X-Files de água doce??


AdamJones

Recommended Posts

Boa tarde! Tenho um aquario de agua doce com 4 peixes há +/- 6 meses e no ultimo mês/mês e meio começaram a morrer um a um. Os sintomas são sempre os mesmos: ficam pousados no fundo do aquario, imoveis ou mexendo-se raramente e depois morrem. Visualmente não noto diferenças no aspecto deles, apenas esta diferença de comportamento. Quando ponho comida, acabam por comer alguma coisa, por isso não devem morrer de fome, por isso não faço a menor ideia do que se estará a passar. Sei que tinha 4 peixes cometa e hoje morreu o 3º, tudo com os mesmos sintomas. Será que alguém me pode ajudar? Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vindo,

Qual a frequência com que fazes as Trocas Parciais de Água e de que %?

Litragem do aquário.

Que tipo de filtro tens?

Costumas aspirar o fundo?

Que valores tens na água (amónia, nitritos, pH, sobretudo estes, mas se puderes dá também o KH e os nitratos)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas e Bem-Vindo,

Qual a frequência com que fazes as Trocas Parciais de Água e de que %?

Litragem do aquário.

Que tipo de filtro tens?

Costumas aspirar o fundo?

Que valores tens na água (amónia, nitritos, pH, sobretudo estes, mas se puderes dá também o KH e os nitratos)

Cumps.

 

 

Olá. Obrigado pela resposta. Vou tentar responder aquilo que sei.

Qual a frequência com que fazes as Trocas Parciais de Água e de que %?

Todas as semanas, 10% da agua.

Litragem do aquário.

30 litros

Que tipo de filtro tens?

Filtro com carvao activo

Costumas aspirar o fundo?

Sim, quando faço a troca partical de água.

Que valores tens na água (amónia, nitritos, pH, sobretudo estes, mas se puderes dá também o KH e os nitratos)

Nao tenho nada pra medir esses valores...

 

O peixe agora ta a ficar com uma mancha preta na "testa" e numa guelra e a começar a aparecer na barbatana dorsal.

 

Obrigado pela atençao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Obrigado pela resposta. Vou tentar responder aquilo que sei.

Qual a frequência com que fazes as Trocas Parciais de Água e de que %?Todas as semanas, 10% da agua.

Aconselho-te mais para os 30%.

 

Litragem do aquário.

30 litros

É minúsculo para cometas que podem crescer até 30 cms. Para além disso sujam muito e o filtro não deveria ser suficiente para "limpar" a água dos tóxicos amónia e nitritos.

 

Que tipo de filtro tens?

Filtro com carvao activo

Carvão activo e que mais? Há quanto tempo não mudas o carvão activo?

 

Costumas aspirar o fundo?Sim, quando faço a troca partical de água.

Que valores tens na água (amónia, nitritos, pH, sobretudo estes, mas se puderes dá também o KH e os nitratos)

Nao tenho nada pra medir esses valores...

 

O peixe agora ta a ficar com uma mancha preta na "testa" e numa guelra e a começar a aparecer na barbatana dorsal.

 

Obrigado pela atençao.

Isso será algum tipo de doença oportunista já que os peixes estão debilitados com a pobre qualidade da água. Era bom sabermos os valores que te pedi.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas AdamJones! O facto dos teus peixes morrerem um a uma não é nada estranho,é natural. Os cometas são uma espécie de peixe que deve apenas e só viver em aquários de enorme litragem ou então o ideal: lagos. Cada Cometa necessita de 60 Litros de água quando são pequenos,em adultos necessitam de uns 150L para cima, minimo.

 

O que aconteceu foi excesso de materia orgânica,que originou Amónia, que é mortífera e também Nitrito. Para além disso o filtro com apenas carvão activo é insuficiente. O filtro necessitava de esponjas e/ou lã, de modo a fazeres uma filtragem mecânica e de cerâmicas para uma filtragem biológica,de modo a 'abrigarem' as bactérias que fazem o ciclo do azoto. O carvão é o menos importante.

 

Estes peixes defecam muito,é necessário uma limpeza mensal do fundo do aquário.

 

Mas claro,nesse aquário qualquer peixe de água fria tipo Cometa,Peixe vermelho,Oranda ou qualquer outro estará condenado à partida.Num aquário de 30L podes ter um Betta macho,uma colónia de camarões,um casal de Brevis ou Simillis (ciclideos anões Africanos) ou dois casais de Guppy's,embora com o tempo e com o nascimento de crias ficará pequeno também.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais