UV-sempre ou parcialmente ligada??????


Recommended Posts

Boas malta ,subscrevo este tópico com o intuito de saber vossas opiniões relativamente ao seguinte: é prejudicial ter uma uv 24h ligada ,será melhor liga-la parcialmente(se sim durante quanto tempo),quais os efeitos de uma uv num comunitário???(visto que temos de por nutrientes para as plantas,sera que a uv também neutraliza estes nutrientes e prejudica a qualidade da agua para as plantas e peixes do aqua?????

deixem aqui as vossas opinióes de maneira a que desta maneira se tirem ilações concretas sobre os efeitos e "contra-indicações das UVs nos nossos aquas,obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qd uso é 24/24h.

Agora tem estado desligada pq tenho a sensação q entrou ar no compartimento da mesma e enquanto não o tirar (coisita mto simples mas sou perguiçoso) não a ligo pq é prejudicial p o mesmo.

Abraços

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qd uso é 24/24h.

Agora tem estado desligada pq tenho a sensação q entrou ar no compartimento da mesma e enquanto não o tirar (coisita mto simples mas sou perguiçoso) não a ligo pq é prejudicial p o mesmo.

Abraços

 

 

Ricardo

Boas,

Pensava que as lâmpadas estavam numa "câmara de ar" isoladas da água.

Não entendo a tua dúvida. :mrgreen:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o UV dá cabo dos fertilizantes de Fe e de micros (mas não por ex. de K). Num plantado, o ideal é fazer fertilização diária pela manhã ao ligar as luzes, e aí ter o UV desligado, se não estás a destruir o fertilizante. Um amigo meu tinha o UV 24/24 e por mais Fe que pusesse, as folhas continuavam com buracos...

 

ou seja, tem o UV num temporizador, ligado nos períodos sem luz, por ex. entre as 20h e as 06h ou coisa que o valha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ou seja, tem o UV num temporizador, ligado nos períodos sem luz, por ex. entre as 20h e as 06h ou coisa que o valha.

É mais ou menos assim que utilizo o meu. Funciona todos os dias das 14h às 18h (4h/dia) ligado a um temporizador e faço a fertilização à noite, de forma a que o filtro UV não interfira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

É mais ou menos assim que utilizo o meu. Funciona todos os dias das 14h às 18h (4h/dia) ligado a um temporizador e faço a fertilização à noite, de forma a que o filtro UV não interfira.

 

 

Hoje a noite já tenho trabalho pra fazer... starwars

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

É mais ou menos assim que utilizo o meu. Funciona todos os dias das 14h às 18h (4h/dia) ligado a um temporizador e faço a fertilização à noite, de forma a que o filtro UV não interfira.

 

olha que também não é o ideal; as plantas vão utilizar o fertilizante no período da fotossíntese, ou seja quando as luzes estão ligadas. Portanto, o UV deve estar ligado em período escuro. E a fertilização deve ser feita (como bem dizes) depois de o UV desligar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok,continuem com o debate q realmente está a ficar interessante e a focar realmente o q eu pretendia (relação UV - fertilizantes) desde ja agradeço as vossas opiniões q estão a ser degrande importancia para mim,e por favor podem continuar.....a opinar :twisted: cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pensava que as lâmpadas estavam numa "câmara de ar" isoladas da água.

Não entendo a tua dúvida. :)

Cumps.

 

Sim, correcto.

O ar existente é na camara por onde passa a água e uma das notas importantes do fabricante é o não funcionamento da mesma se se encontrar ar dentro desta.

A razão desta anotação é simplesmente porque os raios UV ao incidirem directamente no involucro exterior provocam danos que podem originar uma ruptura no mesmo a curto/médio prazo.

Espero ter-me feito entender desta vez,

Abraço ;) :D help :D

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, correcto.

O ar existente é na camara por onde passa a água e uma das notas importantes do fabricante é o não funcionamento da mesma se se encontrar ar dentro desta.

A razão desta anotação é simplesmente porque os raios UV ao incidirem directamente no involucro exterior provocam danos que podem originar uma ruptura no mesmo a curto/médio prazo.

Espero ter-me feito entender desta vez,

Abraço ;) :D help :D

Boas,

Fizeste entender sim :) , só que me custa a acreditar que um fabricante diga que o invólucro é susceptível de se romper com UVCs. Quanto muito será por sobre-aquecimento das lâmpadas; a água sempre ajuda a arrefecê-las mesmo sem estarem em contacto directo.

 

Seja como fôr, já experimentaste inclinar o aparelho para a bolha sair pela parte superior? Mesmo preguiçoso (mal de que também sofro) é rápido de se conseguir.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Fizeste entender sim :) , só que me custa a acreditar que um fabricante diga que o invólucro é susceptível de se romper com UVCs. Quanto muito será por sobre-aquecimento das lâmpadas; a água sempre ajuda a arrefecê-las mesmo sem estarem em contacto directo.

 

Seja como fôr, já experimentaste inclinar o aparelho para a bolha sair pela parte superior? Mesmo preguiçoso (mal de que também sofro) é rápido de se conseguir.

Cumps.

 

A "coluna" de água na passagem pelo filtro funciona tb para o enfraquecimento dos raios UV contra o plástico envolvente.

Sim, é mesmo só soltar o filtro da parte de cima do móvel e incliná-lo para o ar sair,..., continuo à espera de vontade e necessidade para o ligar - hoje talvez...ehehehe

Não tem a ver c o sobre-aquecimento da lâmpada mas sim mesmo com o poder dos UV a médio prazo com os diversos materiais constituintes do invólucro.

O filtro em questão é um UV da JBL de 36w.

Abraços

;) :D help :D :D

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a equivalencia de watts do filtro com o tamanho do aquario ?

 

tipo, para X litros recomenda-se X de watts...

boas para 400l recomenda-se 28w

para 600l -36w

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua tem aprox. 900lt reais e tenho uma UV de 36w ligada à saída de um filtro (eheim 2250) q deve estar a fazer 800 lts/hora.

Recomenda-se uma razão menor de lts/hora para um maior poder germicida.

Cump

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.