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Enfim...

Parece uma maré de azar...

Mas desde a semana passa que reparei que a areia estava a ficar feia, escura no meio de uma 'floresta' de valisnérias tortifolas (não sei se é assim que se escreve :S), ao que parece são cianobacterias, que proliferam ali... por agora ja fazem um risco negro na areia.

 

Já pesquisei um bocado sobre as ditas bacterias, e assumo a culpa, de facto aquela zona é a que têm menor circulação de água, por consequencia presumo que seja também pouco oxigenada, e também tenho tendencia para sobrealimentar os peixes (tenho medo que eles passem fome... os gajos não me dizem nada).

 

Ainda não fiz nada... não quero estar a fazer asneiras, mas de todas as formas de combate pensei articular algumas, pelo que peço ajuda a quem ja sofreu deste mal, o que tenha conhecimento de causa, pois para mim isto é tudo 'novidade'

 

O setup:

aqua 120 *40*50

fluval (faz 700l/h)

eheim (faz 400l/h)

fundo 3d de esferovite e cimento

Os parametros estão normais... todos aproximados dos limites minimos e o pH a rondar os 8 (sem adição de nada)

A areia é cerca de 30kg de areia calcaria e 25Kg de areia de silica.

 

 

 

Não tenho onde colocar os peixes, pelo que todo o processo deve ser feito de forma a minimizar os transtornos nos peixes, pensei em:

 

1. retirar as plantas

 

2. remover totalmente a areia... posso faze-lo em 2 ou 3 dias durante tp'as ( penso fazer 30% por dia)

 

3. fazer um apagão de 3 ou 4 dias (preocupa-me o factos dos peixes ficarem tanto tempo às escuras... o facto de permitir periodos de 10 ou 15 min diarios de luz para alimentar os peixes terá impacto no sucesso do apagão?)

 

4. tratar a agua do recipiente das plantas com eritromicina ( vou ter de arranjar uma receita...)

 

 

 

As minhas duvidas e receios:

 

Será suficiente?

 

Tpa'as so fim do apagão ou diárias? ( a morte das bacterias vai aumentar a amonia... tenho medo dos peixes...)

Será melhor a seguir ao apagão fazer uma profilaxia com eritromicina no aqua tb? (a eritromicina vai destruir todas as bacterias gram negativas no filtro.... mas muitas tpa's e a adição de culturas de bácterias devem ajudar)

 

Será vantajoso fazer uma 'quarentena' a nova areia antes da introdução com eritromicina?

 

As pedras artificiais têm umas 'algas acastanhadas' não se assemelham com o tipo lodo da areia) serão cianobácterias? a mim parece-me so algas... posso fazer a aplicação tópica de água oxigenada numa rocha para ver a reacção da dita alga? qual é a quantidade de H2O2 a aplicar por cada 100l de água? será inteligente faze-lo????

 

 

 

Depois da resolução disto... também tenho de trabalhar nas causas... pensei em colocar uma power head na parte inferior da coluna de agua para promover a circulação... e tentar regrar a quantidade de comida... e que mais posso fazer para evitar o reaparecimento????

 

 

Desculpem o testamento... mas tenho tantas dúvidas :-D

  • 3 semanas depois...
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Enfim...

Parece uma maré de azar...

Mas desde a semana passa que reparei que a areia estava a ficar feia, escura no meio de uma 'floresta' de valisnérias tortifolas (não sei se é assim que se escreve :S), ao que parece são cianobacterias, que proliferam ali... por agora ja fazem um risco negro na areia.

 

Já pesquisei um bocado sobre as ditas bacterias, e assumo a culpa, de facto aquela zona é a que têm menor circulação de água, por consequencia presumo que seja também pouco oxigenada, e também tenho tendencia para sobrealimentar os peixes (tenho medo que eles passem fome... os gajos não me dizem nada).

 

Ainda não fiz nada... não quero estar a fazer asneiras, mas de todas as formas de combate pensei articular algumas, pelo que peço ajuda a quem ja sofreu deste mal, o que tenha conhecimento de causa, pois para mim isto é tudo 'novidade'

 

O setup:

aqua 120 *40*50

fluval (faz 700l/h)

eheim (faz 400l/h)

fundo 3d de esferovite e cimento

Os parametros estão normais... todos aproximados dos limites minimos e o pH a rondar os 8 (sem adição de nada)

A areia é cerca de 30kg de areia calcaria e 25Kg de areia de silica.

 

 

 

Não tenho onde colocar os peixes, pelo que todo o processo deve ser feito de forma a minimizar os transtornos nos peixes, pensei em:

 

1. retirar as plantas

 

2. remover totalmente a areia... posso faze-lo em 2 ou 3 dias durante tp'as ( penso fazer 30% por dia)

 

3. fazer um apagão de 3 ou 4 dias (preocupa-me o factos dos peixes ficarem tanto tempo às escuras... o facto de permitir periodos de 10 ou 15 min diarios de luz para alimentar os peixes terá impacto no sucesso do apagão?)

 

4. tratar a agua do recipiente das plantas com eritromicina ( vou ter de arranjar uma receita...)

 

 

 

As minhas duvidas e receios:

 

Será suficiente?

 

Tpa'as so fim do apagão ou diárias? ( a morte das bacterias vai aumentar a amonia... tenho medo dos peixes...)

Será melhor a seguir ao apagão fazer uma profilaxia com eritromicina no aqua tb? (a eritromicina vai destruir todas as bacterias gram negativas no filtro.... mas muitas tpa's e a adição de culturas de bácterias devem ajudar)

 

Será vantajoso fazer uma 'quarentena' a nova areia antes da introdução com eritromicina?

 

As pedras artificiais têm umas 'algas acastanhadas' não se assemelham com o tipo lodo da areia) serão cianobácterias? a mim parece-me so algas... posso fazer a aplicação tópica de água oxigenada numa rocha para ver a reacção da dita alga? qual é a quantidade de H2O2 a aplicar por cada 100l de água? será inteligente faze-lo????

 

 

 

Depois da resolução disto... também tenho de trabalhar nas causas... pensei em colocar uma power head na parte inferior da coluna de agua para promover a circulação... e tentar regrar a quantidade de comida... e que mais posso fazer para evitar o reaparecimento????

 

 

Desculpem o testamento... mas tenho tantas dúvidas :(

 

 

já tive esse problema, e foi terrivel.

 

mas consegui eliminar essencialmente com vários apagões de 2 e 3 dias de cada vez, mudanças de água regulares, aspiração e limpeza das rochas, oxigenei algumas zonas com problemas e de um momento para o outro deixei de ter vestigios das ciano.

 

 

Dá trabalho.

 

Boa sorte

  • 2 semanas depois...
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Olá!

Eu não iria para a solução da eritromicina.

Apagão sim.

E principalmente para uma solução a longo prazo apostava num controlo apertado da concentração dos fosfatos.

Há várias maneiras de reduzir os fosfatos: com TPA's, usando zeolite no filtro e também consegues encontrar resinas que te retiram os ditos fosfatos da água.

 

Cumps,

Cumps,

 

Zé Luís

Publicado: (editado)

Boas! De facto um apagão acaba com as Ciano,porém acho que essa não é uma solução,mas o remediar do verdadeiro problema.

 

As Cianobactérias aparecem geralmente quando o aquário tem o substrato muito usado,sujo,também por excesso de comida dada aos peixes. Isto aliado a um aquário com pouca corrente pode potenciar o seu aparecimento.Os Nitratos a zero também podem ser uma causa.

 

De facto,há um pouco a ideia de que Nitrato e Fosfato devem estar sempre a zero num aquário plantado,senão aparecem algas,o que é totalmente errado.Nitrato e Fosfato nunca devem estar a zero, devem estar no nivel ideal e nunca em excesso, que é diferente.Para além de não ser saudável para as plantas,algumas algas podem aparecer.Devemos manter os Nitratos +- a 5ppm e os Fosfatos a +- 0.5ppm,de modo a atingir um equilibrio. As GreenSpot por ex. são algas que aparecem normalmente quando os Fosfatos estão a zero.

 

Com a luz é igual,de facto excesso de luz pode potenciar algas verdes,porém luz muito aquém do suposto também pode potenciar outro tipo de algas.

 

Se fosse a ti fazia uma limpeza geral do fundo do aqua,(se tiveres plantas de tapete faz o melhor possivel) e remove manualmente todas as Ciano que vires.Aumenta um pouco a circulação do aqua,principalmente de noite,e tenta atingir a concentração de 5ppm de Nitrato.

