Luisa Fonseca Publicado Setembro 25, 2008 Publicado Setembro 25, 2008 Olá pessoal, Decerto já ouviram falar em Consanguínidade, pelo pouco que sei deve-se ao cruzamento entre individuos da mesma família, podendo gerar mal formações e por consequência conduzir à morte. No caso específico das corydoras Aeneus Bronze estas mal-formações aparecem por volta dos 5 meses quando, em principio, os Alevins medem cerca de 3 Cm. Tenho contudo imensas dúvidas: As minhas Corys que deram origem a 600 Alevins (entre Junho e Agosto) são;1 Fêmea Aeneus Bronze e 2 machos Aeneus Albinos, todos com cerca de 2 anos, a fêmea foi comprada numa loja diferente e os machos vieram da mesma loja mas em alturas diferentes, quando o segundo chegou era muito mais pequeno que o primeiro (deduzo por isso que não são da mesma desova). Os Alevins nasceram com tons diferentes, uns muito claros e outros escuros com pintas castanhas, no entanto ao crescerem parecem-me ser todos Bronze. Após o nascimento espontâneo dos primeiros 2 Alevins, em meados de Fevereiro, observei que um nunca cresceu mais de 2 Cm, tem uma deformação na espinha e um nadar meio atrofiado, o segundo cresceu a olhos vistos sem qualquer problema até aos 5 meses, quase de repente apareceu com a mesma deformação e passado um mês morreu. O primeiro ainda está vivo mas continua a medir 2 Cm. Os Alevins de Junho já estão maiores que ele e não tinham até à três dias apresentado qualquer problema, foi então que vi um Alevim morto no fundo do filtro com a espinha torta... pensei ser um caso isolado, mas hoje de manhã reparei que mais dois deles nadavam com um dos lados para baixo e a barriga para o lado, estes 3 casos são ligeiramente menores, de uma postura de Julho! os de Junho (mais velhos) ainda não tiveram nada! O que vos peço: Tudo o que souberem acerca do assunto, mesmo que sejam só suposições ou por terem ouvido falar, deixem aqui para que eu consiga ir pesquizar, o que encontro é muito vago e não me está a ajudar nada. Tenho imensos Alevins a crescer todos contentes... nem quero imaginar que o fim deles seja morrerem por deficiências derivadas a consanguinidade. Ao pessoal a quem já dei alguns, não sei se todos os Alevins vêm a ter problemas ou apenas alguns, ainda não consegui descobrir isso, mas tal como avisei, pode acontecer, se verificarem alguma alteração física ou comportamental mandem MP! Agradeço TODAS as informações que possam dispensar. Obrigada Luisa Fonseca
Luis Dias Publicado: Setembro 25, 2008 Publicado: Setembro 25, 2008 Viva, O tema da consanguinidade, apesar de ser bastante interessante, parece-me ser um grande tabu na comunidade. Se disser que 90% dos criadores, profissionais não se preocupa muito com isso, não devo estar muito longe da realidade. Alias, a consanguinidade é necessária, se quisermos apurar uma estirpe, uma cor ou um padrão. E são poucos os criadores que assumem que alguma vez tiveram problemas. O caso das corydoras é curioso, porque não há notícias de tentativas de apuramentos de uma ou outra característica. Mesmo, as 6 ou 7 variantes de aeneus, são todas naturais. No entanto, suponho, que a taxa de consanguinidade é bastante elevada, mesmo em estado selvagem, derivado à sua natureza de viverem em grandes grupos e de terem um raio de acção relativamente reduzido. Um caso curioso que me aconteceu à uns anos atrás, com um casal de pygmaeus, de origens bastantes distintas, foi o facto do resultado das desovas originar crias, que à medida que foram ganhando forma, foram evidenciando características de problemas, que normalmente se associam a consanguinidade. Pouco mais tarde, desisti desse casal, participei numas quantas importações e formei uns quantos casais, com as ‘misturas’ que fui fazendo. Nunca mais tive problemas… De uma maneira geral, nas corydoras, os primeiros problemas cuja origem pode ser atribuída à consanguinidade, verificam-se logo na 3 ou 4 geração. Se bem que esses sintomas nos pequenos aquários das nossas casas, podem ser perfeitamente normais. Por isso acho que só a partir do 3º mês é que se pode começar a ter certezas. Um dos primeiros sinais a ter em conta é a actividade do peixe e a sua coloração. Inactividade e colorações pálidas ou peixes fracos, seguido de deformações e nadares ‘esquisitos’ têm uma grande probabilidade de serem problemas de consanguinidade. Naturalmente, que estes problemas podem ter as mais variadas origens…. Nomeadamente uma variação repentina da pressão da água pode originar ‘raquitismo’… ou uma luz demasiado intensa ou perto origina uma despigmentação, ficando o peixe pálido, etc, etc… enfim, tem que se validar se as condições de crescimento que fornecemos, são minimamente adequadas. Devido a estes factores, considero que é difícil avaliar se os problemas que temos se devem exclusivamente a problemas de consanguinidade. Um exemplo disto é uma primeira desova correr muito bem, com uma taxa de sucesso superior a 80% e uma segunda desova dos mesmos peixes exactamente nas mesmas condições ter uma taxa de sucesso inferior a 20%. Neste caso, nitidamente os peixes não têm um elevado nível de consanguinidade, mas poderíamos ser ‘enganados’ se esta segunda desova de sucesso inferior a 20% ocorresse em primeiro lugar. No fundo, é tudo uma questão de sorte e paciência. Cmprts, Luis.Dias
a_feijao Publicado: Setembro 26, 2008 Publicado: Setembro 26, 2008 sei que o peixe em questão não tem nada a ver... uma altura que fiz criação de danios zebra muitos deles sairam com deformações na espinha, e pelo que pesquisei, podia ser por terem uma dieta pobre poucas vitaminas, etc... no caso eu alimentei-as sempre com flocos migados, dai eu até ter acreditado que foce disso, pois os flocos não seram certamente os melhores alimentos para crias em crescimento....
Carlos Couceiro Publicado: Setembro 26, 2008 Publicado: Setembro 26, 2008 tendo dois macho albinose uma femea bronze, eu tirava de perte problemas de consanguinidade, ate porque como o Luis ja disse, a consaguinidade em certos casos é importante, e mesmo que se fossem sruzando sempre irmaos com irmaos so passadas muitas geraçoes os problemas apareciam realmente relacionadas com a consaguinidade eu aposto mais em iluminaçao exagerada nos ovos(os ovos das corys sao fotosensiveis) ou mesmo variaçoes de ph,temperatura etc... da agua aquando do crescimento das crias se perguntares a criadores de Discus o que acontece quando a agua sofre uma descida repentina de ph aquando do crescimento dos alevins, eles vao responderte de o recorte da barbatana dorsal nao é "normal" espero ter ajudado em algo, pois este tema da consaguinidade é um pouco controverso
barbos96 Publicado: Janeiro 13, 2009 Publicado: Janeiro 13, 2009 me podias arranjar um ou dois corydoras?
Luisa Fonseca Publicado: Janeiro 13, 2009 Autor Publicado: Janeiro 13, 2009 me podias arranjar um ou dois corydoras? OH! Já dei as Corys todas, inclusivé as progenitoras, mas essas dei a uma amiga, se elas tiverem Alevins eu peço-lhe 6 para ti, ok? As Corys são peixes de cardume, não deves manter duas sózinhas! Preenche o teu perfil para sabermos de onde és, imagina que o teu vizinho do lado tens umas para ti!!! Lamento Fica bem Luisa Fonseca
Recommended Posts