Água Turva...


Recommended Posts

Boas

 

Antes de mais, os meu parabéns pelo excelente local de discussão, assim como fonte de respostas para novatos (como eu...).

 

Agora ao que me traz aqui...

 

Tenho um aqua com o seguinte setup:

 

 

50 Litros / 60x29x29

Lampada Daylight 15W

Filtro interno RENA xxx l/h

Temperatura 26º

 

Tenho duas plantas naturais e peixes (1 gupy - a femea morreu, 3 rásboras, 2 mollys, 4 corydoras e 5 tetras).

Na semana passada comprei um troco e erro de principiante, coloquei logo no aquário.

Passados 3 dias começou a aparecer uma camada à superfície do tronco e logo percebi que me tinha esquecido de ferver o troco.

 

Tirei-o e coloquei no fogão a ferver por 2 horas. Ao mesmo tempo aproveitei para sifonar e fazer uma TPA de 20% (água da torneira, adicionando depois as gotas proporcionais de STRESS ZYME e STRESS COAT).

No dia seguinte, a água começou a aparecer turva, com alguma suspensão e que começou a entupir o filtro. Esperei até à noite, o filtro já quase não fazia fluxo.

Fiz TPA de 10% e lavei o filtro na água da TPA. Mas a água continua turva...

 

Deixo umas imagens..

 

gallery_25816_779_481807.jpg

 

gallery_25816_779_548852.jpg

 

Vou agora comprar um produto anticloro para fazer nova TPA, desta vez de 50%.

 

Logo que tenha os resultados dos testes coloco-os aqui.

 

Podem ajudar-me?

 

Obrigado.

Editado por Carlos_Serrano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e Bem-Vindo,

Não precisas de comprar nenhum anti-cloro: o Stress Coat tem capacidade de neutralizar o cloro.

 

Faltam as imagens... nyah

De que côr é essa turvação?

De que côr são os resíduos que entopem o filtro?

Que valores (pH, amónia, nitritos nitratos...) tens na água?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro é de 300l/h

 

Os resíduos eram brancos e a água tem uma cor meio esbranquiçada, mas como o areão é também claro...

 

no filtro são castanhos e pegajosos, género "nhanha"...

Editado por Carlos_Serrano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Agora sim com imagens... ::D:

 

Se tens o aquário montado há pouco tempo, esse esbranquiçado é normal e desaparece por si só.

Quanto à nhanha no filtro pode dever-se a um surto de micro-algas, também típico de início de aquário que ficaram presas no filtro.

 

O que aconteceu ao tronco foram fungos. Nada de preocupante já que não se "pegam" aos peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Agora sim com imagens... ::D:

 

Se tens o aquário montado há pouco tempo, esse esbranquiçado é normal e desaparece por si só.

Quanto à nhanha no filtro pode dever-se a um surto de micro-algas, também típico de início de aquário que ficaram presas no filtro.

 

O que aconteceu ao tronco foram fungos. Nada de preocupante já que não se "pegam" aos peixes.

Cumps.

 

 

Valores dos testes (NUTRAFIN):

NH3: 1,2

PH 8

NO2: 0,1

NO3: 5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valores dos testes (NUTRAFIN):

NH3: 1,2

PH 8

NO2: 0,1

NO3: 5

TPA de 50% urgente!

 

Com esse valor de amónia (NH3) e esse pH (quanto mais alto mais amoníaco) a água está altamente tóxica.

 

Aparentemente não fizeste o ciclo. Tenta manter o NH3 num máximo de 0,2 à custa de testes diários (no mínimo) e TPAs. Se não me engano, o Stress Zyme são bactérias. Põe um pouco mais do que eles dizem; não há sobre-dosagem e elas estão a ser precisas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA de 50% urgente!

 

Com esse valor de amónia (NH3) e esse pH (quanto mais alto mais amoníaco) a água está altamente tóxica.

 

Aparentemente não fizeste o ciclo. Tenta manter o NH3 num máximo de 0,2 à custa de testes diários (no mínimo) e TPAs. Se não me engano, o Stress Zyme são bactérias. Põe um pouco mais do que eles dizem; não há sobre-dosagem e elas estão a ser precisas.

Cumps.

 

Fiz uma TPA de 50% hoje e juntei o StressZyme para 100%

A água está mais cristalina mas ainda com alguma suspensão...

amanhã à noite faço novo teste de PH e NH3 e logo depois TPA de 20%

depois coloco aqui os resultados...

 

Obrigado pela ajuda preciosa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O facto de os nitritos estarem a subir significa que a amónia já está em transformação amónia>nitritos, 1ª fase do ciclo. A amónia deve começar a sua queda por esta altura.

 

Pelos vistos precisas de mais TPAs e de continuar a pôr bactérias. Não vejo outro caminho.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O facto de os nitritos estarem a subir significa que a amónia já está em transformação amónia>nitritos, 1ª fase do ciclo. A amónia deve começar a sua queda por esta altura.

 

Pelos vistos precisas de mais TPAs e de continuar a pôr bactérias. Não vejo outro caminho.

Cumps.

 

Assim vou fazer

muito obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se isso tudo nao resolver podes sempre tentar + duas opçoes...

 

1ªUm liquido q se compra para tornar a agua cristalina (barato)

2ªum filtro UV

Pois, mas esta turvação tem a ver com o ciclo que está incompleto. Aliás é esse o maior problema a resolver agora.

O turvo da água há-de acabar por desaparecer por si só com o tempo (e não é muito).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.