-OLIVEIRA- Publicado Setembro 24, 2008 Publicado Setembro 24, 2008 Boas malta ,subscrevo este tópico com o intuito de saber vossas opiniões relativamente ao seguinte: é prejudicial ter uma uv 24h ligada ,será melhor liga-la parcialmente(se sim durante quanto tempo),quais os efeitos de uma uv num comunitário???(visto que temos de por nutrientes para as plantas,sera que a uv também neutraliza estes nutrientes e prejudica a qualidade da agua para as plantas e peixes do aqua????? deixem aqui as vossas opinióes de maneira a que desta maneira se tirem ilações concretas sobre os efeitos e "contra-indicações das UVs nos nossos aquas,obrigado. Citar Me &Mr Wayne em Hong Kong - Discus Wayne Center
Fernando C. Publicado: Setembro 24, 2008 Publicado: Setembro 24, 2008 parcialmente bem mas agora nao sei mas acho q ronda as 2 horas por dia/semana mas espera por palavras sabias Citar
nunomart Publicado: Setembro 25, 2008 Publicado: Setembro 25, 2008 eu uso 24 h sobre 24 horas Citar MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 25, 2008 Publicado: Setembro 25, 2008 Qd uso é 24/24h. Agora tem estado desligada pq tenho a sensação q entrou ar no compartimento da mesma e enquanto não o tirar (coisita mto simples mas sou perguiçoso) não a ligo pq é prejudicial p o mesmo. Abraços Ricardo Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
miltonleopoldo Publicado: Setembro 25, 2008 Publicado: Setembro 25, 2008 EU uso 24 horas X 7dias por semana Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
João Faria Publicado: Setembro 25, 2008 Publicado: Setembro 25, 2008 Qd uso é 24/24h.Agora tem estado desligada pq tenho a sensação q entrou ar no compartimento da mesma e enquanto não o tirar (coisita mto simples mas sou perguiçoso) não a ligo pq é prejudicial p o mesmo. Abraços Ricardo Boas, Pensava que as lâmpadas estavam numa "câmara de ar" isoladas da água. Não entendo a tua dúvida. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
nunoni Publicado: Setembro 26, 2008 Publicado: Setembro 26, 2008 o UV dá cabo dos fertilizantes de Fe e de micros (mas não por ex. de K). Num plantado, o ideal é fazer fertilização diária pela manhã ao ligar as luzes, e aí ter o UV desligado, se não estás a destruir o fertilizante. Um amigo meu tinha o UV 24/24 e por mais Fe que pusesse, as folhas continuavam com buracos... ou seja, tem o UV num temporizador, ligado nos períodos sem luz, por ex. entre as 20h e as 06h ou coisa que o valha. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
Jorge Gonçalves Publicado: Setembro 26, 2008 Publicado: Setembro 26, 2008 Boas, ou seja, tem o UV num temporizador, ligado nos períodos sem luz, por ex. entre as 20h e as 06h ou coisa que o valha. É mais ou menos assim que utilizo o meu. Funciona todos os dias das 14h às 18h (4h/dia) ligado a um temporizador e faço a fertilização à noite, de forma a que o filtro UV não interfira. Citar Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
miltonleopoldo Publicado: Setembro 26, 2008 Publicado: Setembro 26, 2008 Boas, É mais ou menos assim que utilizo o meu. Funciona todos os dias das 14h às 18h (4h/dia) ligado a um temporizador e faço a fertilização à noite, de forma a que o filtro UV não interfira. Hoje a noite já tenho trabalho pra fazer... Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
nunoni Publicado: Setembro 26, 2008 Publicado: Setembro 26, 2008 Boas, É mais ou menos assim que utilizo o meu. Funciona todos os dias das 14h às 18h (4h/dia) ligado a um temporizador e faço a fertilização à noite, de forma a que o filtro UV não interfira. olha que também não é o ideal; as plantas vão utilizar o fertilizante no período da fotossíntese, ou seja quando as luzes estão ligadas. Portanto, o UV deve estar ligado em período escuro. E a fertilização deve ser feita (como bem dizes) depois de o UV desligar. Citar verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos
-OLIVEIRA- Publicado: Setembro 27, 2008 Autor Publicado: Setembro 27, 2008 ok,continuem com o debate q realmente está a ficar interessante e a focar realmente o q eu pretendia (relação UV - fertilizantes) desde ja agradeço as vossas opiniões q estão a ser degrande importancia para mim,e por favor podem continuar.....a opinar cumps. Citar Me &Mr Wayne em Hong Kong - Discus Wayne Center
Joel Bonifácio Publicado: Setembro 27, 2008 Publicado: Setembro 27, 2008 Qual é a equivalencia de watts do filtro com o tamanho do aquario ? tipo, para X litros recomenda-se X de watts... Citar Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
fjabrantes Publicado: Setembro 27, 2008 Publicado: Setembro 27, 2008 o ideal é ligar 1 dia por semana. Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 27, 2008 Publicado: Setembro 27, 2008 (editado) Boas,Pensava que as lâmpadas estavam numa "câmara de ar" isoladas da água. Não entendo a tua dúvida. Cumps. Sim, correcto. O ar existente é na camara por onde passa a água e uma das notas importantes do fabricante é o não funcionamento da mesma se se encontrar ar dentro desta. A razão desta anotação é simplesmente porque os raios UV ao incidirem directamente no involucro exterior provocam danos que podem originar uma ruptura no mesmo a curto/médio prazo. Espero ter-me feito entender desta vez, Abraço :D :D Editado Setembro 27, 2008 por Ricardo.Fonseca Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
João Faria Publicado: Setembro 27, 2008 Publicado: Setembro 27, 2008 Sim, correcto.O ar existente é na camara por onde passa a água e uma das notas importantes do fabricante é o não funcionamento da mesma se se encontrar ar dentro desta. A razão desta anotação é simplesmente porque os raios UV ao incidirem directamente no involucro exterior provocam danos que podem originar uma ruptura no mesmo a curto/médio prazo. Espero ter-me feito entender desta vez, Abraço :D :D Boas, Fizeste entender sim , só que me custa a acreditar que um fabricante diga que o invólucro é susceptível de se romper com UVCs. Quanto muito será por sobre-aquecimento das lâmpadas; a água sempre ajuda a arrefecê-las mesmo sem estarem em contacto directo. Seja como fôr, já experimentaste inclinar o aparelho para a bolha sair pela parte superior? Mesmo preguiçoso (mal de que também sofro) é rápido de se conseguir. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 27, 2008 Publicado: Setembro 27, 2008 Boas,Fizeste entender sim , só que me custa a acreditar que um fabricante diga que o invólucro é susceptível de se romper com UVCs. Quanto muito será por sobre-aquecimento das lâmpadas; a água sempre ajuda a arrefecê-las mesmo sem estarem em contacto directo. Seja como fôr, já experimentaste inclinar o aparelho para a bolha sair pela parte superior? Mesmo preguiçoso (mal de que também sofro) é rápido de se conseguir. Cumps. A "coluna" de água na passagem pelo filtro funciona tb para o enfraquecimento dos raios UV contra o plástico envolvente. Sim, é mesmo só soltar o filtro da parte de cima do móvel e incliná-lo para o ar sair,..., continuo à espera de vontade e necessidade para o ligar - hoje talvez...ehehehe Não tem a ver c o sobre-aquecimento da lâmpada mas sim mesmo com o poder dos UV a médio prazo com os diversos materiais constituintes do invólucro. O filtro em questão é um UV da JBL de 36w. Abraços :D :D :D Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
-OLIVEIRA- Publicado: Setembro 27, 2008 Autor Publicado: Setembro 27, 2008 Qual é a equivalencia de watts do filtro com o tamanho do aquario ? tipo, para X litros recomenda-se X de watts... boas para 400l recomenda-se 28w para 600l -36w cumps. Citar Me &Mr Wayne em Hong Kong - Discus Wayne Center
Ricardo.Fonseca Publicado: Setembro 27, 2008 Publicado: Setembro 27, 2008 O meu aqua tem aprox. 900lt reais e tenho uma UV de 36w ligada à saída de um filtro (eheim 2250) q deve estar a fazer 800 lts/hora. Recomenda-se uma razão menor de lts/hora para um maior poder germicida. Cump Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Paulo A Santos Publicado: Setembro 27, 2008 Publicado: Setembro 27, 2008 Ola Oliveira 4 a 5 horas ligado e o suficiente o meu tenho entre a 1 e as 5 da manha Citar "Muralhas" - "Profundezas"
Joel Bonifácio Publicado: Setembro 28, 2008 Publicado: Setembro 28, 2008 boas para 400l recomenda-se 28wpara 600l -36w cumps. obrigado Citar Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Recommended Posts