Andie116 Publicado Setembro 24, 2008 Publicado Setembro 24, 2008 Olá Julgo ter uma praga no meu aqua maternidade,nunca vi nem li nada que se parecesse, mas espero que me ajudem, são pequenos organismos redondos com cerca de 1 milímetro (ou menos) de cor castanha e muito irrequietos que se movimentam freneticamente de um lado para o outro, agarram-se as plantas, pedras e afins, são muitos e cada vez mais, começaram-me a morrer fêmeas e julgo que fosse por causa disso, tirava uma foto mas acho que não adianta porque são muito pequenos. tirei todos os peixes da maternidade, restou-me uma fêmea que me parece abalada, mas de resto parecem-me bem. alguem me sabe dizer o que são estes organismos? Obrigado Cumps
Andie116 Publicado: Setembro 29, 2008 Autor Publicado: Setembro 29, 2008 (editado) Bom como ninguém me respondeu... vou tentar colocar uma foto do bicho aumentado +/- 10x. http://lh5.ggpht.com/peorth.sama/SODPu5gFg...Ow/parasita.JPG http://lh5.ggpht.com/peorth.sama/SODPvBNYW...c/parasita2.JPG Algum feedback seria bom, não só para mim que não faço ideia o que é mas também para o resto das pessoas que se dedicam a aquariofilia e que lidam com parasitas e microorganismoa que podem deitar a baixo toda uma fauna ou flora, se soubermos do que se trata é mais fácil de liquidar, até porque a adição de um antibiótico de largo espectro, implica alterações químicas e biológicas no aquário e pode não fazer rigorosamente nada aos organismos.... se soubermos do que se trata, é muito mais fácil de tratar, ás vezes até com um aumento da temperatura ou algo do género é suficiente para acabar com uma praga. Se me puderem ajudar agradecia. Cumps Editado Setembro 29, 2008 por Andie116
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 29, 2008 Publicado: Setembro 29, 2008 (editado) uma ajuda com as fotos. e é isto? não sei o que seja, sorry. Editado Setembro 29, 2008 por Trocado Alguns dos meus aquários (shrimps)
Luis saleiro Publicado: Setembro 29, 2008 Publicado: Setembro 29, 2008 Sorry, também nunca vi tal coisa. E isso mexe-se com muita rapidez?
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 29, 2008 Publicado: Setembro 29, 2008 uma hipótese, não será isto? Seed Shrimp, Ostracoda Alguns dos meus aquários (shrimps)
Andie116 Publicado: Setembro 30, 2008 Autor Publicado: Setembro 30, 2008 (editado) Obrigado pelas fotos!!! Pois é muito estranho, eles mexem-se, fazendo movimentos frenéticos circulares e agarram-se (penso eu, com a ajuda destes pelos) às plantas, ampulárias e pedras e ficam parados quando se agarram, não detectei qualquer tipo de evolução na forma ou tamanho, eles aparecem com estes aspecto e mantêm-se assim, não crescem, nem fazem qualquer tipo de metamorfose, pelo menos que eu tenha visto! Quanto ao Ostracoda, é bastante parecido com o que tenho, o que me preocupa é o tamanho os que tenho tem +/- 1 mm, mas pode ser um tipo destes seed shrimps, se for julgo que não é mau, apesar de não saber muito sobre isto. o mais parecido que encontrei é isto, apesar do tamanho não coincidir. http://www.scielo.br/img/revistas/isz/v93n3/18089f2.jpg Obrigado!!! Cumps Editado Setembro 30, 2008 por Andie116
Andie116 Publicado: Setembro 30, 2008 Autor Publicado: Setembro 30, 2008 Olá Trata-se mesmo de um Ostracode, uma das milhares de espécies que existem, pelo que parece são inofensivos e comem algumas porcarias que não queremos no aquário, continuo sem saber como apareceram, e não sei se se conseguiram adaptar de todo as condições do aqua, uma vez que não mostram sinais de evolução. De qualquer modo são inofensivos, mas nada bonitos de se ver. Obrigado! Cumps
Recommended Posts