 

Caso não resulte,Eritromicina e o apagão,embora este ultimo deva ser feito em ultimo caso,pois as plantas irão ressentir-se também.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Nos meus aquários estão muitas vezes a zero e nunca ví grande problema nisso...antes pelo contrário.

 

Uma planta aquáica que recebe os nutrientes principalmente pela via foliar tem um abastecimento destes sempre regular e homogénio? ou se chove mais ou menos o seu consumo de nutrientes varia?

 

Como será que funciona na natureza?

Abraços

Zé Néo

 

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Publicado: (editado)
Como será que funciona na natureza?

Os processos ocorridos na Natureza são importantes,mas chegamos a um ponto em que compreendemos que um aquário tem leis próprias,por mil e uma razões.Não há comparação entre um aquário e um rio,bacia ou lago.Podemos é retirar ensinamentos dos rios,lagos ou bacias,e adaptá-los ao espaço limitado que é um aquário,de modo a potenciar esses mesmos ensinamentos.

 

Eu não disse que caso os Fosfatos estejam a zero têm obrigatoriamente de haver problemas.Pode é haver problemas. E dei o exemplo das GreenSpot que costumam aparecer quando os Fosfatos estão a zero.Já as Ciano aparecerem em ambientes pobres em Nitrato, é uma questão que nunca se passou comigo pessoalmentem, já li em vários sitios.Porém, como as Cianobactérias são grandes consumidoras de Nitrato,acho que seria mais lógico aparecerem num ambinete favorável,ou seja num ambiente rico em Nitrato...

 

Acho que não é verdade quando se diz que: ''Livra-te dos Nitratos e Fosfatos = Livra-te de todas as algas''. Nem nada que se pareça.Mas é obvio que em excesso estes nutrientes trarão mais problemas do que a zero,mas quanto a mim,o Nitrato e o Fosfato devem estar num nivel ideal,que pode variar de aqua para aqua,dependendo das condições e do metabolismo do aquário. Agora,é mais fácil se calhar ter o aquário com estes dois nutrientes a zero ou então elevados,do que mantê-los num nivel ideal,nem muito alto nem a zero,mas ai reside um dos desafios.

 

Agora se é preciso fertilizar para ter o aquário com um nivel ideal de Nitrato e Fosfato? Não. Pois se por vezes,sem fertilizar, tenho estes dois nutrientes elevados,ou só um deles.Nesta situação de exagero é que eu de ter cuidado,pois isto pode potenciar o desenvolvimento das algas.

 

Também pode acontecer,ter o Nitrato e Fosfato a zero,porém só está a zero porque as plantas o consomem todo automaticamente à medida que este vai sendo produzido pelos processos naturais do aquário.Claro que tudo depende de cada situação.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Olá, Zogli!

Estás a partir do principio de que o aquário da tarasofia é um plantado, mas eu acho, parto do principio, de que não deve ser um plantado, pelo menos densamente plantado, pois este post está na área dos ciclídeos africanos.

Cumps,

 

Zé Luís

Publicado:
Olá, Zogli!

Estás a partir do principio de que o aquário da tarasofia é um plantado, mas eu acho, parto do principio, de que não deve ser um plantado, pelo menos densamente plantado, pois este post está na área dos ciclídeos africanos.

Bem,visto...peço desculpa mas não reparei.

 

Porém eu faria os mesmos métodos de prevenção, embora o apagão neste caso já me pareça mais lógico.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

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Olá,

 

Vamos simplificar as coisas!

Acabar com as cyano é muito simples desde que se sigam algumas regras básicas.

 

1 - fazer TPA´s com aspiração localizada - fazer TPA´s semanais de pelo menos 25% do volume

2 - aumentar a circulação em todo o aquário - e consequentemente aumentar o ORP (quantidade de oxigénio dissolvido na água). Aumentar a circulação não é apenas colocar mais uma ou duas bombas de circulação - é preciso colocá-las de forma a promover uma circulação homogénea promovendo a formação de ondas por forma a aumentar as trocas gasosas com o exterior.

3 - controlar a quantidade de comida - os peixes precisam de pouca comida (uma boa referência é saber que o seu estomago é normalment do tamanho do seu olho!).

 

Abraço,

Diogo