Recommended Posts

Publicado

Boas

Estou com cianobacterias no meu aquario,ja tentei o metodo da agua oxigenada e nao resultou,agora tenho as luzes do aquario desligadas e vou fazendo TPA´s,Mas li que montes de gente com este problema utilizam a Eritromicina,sera que este medicament é livre ou tenho que ter receita para ir a farmacia comprar???

Obrigado pelka ajuda!

Boa aquariofilia

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Publicado:
Boas

Estou com cianobacterias no meu aquario,ja tentei o metodo da agua oxigenada e nao resultou,agora tenho as luzes do aquario desligadas e vou fazendo TPA´s,Mas li que montes de gente com este problema utilizam a Eritromicina,sera que este medicament é livre ou tenho que ter receita para ir a farmacia comprar???

Obrigado pelka ajuda!

Boa aquariofilia

Podes comprar. Pelo menos para uso veterinário.

Vêm em cada caixa duas saquetas de 35g salvo erro..

Atenção que isso deixa o aquário amarelo e cheio de umas algas muito fininhas tipo névoa de algodão ao fim de apenas 48 horas.

Pelo menos foi o resultado que eu obtive.

Cumprimentos,

Pedro Vouga

Publicado:
Podes comprar. Pelo menos para uso veterinário.

Atenção que isso deixa o aquário amarelo e cheio de umas algas muito fininhas tipo névoa de algodão ao fim de apenas 48 horas.

Pelo menos foi o resultado que eu obtive.

Cumprimentos,

Pedro Vouga

ao fim dessas 48 horas tenho que fazer logo um tpa nao é???

Publicado:
Aumenta também a corrente e remove as algas que conseguires.

Boas,desde sexta feira que tenho as luzes do aquario desligadas,limpei o filtro e as algas que consegui e adicionei agua oxigenada,meti um lençol a volta do aquario para nao entrar qualquer vestigio de luz,hoje liguei a luz durante um bocadinho para alimentar os peixes,para meu espanto,ja nao tinha quaise algas nenhumas,voltei a fazer um tpa e adicionei mais agua oxigenada,voltei apagar as luzes,em principio por este andar amanha ja tenho o problema resolvido as minhas plantas voltaram a estar verdinhas com um aspeto saudavel e aquele cheiro a `pantano´ desapareçeu.

Por tanto para quem tiver cianobacterias recomendo vivamente este tratamento,foi facil e nao foi preciso o uso da eritromicina,e as minhas cianobacterias estavao num estado mto avançado.....

obrigado a todos.

Publicado:

Desculpem lá estar a entremeter-me, mas é que, eu por exemplo tenho acesso a ampolas de 1 grama, sabem me dizer, +/- a porporção gr por litro, e os peixes, não sofrem com este tratamento para o ACNE...

Agradeço desde já....

É que, infelizmente, cianobacterias, ainda vão sendo "pragas comuns"..

Pedro C.

Publicado:
Desculpem lá estar a entremeter-me, mas é que, eu por exemplo tenho acesso a ampolas de 1 grama, sabem me dizer, +/- a porporção gr por litro, e os peixes, não sofrem com este tratamento para o ACNE...

Agradeço desde já....

É que, infelizmente, cianobacterias, ainda vão sendo "pragas comuns"..

Pedro C.

Relativamente a quantidade nao te posso ajudar,mas faz como eu, apagao completo por tres dias e vais fazendo trocas de agua e limpas o filtro vais ver que ficas com o problema resolvido,a eritromicina é mais evasivo.As minhas cianobacterias estavãm num estado mto avançado e consegui resolver o problema.

Publicado:

Olá viva.

Fico contente que o teu método tenha resultado. No entanto não era necessário submeteres o teu aquário a uma "razia" tão grande de tratamentos e esforços.

A Ciano-Bactéria, segundo a minha experiência, aparecem por 2 razões:

1º Falta de circulação nos locais de aparecimento

2º Baixo nível de nitratos

Obviamente pode haver outras causas, mas estas são as mais comuns. Na verdade resolveste o teu problema com químicos desnecessários, poderias ter adquirido um teste de nitratos numa loja da especialidade (que é um teste que sempre irás necessitar na tua vida aquarófila) e aumentavas a circulação nas zonas de maior concentração de Cianos.

Na aquariofilia há resposta para este tipo de problemas e muitos outros. Não é necessário bombardearmos o nosso aquário com químicos, fármacos etc etc. Há soluções simples e eficazes para os problemas dentro do aquário.

Cumprimentos,

Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"