Dúvidas inicias - aqua 52x26x28


DavidLopesC

Recommended Posts

Boas a todos! Gostaria que me dessem um empurraosinho.

Arranjei há pouco tempo um aqua de 52x26x28 e estou disposto a investir um pouco nele, de maneira a que saia dali um bom projecto.

 

Neste momento o aquário está montado com dois peixes lá dentro (daqueles bem clássicos, goldenfish), um termostato de 50W e uma bomba de oxigénio. (Tenho ainda um filtro de 180l/h para montar)

Estou a habituar os 2 peixes a àgua quente neste momento, e para posteriormente ter um bom aqua ainda tenho algumas dúvidas:

 

-> Que areão devo comprar?

-> Qual a temperatura da água ideal?

-> Que diferença de ph aguentam os peixes? (Isto é, posso ter um peixe que se dê bem em ph 5 e outro em 8 no mesmo aqua?)

-> Não percebo muito de plantas. Quais as suas vantagens e gostaria de saber se são fáceis de adquirir e colocar no aqua?

-> Já vi por ai que nos peixes de água quente é necessária luz. Eu tenho uma luz de aquario de 20W mas não sei se é a mais indicada?

-> Que peixes devo comprar e como vejo se os que pretendo se dão bem com os outros?

 

Obrigado a todos os que leram e que me possam ajudar, peço desculpa pelas excessivas dúvidas mas gostaria mesmo de saber esses aspectos para começar.

Conselhos são bem-vindos pois sou bastante novo neste hobby.

 

Abraço

Editado por DavidLopesC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Completa o teu perfil sff é uma das regras principais do forum.Sobre esses peixes se os queres manter tens que comprar outro aquário no minimo com 200L e sem plantas pois esses peixes por natureza levantam o fundo todo,arrancam as plantas todos,gostam de agarrar o areão e o cuspir.Não tentes forçar os peixes a outros pH que não os deles,se realmente gostas dos peixes tenta dar-lhe o melhor ambiente possivel.Visto estares no inicio lê bem e tenta encontrar peixes que se adaptem a essas medidas e pH que tenhas.Vou-te deixar uns tópicos que ajudam mesmo bastante.

 

o do krushandkill

 

[manual]inicio Na Aquariofilia pelo Nuno Antunes

 

fichas de peixes pelo João Abóbora

 

e porque não

 

Fichas de Invertebrados pelo Jorge Goncalves

 

Espero ter ajudado nem que pouco :D

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já, os links deram bastante jeito.

Quanto aos peixes (os tais goldenfish que tenho) têm um valor especial, e era importante mantê-los. Eles tiveram uns 4 meses num aquário muito pequeno daqueles esféricos clássicos, agora num quatro vezes maior espero que não passem mal.. Foi o melhor que consegui arranjar para eles.

 

Quanto ao ph ainda tenho algumas dúvidas:

Se o peixe X se dá bem entre 5-7ph e o peixe Y entre 8-9ph não os devo por juntos? Isto é, 1 diferença de ph é muito significativa?

 

Qual a temperatura da águal ideal?

 

E qual a consequência de não ter plantas?

 

Obrigado!

 

EDIT: já agora, camarões e peixes dão-se bem? Também achei piada e tive pena de um sapo que vi numa loja, como se daria? (dúvido que estivesse pior no meu aquário do que lá na loja)

Editado por DavidLopesC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Sei o que sentes em relação a esses peixes.O meu foi o motivo da construção do de 300L.Eles são peixes de água fria e em água quente aguentam,repito aguentam mas não se sentem bem.O seu metabolismo fica muito acelarado,crescem bastante rápido e consequentemente morrem rápido,coisa que não queremos.Se o peixe X se der em pH de 6. - 7 e o outro 7 - 8 sim penso que sim mas de 5 para 7 ou 8 já é pior.Para já o teu problema maior é esses goldfish.Sobre as plantas podes ter mas eles se forem como o meu vão andar sempre a arranca-las :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao ph acho que um peixe x com ph de 8 a 9 so podem ser africanos que acho impossivel ter com ph de 6a 7 e compeixes desse ph bom é tentares ter peixes de um so sitio é por isso que me sigo tipo da america do sul de africa da europa da asia ou oceania acho que fica melhor é o que faço so ha algumas excessoes como os ottocinclus e corys que misturo tambem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É como já te disseram: esses peixes são de água fria e morrem cedo se lhes aqueceres a água. Por outro lado podem atingir de 20 a 30 cms... comom vês esse aquário é manifestamente insuficiente.´

 

Dizes que tens um filtro ainda por montar? Pois monta-o já.

