[Filtro] Fluval 203


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tive o meu aquário parado vários anos e decidi pô-lo em marcha, agora que o meu puto de 8 anos também se começa a interessar pelo tema.

 

Uma dúvida que sempre tive e que após ler vários tópicos relacionados com o tema continua por esclarecer é a ordem com que colocamos o material filtrante.

 

Segundo o manual do meu filtro (Fluval 203), os três cestos de cima para baixo deveriam ser preenchidos com Filtragem Mecânica (Esponjas), Filtragem Biológica (Tubinhos de Cerâmica) e finalmente Filtragem Quimica (Carvão).

 

No entanto, segundo o diagrama a água circula dentro do filtro de baixo para cima, obrigando a água a passar em último lugar pelas esponjas. :mrgreen:

 

fluvflow-blue.jpg

 

 

Sem entrar na questão do carvão (que desta vez não vou utilizar), será esta a ordem correcta?

 

Já agora aproveito para perguntar:

 

É necessário substituir periodicamente os tubinhos de cerâmica?

 

Obrigado desde já.

Editado por flip35

Vitor Filipe - - - Casal do Marco / Seixal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vindo,

Tenho 2 filtros da JBL em que as cerâmicas também estão em 1º lugar. Dado que as cerâmicas prendem muito pouca sujidade (só pedaços grandes), em nada vai alterar a filtragem biológica, que é feito primordialmente por estas matérias fitrantes.

Pode dar-se o caso de teres cerâmicas não-porosas que servem apenas para filtragem mecânica; no meu caso, já substituí as 1ªs cerâmicas por outras mais porosas e continuo com óptimos valores.

 

Quanto à sua substituição, há inúmeras opiniões. Eu acho que tem a ver com a maior ou menor porosidade. Eu troco de 1,5 em 1,5 o período aconselhado pelo fabricante.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se fosse eu fazia assim:

 

De baixo para cima......esponja + ceramicas não porosas + ceramicas porosas.

 

JPM

 

Ps-> O Carvão guardava...

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vindo,

...

Quanto à sua substituição, há inúmeras opiniões. Eu acho que tem a ver com a maior ou menor porosidade. Eu troco de 1,5 em 1,5 o período aconselhado pelo fabricante.

...

 

Obrigado pelas boas vindas. É incrível o crescimento deste fórum desde o meu registo. :o

 

Quando te referes a 1.5 presumo que te referiras a anos, certo?

 

 

Boas.

 

Se fosse eu fazia assim:

 

De baixo para cima......esponja + ceramicas não porosas + ceramicas porosas.

 

JPM

 

Ps-> O Carvão guardava...

 

 

O carvão já está de lado. Fui nas instruções do filtro e o resultado é que realmente nunca tive muita sorte com as plantas.

 

Espero que a situação mude de figura.

 

Quanto ao meu filtro optei mais uma vez por ignorar as instruções do fabricante e decidi pôr de baixo para cima:

 

1º cesto - Esponjas de poros largos (de origem) e uma pequena camada de lã;

 

2º cesto - Cerâmicas porosas;

 

3º cesto - lã. Não enchi o cesto com receio que aquilo oferecesse demasiada resistência ao caudal. Mas a verdade é que o saquinho de carvão resistia muito mais e fiquei com um caudal brutal. bang

 

A minha dúvida prendia-se com o trocar os conteúdos dos 2º e 3º cestos, mas na loja disseram-me que a lã nunca deveria ficar a meio... :D

 

Parece-me que faria mais sentido... Que acham?

 

Obrigado.

Vitor Filipe - - - Casal do Marco / Seixal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas boas vindas. É incrível o crescimento deste fórum desde o meu registo. :o

 

Quando te referes a 1.5 presumo que te referiras a anos, certo?

Não própriamente. Há cerâmicas de tal forma porosas que o fabricante aconselha a substituição ao fim de 6 meses. É este período, entre outros a que acrescento mais 50% do que o fabricante indica.

 

O carvão já está de lado. Fui nas instruções do filtro e o resultado é que realmente nunca tive muita sorte com as plantas.

 

Espero que a situação mude de figura.

 

Quanto ao meu filtro optei mais uma vez por ignorar as instruções do fabricante e decidi pôr de baixo para cima:

 

1º cesto - Esponjas de poros largos (de origem) e uma pequena camada de lã;

 

2º cesto - Cerâmicas porosas;

 

3º cesto - lã. Não enchi o cesto com receio que aquilo oferecesse demasiada resistência ao caudal. Mas a verdade é que o saquinho de carvão resistia muito mais e fiquei com um caudal brutal. bang

 

A minha dúvida prendia-se com o trocar os conteúdos dos 2º e 3º cestos, mas na loja disseram-me que a lã nunca deveria ficar a meio... :D

 

Parece-me que faria mais sentido... Que acham?

Obrigado.

Acho perfeitamente aceitável sessa troca. Afinal nos meus filtros Hydor Prime 30, que só têm de origem essponjas e lã de vidro, optei por pôr as cerâmicas porosas no fim (em cima, para não se sujarem tanto).

 

Mas é como digo, a cada marca sua sentença. Tenho bons resultados com a JBL e a Hydor apesar das cerâmicas estarem colocadas em pontas opostas da circulação da água.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.