Neolamprologus multifasciatus


Hugo Coelho

Recommended Posts

Boas,

 

nunca tive ciclideos africanos mas depois de já ter tido alguns ciclideos americanos, desde discus a apistogrammas, á muito que o meu interesse se vira cada vez mais para peixes de pequeno tamanho.

Por isso os "Shell Dwellers" despertam-me a curiosidade e a vontade de ter um aquário deles de há muito tempo anda em mente, pelo que tenho lido os que mais me despertam a atenção são os Neolamprologus multifasciatus pelo seu diminuto tamanho (acho que são os mais pequenos) e pelo facto de formarem colónias, já vi este comportamento noutros peixes e achei bastante interessante.

 

A minha principal dúvida ( e tenho muitas!) é qual o tamanho minimo que um aquário deve ter para se poder manter um colonia saudável e observar certos comportamentos destes peixes?

O aquário que tenho em mente vai ter 25 cm de altura, talvez 30 cm, acho que deve ser altura mais que suficiente para este peixes, a minha duvida é mais em relação á área de fundo.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha principal dúvida ( e tenho muitas!) é qual o tamanho minimo que um aquário deve ter para se poder manter um colonia saudável e observar certos comportamentos destes peixes?

O aquário que tenho em mente vai ter 25 cm de altura, talvez 30 cm, acho que deve ser altura mais que suficiente para este peixes, a minha duvida é mais em relação á área de fundo.

 

Hugo Coelho.

 

Viva Hugo,

 

Se quiseres um mono espécie, de multies, essa altura 25/30 cm é suficiente. Quanto à área o ideal são 60cm por 30/40cm, por aí...

 

Mais dúvidas, já sabes ::D:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo,

 

Se quiseres um mono espécie, de multies, essa altura 25/30 cm é suficiente. Quanto à área o ideal são 60cm por 30/40cm, por aí...

 

Mais dúvidas, já sabes :wink:

 

Um abraço

 

Boas Nuno,

 

já agora qual é a especie de shell dwellers que tu aconselhavas para 1ª experiência com ciclideos africanos, quais achas mais interessantes?

Eu escolhi os multifasciatus porque acho que são os mais pequenos de todos e não me pareceram muito exigentes para se sentirem bem.

Estive a ver informação sobre outros peixes e os similis também me pareceram interessantes, estes pelo que estive a ler são menos agressivos.

Outra questão: plantas? eu sei que plantas é escasso neste tipo de aquário, mas estava a pensar em colocar umas vallisnerias, anubias, feto de java e talvez algum musgo, achas má ideia ou talvez funcione? (sempre tive plantados e velhos habitos custam a passar!! #cool)

 

 

Abraço, Hugo Coelho.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Permite-me dar a minha opinião!

 

Sem dúvida que os multies são mais interessantes, isto porque são os peixes que melhor vivem em colónia e os seus comportamentos são interessantíssimos. Plantas podes colocar sem problemas valls, anúbias e fetos. Musgo é que não acho boa ideia porque os pequenotes podem ficar presos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Permite-me dar a minha opinião!

 

Sem dúvida que os multies são mais interessantes, isto porque são os peixes que melhor vivem em colónia e os seus comportamentos são interessantíssimos. Plantas podes colocar sem problemas valls, anúbias e fetos. Musgo é que não acho boa ideia porque os pequenotes podem ficar presos.

 

Abraço,

Diogo

 

Boas,

 

Diogo claro que podes dar a tua opinião, todas as opiniões são bem vindas, eu quero é saber um pouco das experiências que os pessoal teve para aprender e saber como manter uma colónia saudável de shell dwellers.

Então em principio está decidido, vão ser multifasciatus.

Já agora outra questão, o que achas melhor para substracto?

Pelo que tive a pesquisar a solução mais fácil é areia da praia, achas uma boa escolha ou aconselhas algo melhor?

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Na minha opinião um aqua de 60/70cm de comprimento é suficiente para se manter uma colónia com cerca de 10 peixes adultos (e várias dezenas de descendentes…), o substrato deve ser areia fina a área da praia serve perfeitamente, (mas cuidado com o local de recolha…), quanto a plantas, as Valisnerias são as mais indicadas, mas as Sagitarias também se dão bem e servem para 1º plano para que as plantas se mantenham com as raízes enterradas, convém estarem separadas da zona das conchas por umas pedras…eles adoram escavar e virar tudo do avesso…a iluminação não deve ser muito intensa mas tanto as Valisnerias como as Sagitarias pequenas não são muito exigentes…quanto a fertilização somente com cloreto de potácio, mas isso vai aumentar ainda mais a tendência normal dos aquas do Tangas de ficarem cobertos de algas…

 

Agora o mais importante para se manter um aqua desse tamanho saudável com Tangas…parâmetros de GH e pH estáveis e bem altos…e uma excelente filtragem…eu diria no mínimo 10x o volume do aqua por hora…e independente do Buffer usado deve-se adicionar sulfato de magnésio…

 

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Complementando as respostas anteriores eu diria que com plantas com vals ou sagitárias nem precisas de te preocupar com as fertilização. No que toca à filtragem já tudo foi dito... no que toca à areia poderás, ainda, usar sílica branca rolada (desaconselho areia de filtro de piscina pois, apesar de ser sílica também, é tendencialmente prismática podendo magoar os multies que tanto adoram escavar) os meus adoram pois como é muito fina conseguem fazer construções fantásticas. Também poderás usar aragonite que tem a vantagem de contribuir para tamponizar a água, mas sai mais caro.

