ncbz Publicado Outubro 1, 2008 Share Publicado Outubro 1, 2008 Boas pessoal aquarofilo, adoro este forum e tem-me ajudado bastante com a minha curta experiencia com aquarios.... hj comprei um substrato "Aquabasis" da "JBL" (acho que é assim) com uma carrada de nutrientes, pelo menos é o que aparece na embalagem... alguem já experimentou, será que vale a pena.....?? agora nao tenho aqui a embalagem, mas sei que tem ferro, magnesio e mais alguns.... digam-me se é bom e se valeu a pena comprar, é que as minhas plantas estão mesmo uma desgraça, nao só por causa dos caracois que já estou a eliminar, mas tambem porque nao tinha substrato, mas este forum ajudou-me a perceber que sem isso é mais dificil elas crescerem..... obrigado pessoal..... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mário Publicado: Outubro 1, 2008 Share Publicado: Outubro 1, 2008 Olá Apesar de não conhecer pessoalmente os produtos da JBL, tenho ouvido falar muito bem da qualidade dos mesmos,acho que fizeste uma boa escolha. Mas lembra-te que esse Aquabasis é um substrato fértil, logo tens de o usar como a camada inferior Dizes que as tuas plantas estão uma desgraça porque? Porque não tens substrato fértil? É possivel ter plantas de boa saude e bom crescimento sem substrato fértil, falo por experiência própria. Um bom substrato só por si não faz milagres, em algumas circunstâncias, a sua utilização pode até dar pior resultado que sem ele. Quais as dimensões do aquário? Que iluminação tem? Tens CO2? Que fauna tem? Valores da agua? Plantas? Etc... Só com estes dados todos o pessoal te pode ajudar. 1 Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ncbz Publicado: Outubro 2, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 2, 2008 Olá Apesar de não conhecer pessoalmente os produtos da JBL, tenho ouvido falar muito bem da qualidade dos mesmos,acho que fizeste uma boa escolha. Mas lembra-te que esse Aquabasis é um substrato fértil, logo tens de o usar como a camada inferior Dizes que as tuas plantas estão uma desgraça porque? Porque não tens substrato fértil? É possivel ter plantas de boa saude e bom crescimento sem substrato fértil, falo por experiência própria. Um bom substrato só por si não faz milagres, em algumas circunstâncias, a sua utilização pode até dar pior resultado que sem ele. Quais as dimensões do aquário? Que iluminação tem? Tens CO2? Que fauna tem? Valores da agua? Plantas? Etc... Só com estes dados todos o pessoal te pode ajudar. 1 Abraço Boas mário, obrigado pela sua resposta, eu digo que estão uma desgraça pq tinha caracois e esses pos sua vez comeram-me as folhas todas de algumas plantas.... o aquia rio tem 60 L, tenho uma lampada de 15W, nao tenho Co2, tenho 1 colisa, 4 guppys, 2 ampularias, 1 camarã que nao sei qual é, 1 platy e 5 neons rosa. oa valores nao sei pq nunca medi, e os nomes das plantas são: Alternanthera Cardinalis, Bacopa caroliniana, Bacopa monieri (acho que é assim), Limnophila sessiliflora, Ludwigia repens 'Rubin', Shinnersia rivularis 'Weiss-Grün' . e ontem encontrei uns bebes pos lá, da minha platy e da minha guppy :-D abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gugochi Publicado: Outubro 2, 2008 Share Publicado: Outubro 2, 2008 boas para esse problema o subtrato não vai resolver tudo pois tu deverias ter pelo meno 0,5 a 1w por litro sem isso vai ser muito dificil as plantas precisam de muita luz, Quanto aos caracois compra 1 ou 2 botias "elas resolvem" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Mário Publicado: Outubro 3, 2008 Share Publicado: Outubro 3, 2008 Olá Como já foi dito tens pouca luz. Praticamente todas as plantas que tens são muito exigentes a nivel da luz e CO2, e o simples facto de ires meter substrato fértil não te vai ajudar. Pensa pelo menos em fazer um upgrade da iluminação para próximo dos 40/50w. Em relação ao CO2 podes sempre usar a receita caseira que já desenrasca. Como vias fazer para meter o substrato fértil agora? tens de o esvaziar. 1 Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Arlindo Publicado: Outubro 3, 2008 Share Publicado: Outubro 3, 2008 Boas pessoal aquarofilo, adoro este forum e tem-me ajudado bastante com a minha curta experiencia com aquarios.... hj comprei um substrato "Aquabasis" da "JBL" (acho que é assim) com uma carrada de nutrientes, pelo menos é o que aparece na embalagem... alguem já experimentou, será que vale a pena.....?? agora nao tenho aqui a embalagem, mas sei que tem ferro, magnesio e mais alguns.... digam-me se é bom e se valeu a pena comprar, é que as minhas plantas estão mesmo uma desgraça, nao só por causa dos caracois que já estou a eliminar, mas tambem porque nao tinha substrato, mas este forum ajudou-me a perceber que sem isso é mais dificil elas crescerem..... obrigado pessoal..... Viva, Não conheço o produto mas, qualquer um que aguente um grande período de tempo é bom para as plantas(alguns destes produtos indicam a suposta validade). Se compras-te sem perguntar, deverias ter perguntado primeiro. Infelizmente, anda para aí muita boa gente que lê sobre determinadas coisas, porque dizem bem e depois, se não aparecem resultados questionam. Como referiram, as plantas não precisam só de um substrato fértil mas, de um conjunto de coisas correctamente balançeadas (luz, podas, pH correcto, CO2, etc.). Um abraço Arlindo Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ncbz Publicado: Outubro 6, 2008 Autor Share Publicado: Outubro 6, 2008 obrigado a todos pela ajuda, de facto tou com pouca luz, para mes que vem já vou alterar isso, em relação ao substracto nao vi qual a validade, mas o homen da loja tambem nao me informou em relação a isso..... pois, para colocar akilo foi mesmo uma grande aventura, tive que mudar os peixes para outro aquario com a agua do aquario onde estavam, passar termoestato e filtro e tudo isso e depois retirar tudo do outro para colocar o substrato......foram umas boas horas de volta daquilo, mas quem corre por gosto nao cansa...... mas mesmo assim, já fiz a mudança a cerca de uma semana e já vejo alguns rebentinhos nas plantas, coisa que nao via.... obrigado a todos pelos vocos conselhos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts