martafx Publicado Outubro 2, 2008 Share Publicado Outubro 2, 2008 Tenho de admitir k sou leiga na matéria. Os únicos cuidados k tenho c o aquário são: Testes de ph - mas o kit de teste k eu tenho não dá valores exactos, vejo os niveis pela cor da amostra de água. Deve haver um teste mais exacto. Certo? Mudanças parciais de água semanalmente. Já n sei quem foi mas alguém me ensinou k era importante Lavo a esponja do filtro e mudo o carvão do mesmo. K testes preciso de comprar? Desculpem a ignorância Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jerboa Publicado: Outubro 2, 2008 Share Publicado: Outubro 2, 2008 (editado) Tenho de admitir k sou leiga na matéria. Os únicos cuidados k tenho c o aquário são: Testes de ph - mas o kit de teste k eu tenho não dá valores exactos, vejo os niveis pela cor da amostra de água. Deve haver um teste mais exacto. Certo? Mudanças parciais de água semanalmente. Já n sei quem foi mas alguém me ensinou k era importante Lavo a esponja do filtro e mudo o carvão do mesmo. K testes preciso de comprar? Para viviparos deverias controlar o pH e gH. Neste caso o kH nao e critico pois vais trabalhar com agua dura. Os outros testes nao sao necessarios se a manutencao for boa. So um conselho: mais importante que as TPA e sifonar o arear ao feze-lo, para eliminar carga organica. Editado Outubro 2, 2008 por Jerboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martafx Publicado: Outubro 3, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 3, 2008 Para viviparos deverias controlar o pH e gH. Neste caso o kH nao e critico pois vais trabalhar com agua dura. Os outros testes nao sao necessarios se a manutencao for boa. So um conselho: mais importante que as TPA e sifonar o arear ao feze-lo, para eliminar carga organica. Presumo k para "sifonar o areão" necessito de equipamento especifico, se me puder aconselhar algum agradeço. É mais fácil quando se sabe o k temos de comprar. Desisti de pedir aconselhamento nas lojas. Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jerboa Publicado: Outubro 3, 2008 Share Publicado: Outubro 3, 2008 Presumo k para "sifonar o areão" necessito de equipamento especifico, se me puder aconselhar algum agradeço. É mais fácil quando se sabe o k temos de comprar. Desisti de pedir aconselhamento nas lojas. Obrigado Recomendo ALTAMENTE o Marina Mini-sifao. Simples e eficaz. Uso o mini sifao num aqua alto d 130L. Ve na internet a embalagem antes de comprar, para saberes exactamente o que e. Para aumentar a dureza da agua mole recomendo os preparados comerciais liquidos, ou uma pitada de Aqua Dur da JBL em 5L: o que cabe na ponta espalmada de um palito, bem cheio, ou duas vezes mais raso. Controlar com o teste gH. Claro que tudo depende dos parametros da agua da torneira: a agua de Lisboa e muito, mesmo muito, macia e nao e o ideal para viviparos, apesar do seu pH alto, apesar do consta por ai. Alvo pH = 7,5; gH na dureza media basta. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Costa Publicado: Outubro 7, 2008 Share Publicado: Outubro 7, 2008 Tenho de admitir k sou leiga na matéria. Os únicos cuidados k tenho c o aquário são: Testes de ph - mas o kit de teste k eu tenho não dá valores exactos, vejo os niveis pela cor da amostra de água. Deve haver um teste mais exacto. Certo? qual é marca do teu teste? O meu kit de testes tambem é assim como o teu, a diferença maxima é 0,5 (não me parece que seja mau). Mudanças parciais de água semanalmente. Já n sei quem foi mas alguém me ensinou k era importante sim é importante Lavo a esponja do filtro e mudo o carvão do mesmo. qual é o filtro que tens? acho que podes tirar o carvão definitivamente. K testes preciso de comprar? o teste dos nitratos. Desculpem a ignorância :D descreve as dimensões/caracteristicas do aqua, do filtro, da luz, plantas peixes. quanto mais descriminares o teu setup, mais facil é ajudar-te Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts