Fernando Leite Publicado Setembro 13, 2003 Publicado Setembro 13, 2003 Olá Malta ! Sei que devo podar a minha Vallisneria mas não sei bem ao certo como fazer. Tenho usado uma tesoura e corto as folhas amareladas a direito mas não sei se existe uma técnica correcta pois não quero ferir as folhas Ela veio num conjunto de algumas folhas amarradas pelas raizes com uma esponginha e um pedaço de metal para as manter unidas. O problema é que estão sempre a nascer rebentos novos junto dessa "amalga" e a planta não se propaga pelo aquario. Será que devo desamarra-la e espalhar algumas folhas pelo aquario para se espalhar mais ? Fico à espera das respostas dos experts em plantas Abraços !
Paulo Almeida Publicado: Setembro 14, 2003 Publicado: Setembro 14, 2003 Oranda, esse pedaço de metal e a esponja apenas são usados nas lojas para segurar as plantas fazendo conjuntos e para criar peso de forma a que estas afundem. Ou seja, no aquário as pessoas separam os vários pés e plantam no areão conforme desejem. Isto vai promover o crescimento das plantas e que estas se espalhem pelo areão (o problema que tu tens muita gente tem ao contrário, ou seja, querem manter as valisnérias num canto e não conseguem pois estas espalham-se pelo aquário). Lembra-te que as valisnérias gostam de adubo no areão junto ás raízes, apesar de sobreviverem bem sem isso. Quanto a podas, costuma dizer-se que se devem podar as valisnérias cortando as folhas velhas e amareladas junto à raíz, mas também existe que corte as partes das folhas mais estragadas e aparentemente o resto da folha recupera e volta a crescer. Paulo Almeida Carpe Diem
Fernando Leite Publicado: Setembro 18, 2003 Autor Publicado: Setembro 18, 2003 (o problema que tu tens muita gente tem ao contrário, ou seja, querem manter as valisnérias num canto e não conseguem pois estas espalham-se pelo aquário). Lembra-te que as valisnérias gostam de adubo no areão junto ás raízes, apesar de sobreviverem bem sem isso. Paulo Almeida Pois é Paulo mesmo sem adubo junto ao areão e apenas com o Plant Min a planta dá bastantes rebentos com folhas bem verdes. Imagino o que seria se eu tivesse lampadas no aquario Bom talvez vou optar por deixa-la toda junta por agora mesmo vendo que os novos rebentos não param de surgir "uns em cima dos outros" Té mais
Visitante Publicado: Setembro 19, 2003 Publicado: Setembro 19, 2003 Boas, Quando se corta uma folha de uma Valisneria esta volta a crescer? é que quando corto uma folha, esta (folha) acaba por se perder. Existe alguma tecnica especial para as podar?
Fernando Leite Publicado: Setembro 21, 2003 Autor Publicado: Setembro 21, 2003 Olá João_m_Gil. Já cortei folhas e em alguns casos ela voltou a arrebitar, noutros casos ela acabou por morrer (pq tb ja estava amarela ). Li que a maneira de podar deve ser feita com uma tesoura e cortar a folha na extremidade onde começa a se notar o encolhimento/enrolamento (onde começa a ficar murcha ) ou perda de côr de verde para amarelo. Hoje retirei a Vallisneria do aquario ( Ela tinha ganho umas raizes enormes !!! estava bem segura ao areão) e retirei a esponja e o metal e dispersei-a pelo fundo do aquario todo. Agora é esperar que ela se propague. Abraços !
MCatalao Publicado: Março 31, 2004 Publicado: Março 31, 2004 a planta krexe em leke ñ á problema se cortares as pontas das folhas aguentam bem até virem novas folhas, reparem bem no inicio da planta e vejam uma pequena folha a rebentar sempre ke naxe uma nova outra cai ( tipo um leke )
sergioveterano Publicado: Março 31, 2004 Publicado: Março 31, 2004 ok, como cortas uma echinodorus? cortas as pontas? é o mesmo princípio, cortas a ponta da folha ela deixa de crescer e morre. As valisnérias ou não se cortam ou se possivel cortam-se junto às raizes.
Mónica Nunes Publicado: Abril 1, 2004 Publicado: Abril 1, 2004 Boas. Eu tenho vallisnerias a crescer a um ritmo estrondoso, quando as compreihavia 1 pé que so tinha 2 filhas, agora passado menos de 1 mes ta espetacular cheia de folhas, quanto a nao cortar, acho impossivel, porque vai crescendo ate tapar a luz toda, e cortar perto da raiz vai fazer com que a planta fique em nada, eu costumo cortar o excedente que me tapa a luz e ate agora a planta continua a crescer e saudavel!!! All the pretty things are going to hell!!!
Fernando Leite Publicado: Abril 6, 2004 Autor Publicado: Abril 6, 2004 Olá !!! Tal como a gatinha "perdi" completamente o controlo das Vallisnerias no meu aquario. A partir do momento que ela estabilizou começou a propagar-se pelo aquario de uma maneira tal que a parte direita esta completamente tomada... O curioso e que ela lança ramos de 7 em 7 dias e cada ramo inicia um novo broto. Parece-me que a unica solução será começar a Se não os peixes (kinguios) já nem teêm onde nadar
Miguel Camarinhas Publicado: Abril 7, 2004 Publicado: Abril 7, 2004 Boas! Eu também tenho valisnérias, e lançam bastantes runners tinha 3 valisnérias e neste momento tenho + umas 4 passados 2 meses, eu simplesmente não corto porque posso dar-me ao luxo de o não fazer, neste momento tenho várias folhas com +/- 90cm. Mas dentro em breve vou ter de as cortar, e simplesmente corto junto dos "bolbos", ao cortarem as folhas a meio, elas irão gradualmente perder "força", das vezes que cortei as folhas das valisnérias a meio elas acabam por morrer. Mas cada caso é um caso. Abraços Abraços MiguelCamarinhas|Barreiro
Recommended Posts