Nenhum aquário deve estar sem filtragem. Essa é uma das razões (a principal) por que não se deve ter peixes em aquários-globo. Uma vez que esses teus peixes estão já habituados a altos níveis de amónia e nitritos (tóxicos), pode bem ser que sobrevivam à ciclagem desse aquário.

Cumps.

 

P.S.: a luz é necessária em peixes de água fria e quente, para simular on ciclo dia/noite da Natureza.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.: a luz é necessária em peixes de água fria e quente, para simular on ciclo dia/noite da Natureza.

 

Desde já obrigado.

Peço desculpa pela ignorância mas então, simulando dia e noite, é suposto eu apagar as luzes à noite?

Fiquei com outra ideia, devo-me ter enganado e li em algum lado que estavam sempre acesas.

 

 

O que farei provavelmente é por os tais goldfish noutro aquário e deixar este maior para novos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz é para estar ligada no máx 10h por dia.Os peixes vão chegar aos 30cm na boa mesmo.Se vais deixar o maior para os peixes novos,coitados desses de água fria :roll: não tens a quem os dar?Mas se gostas assim tanto deles porque não lhe fazer um aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Peço desculpa por atacar com dúvidas outras vez.

 

Gostava de saber como ver quantos 'k' têm uma lâmpada.

 

Tenho uma daquelas pequenas com 20W, mas não vejo em lado nenhum dados sobre K, e ouvi dizer que o ideal era ter 5800K.

 

Já agora, 20W é um bom número para 30L?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por atacar com dúvidas outras vez.

 

Gostava de saber como ver quantos 'k' têm uma lâmpada.

 

Tenho uma daquelas pequenas com 20W, mas não vejo em lado nenhum dados sobre K, e ouvi dizer que o ideal era ter 5800K.

 

Já agora, 20W é um bom número para 30L?

 

Obrigado.

Boas,

Ou eu muito me engano ou a lâmpada que tens é incandescente. Para se saber os ºK (temperatura da côr) só em lâmpadas fluorescentes, como aquelas tubulares compridas. Essas têm diversos valores de ºK, já as incandescentes (de filamento) creio que nem têm essa indicação.

Mas posso ter percebido mal.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ou eu muito me engano ou a lâmpada que tens é incandescente. Para se saber os ºK (temperatura da côr) só em lâmpadas fluorescentes, como aquelas tubulares compridas. Essas têm diversos valores de ºK, já as incandescentes (de filamento) creio que nem têm essa indicação.

Mas posso ter percebido mal.

Cumps.

 

Obrigado desde já pela atenção.

 

É isso exactamente.

Fiquei foi sem saber se esta é apropriada ou no minimo útil para o efeito.

É que o tampo do aquário está feito para lampadas das pequenas tradicionais.

 

Gostava de saber se esta serve, pois a montagem do aquario está pendente por isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pela atenção.

 

É isso exactamente.

Fiquei foi sem saber se esta é apropriada ou no minimo útil para o efeito.

É que o tampo do aquário está feito para lampadas das pequenas tradicionais.

 

Gostava de saber se esta serve, pois a montagem do aquario está pendente por isso.

Para além de se desconhecer a temperatura da côr (creio que é baixa visto ser amarelada), a intensidade é insuficiente, até porque faz uma iluminação centralizada e não homogénea como com as lâmpadas fluorescentes, mas isto só se quiseres ter plantas.

 

Se forem só peixes com troncos e/ou rochas essa lâmpada peca apenas pela estética... mas isso sou eu...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, tens sempre 20W para 30 litros, o que já é um bom rácio.

 

Sugiro-te plantas de baixa manutenção como musgo e fetos de Java, anúbias (em vaso, em tronco ou em rocha). Essa luz dará.

Para plantas mais exigentes terás mesmo de montar uma (ou 2) lâmpadas fluorescentes cuja soma seja de 30W (1W/1Litro).

 

Para fazeres essa adaptação terás de pedir ajuda a outros porque eu sou posuidor de dez polegares e duas mãos esquerdas (e sou dextro!), ou seja os meus conselhos nesse aspecto iriam dar bronca e cheiro a queimado. :D

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelo double-post, mas como não obtive qualquer resposta e era bastante importante a pergunta, aqui vai outra vez:

 

Não há lâmpadas das pequenas tradicionais fluorescentes?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.