 

Cumps.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado a todos pela ajuda, já tive a ver a receita do buffer e todos os outros elementos.

Tenho mais uma dúvida: qual a altura de areia que devo colcoar no aquário?

Estava a pensar em colocar uns 5cm de areia, mas como eles gostam de escavar tanto se calhar é melhor colocar mais?

O aquário em principio só vai ter 25cm de altura por isso não queria colocar muita areia.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado a todos pela ajuda, já tive a ver a receita do buffer e todos os outros elementos.

Tenho mais uma dúvida: qual a altura de areia que devo colcoar no aquário?

Estava a pensar em colocar uns 5cm de areia, mas como eles gostam de escavar tanto se calhar é melhor colocar mais?

O aquário em principio só vai ter 25cm de altura por isso não queria colocar muita areia.

 

Hugo.

 

5 cm já dá para alguma coisa, eu costumo por um pouco mais - uns 7 ou 8 cm - mas com 5 cm eles já conseguem fazer umas brincadeiras!

 

Uns exemplos do que te espera:

 

multie_full.jpg

 

multie_spit.jpg

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 cm já dá para alguma coisa, eu costumo por um pouco mais - uns 7 ou 8 cm - mas com 5 cm eles já conseguem fazer umas brincadeiras!

 

Uns exemplos do que te espera:

 

multie_full.jpg

 

multie_spit.jpg

 

 

Boas,

 

Epa... Ricardo, ao ver essas fotos fiquei com vontade de montar já hoje o aquário e meter já um monte multies lá dentro :twisted:, essa foto com com o peixe com a boca cheia tá brutal :? , tou mortinho para ver o tipos a escavarem e ver os seus restantes comportamentos.

Ok, então o aquário em vez de ter 25cm de altura talvez vá ter 30cm para assim colocar mais alguma areia e eles ainda terem espaço para andarem á vontade.

 

Ok pessoal, acho que para já as dúvidas estão todas, já pesquisei bastante e acho que agora só falta começar a reunir o material, aposto que me vão surgir muitas mais dúvidas mas que me lembre para já está tudo, obrigadão a todos.

Se se lembrarem de algum truque ou dica que me possam fornecer sobre este pequenos peixes agradeço que o façam, tudo e todas as opiniões são bem-vindas... e necessárias para este maçarico dos africanos.

Eu nunca tive ciclideos africanos mas o meu irmão já teve á muitos anos (á mais de 20!!!) uns Neolamprologus brichardi e achei brutal, eu na altura não tinha aquários e as coisas evoluiram muito desde essa altura, as cenas que falo agora com o meu irmão do que pesquisei ele até se ri, naquela altura qual buffer qual quê!!! areia e pedras o mais calcárias possiveis e siga!!!

 

Obrigado a todos, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o meu irmão também está a pensar em montar um pequeno aquário para shell dwellers, mas ele também queria um especie que formasse colónias, tive a pesquisar e só encontrei o neolamprologus multifasciatus e os neolamprologus simillis, não existem outras especies de shell dwellers de tamanho pequeno que formem colonias?

Ele gostou muito dos Lamprologus ocellatus "Gold", mas ao que parece estes apenas formam casais.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Hugo, conchiculas verdadeiramente “coloniais” somente os L.simillis e os L. multifasciatus, mas existem espécies que podem habitar juntas, mas não colaboram para o “bem comum”, dessas espécies a mais pequena e mais fácil de se encontrar em Portugal são os Lamprologus brevis, agora o Lamprologus ocelatus isso é impossível de se conseguir, os machos disputam um território com um mínimo de 2cm de diâmetro mas não toleram outro macho a menos de 50cm…do seu território, mesmo os seus filhos têm de se fazer á vida e bem longe do território do pai, logo que atinjam 1cm de comprimento…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aquaben, já tive a pesquisar e sobre os Brevis e ao que parece também são melhores aos pares, para colónias são mesmo os multifasciatus e os simillis.

Eu vou montar um aquário para uma colónia de Multifasciatus e o meu irmão vai ficar com os simillis.

 

Obrigado, abraço, Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, não sei onde pesquisaste mas eu estou te a dizer que os Lamprologus brevis, apesar de não defenderem colónia podem viver juntos, sem conflitos…e isso visto de longe é como se fosse uma colónia…não existe é hierarquias nem contribuem directamente para a defesa uns dos outros…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hugo, não sei onde pesquisaste mas eu estou te a dizer que os Lamprologus brevis, apesar de não defenderem colónia podem viver juntos, sem conflitos…e isso visto de longe é como se fosse uma colónia…não existe é hierarquias nem contribuem directamente para a defesa uns dos outros…

 

Concordo em absoluto! Aliás podes ver aqui...

São os meus - mais de 30 num aquário de 60cm.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, não sei onde pesquisaste mas eu estou te a dizer que os Lamprologus brevis, apesar de não defenderem colónia podem viver juntos, sem conflitos…e isso visto de longe é como se fosse uma colónia…não existe é hierarquias nem contribuem directamente para a defesa uns dos outros…

 

Um abraço, até breve

 

 

Olá,

 

 

 

Concordo em absoluto! Aliás podes ver aqui...

São os meus - mais de 30 num aquário de 60cm.

 

Abraço,

Diogo

 

 

Boas,

 

pessoal eu não estou a duvidar de vocês, logo eu maçarico em africanos ;) .

 

Mas pelo pesquisei eles vivem melhor em casal, mas vocês pela experiência que têm dizem que eles pode viver numa população grande sem fazerem propriamente uma colónia tudo bem eu acredito, aliás no video (obrigado Diogo, espectaculo de video!) dá para ver que eles estão a viver todos juntos sem haver grandes conflitos.

 

Um dos sitios onde pesquisei foi aqui

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pessoal eu não estou a duvidar de vocês, logo eu maçarico em africanos :D .

 

Mas pelo pesquisei eles vivem melhor em casal, mas vocês pela experiência que têm dizem que eles pode viver numa população grande sem fazerem propriamente uma colónia tudo bem eu acredito, aliás no video (obrigado Diogo, espectaculo de video!) dá para ver que eles estão a viver todos juntos sem haver grandes conflitos.

 

Um dos sitios onde pesquisei foi aqui

 

Abraço, Hugo.

 

Viva Hugo,

 

Como sabes a internet é um mundo..., temos sempre de pesquisar e ler muitas mais opiniões :-D

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois esse site já teve melhor…desde que começaram a fazer fichas de peixes ao “metro”, só para ter visibilidade perdem um pouco da credibilidade que tinha…poderia citar alguns erros nessa ficha e certeza um pouco estranhas, mas depois eram capaz de dizer que era “dor de corno” :drinking: …uma coisa te garanto vais ter mais conflitos num aqua pequeno com uma colónia de simillis ou Multis do que terias com os Brevis, é que quando o espaço escasseia há elementos da colónia que vão ser expulsos e se não tiverem para onde ir os ataques a eles podem se tornar perigosos para a saúde deles…mas eu penso que já te disse acima o nº viável de adultos para as dimensões do teu aqua…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma coisa te garanto vais ter mais conflitos num aqua pequeno com uma colónia de simillis ou Multis do que terias com os Brevis, é que quando o espaço escasseia há elementos da colónia que vão ser expulsos e se não tiverem para onde ir os ataques a eles podem se tornar perigosos para a saúde deles…mas eu penso que já te disse acima o nº viável de adultos para as dimensões do teu aqua…

 

Um abraço, até breve

 

 

Posso testemunhar este facto... um dos meus casais foi expulso e em breve terei que o mudar!

 

Cumps.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois esse site já teve melhor…desde que começaram a fazer fichas de peixes ao “metro”, só para ter visibilidade perdem um pouco da credibilidade que tinha…poderia citar alguns erros nessa ficha e certeza um pouco estranhas, mas depois eram capaz de dizer que era “dor de corno” yikes …uma coisa te garanto vais ter mais conflitos num aqua pequeno com uma colónia de simillis ou Multis do que terias com os Brevis, é que quando o espaço escasseia há elementos da colónia que vão ser expulsos e se não tiverem para onde ir os ataques a eles podem se tornar perigosos para a saúde deles…mas eu penso que já te disse acima o nº viável de adultos para as dimensões do teu aqua…

 

Um abraço, até breve

 

 

Posso testemunhar este facto... um dos meus casais foi expulso e em breve terei que o mudar!

 

Cumps.

 

Boas,

 

pois, se calhar a ficha sobre os brevis não está totalmente correcta tal como outros artigo que se contradizem e que vou encontrando na net, por isso é que tentei me informar tanto nas pesquisas como aqui no forum e com as vossas experiências.

Mesmo com que vocês me disseram agora vou optar pelos multifasciatus, de longe são os que mais me despertam a curiosidade pelo facto de formarem colónias e acho que não estou a fazer nenhuma barbaridade em os colocar num aquário de 60x40 de fundo, quando chegar á altura das expulsões (quase parece o Big Brother!! :puppydogeyes: ) logo vejo o que fazer para o bem de todos.

 

Obrigado a todos, assim que tiver mais dúvidas volto a chatear-vos, abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais