Colisa Lalia escondida com medo


HQ

Recommended Posts

Na sexta-feira passada comprei um casal (na loja disseram-me que o colorido e corpolente era a femea, quando cheguei casa vi num livro o contrário)

 

Na segunda-feira de manhã a femea(Colisa sem cores) estava morta, no outro dia comprei outra, mas esta está sempre escondida ao lado do filtro. Porque o macho tornou-se agressivo,assim que vê corre atrás dela.

 

O que fazer? Espera uns tempos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei, na loja disseram que era Colisa Lalia.

O macho julgo eu é practicamente igualzinho a este

colisa_anao.jpg

http://joaocb.planetaclix.pt/aquariofilia/...olisa_anao.html

 

O que se esconde é mais pequeno e não tem essas cores.

 

O meu aqua:

60x30x35

Ph:7.0

Temperatura:27º

Outros habitantes:

- 4 Gupys

- 1 Peixe-gato (limpa fundos)

- 1 Limpa vidros

- 1 Ancistrus

- Mais 3 plantas

- 1 Filtro interno Fluval 1 (200 L/h)

(È mais ou menos isto tudo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse comportamento é normal. Os machos Colisa são normalmente, bastante agresivos para com as fêmeas. E principalmente após a postura. Observa bem e vê lá se o macho não fez um ninho de bolhas à superfície e tenta levar a fêmea até ele?

 

O tamanho do aqua parece-me suficiente para um casal de colisas mas poderás por mais plantas de modo a que a fêmea tenha mais sitios onde se esconder.

 

Espero ter ajudado!

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esse que mostras-te é mesmo um macho. AS femeas tendem a ser prateadas com riscas azuis pálidas e que normalmente só se começam a ver se a femea tiver boas condições...

 

De vez em quando os machos são violentos mas não magoam a fêmea, enquanto constroem o ninho e depois da postura tendem a ter comportamentos desses , mas quando o ninho está "pronto" para eles tentam leva-la até lá.

 

A fêmea terá morrido por não se ter conseguido habituar ao aquario...por multiplas razões...provavelmente o macho noa teve muita culpa na matéria.

 

A nova fêmea chegou a um aquario onde o macho era "rei" é normal que fique timida nos primeiros tempos.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como disse o Just_me podera nao ter sido por culpa do macho e a femea ao ficar doente fica mais atreita a ser perseguida pelos outros peixes,

de qq forma, tb eh possivel q esse macho nao seja mto tolerante...

boa sorte

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou muito triste morreram os dois, a femea 1º e depois no sábado á tarde dei com o macho com a boca branca, provavelmente um fungo, passado umas horitas estava morto, não pude fazer nada.

Hoje de manhã os meus gupys aparecem com as barbatanas a desfazerem-se, logo vou á loja ver o que se pode fazer.

O meu aqua está doente... :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começava com uma troca de água de 30-50% porque as condições dessa água nao devem estar as melhores, verificava ph, amonia,nitritos e nitratos e "fungo branco na boca" é mais provavelmente columnaris ou seja ataque bacteriano, e as barbatanas a desfazerem-se são ou nitritos/nitratos ou ataque bacteriano.

Iniciava um anti-bacteriano mas ia acompanhando os valores da água devido à provavel morte de parte do filtro biologico.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda, que vou precisar bastante, então nesta fase em que a experiência é de nivel zero. Devo dizer que o aqua tem 2 meses.

Logo de manhã fiz uma TPA de 20% e limpei o filtro que estava um pouco obstruido.

(talvez seja melhor colocar um topico no forum doenças)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais