altura que "o ancistrus estava sempre colado ao vidro da lâmpada UV". É isso que me confunde.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa so tar a responder agora....

Efectivamente estes uv da rena foram feitos para se poder meter dentro de agua.... tem um vidro junto da lampada.... e dps tem mais um vidro exterior mais grosso.

 

E o anterior ja tive durante quase 2 anos sem fazer mal aos peixes..... sem contar com o tal momento da introduçao dentro do aquario.

 

Chama-se RENA UV COMPACT. Acho que vao deixar de ser comercializados por nao terem mt saida (sao carotes tendo em conta o nivel de tempo que duram)

 

Em relaçao ao resto alguem me sabe ajudaR?

Boas,

De facto desconhecia por completo esse tipo de UVCs internos. Não devem ter muita saída porque estéticamente (digo eu :) ) não é uma boa opção.

 

De qualquer forma, o que poderia estar de tão tóxico na lâmpada para matar tantos peixes ao soltar-se na água? Onde tinhas a lâmpada guardada? Isto agora é mais por curiosidade, visto que o problema parece estar estabilizado.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha visto desses filtros mas ter um vidro transparente a bloquear os uvs não me convencem, e que se o invólucro exterior não filtrar os uvs eles se dispersarão pelo ambiente, ou seja pelo aquário todo e matar as bactérias que tanta falta fazem ao nosso aquário.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais