Limpeza de plantas


pc_one

Recommended Posts

Boas comunidade...

 

Coloca-se-me o seguinte problema, vou refazer o meu Layout e gostaria de manter algumas das plantas já existentes no aqua...

 

Problema: tem algumas algas verdes :( , do tipo curtas...

 

Conhecem alguma solução em que se possam mergulhar para as desinfestar...

 

Cumps...

 

e desde obrigado pela Partilha...

 

 

Pedro C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu depois de fazer pesquisa no caso das anubias consegui limpar com 1 parte de lixivia para 20 partes de agua depois mergulhar em agua doce com algumas gotas de anti-cholorine .isto para as anubias nao sei se resulta nas outras mas espera por mais opinioes porque existe pessoas bem mais experientes do que eu :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ok...

 

Está confirmado, e com sucesso a unica diferença é que usei uma diluição de 1 para 40 e após alguns segundos de imerção e enxaguação em agua tépida e já está....

 

De regresso ao aqua com o alguedo já todo branquinho...

 

 

Obrigado....

 

 

Pedro C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Líxívia?

 

'Cum catano!!

 

Não há nada como controlar Luz, CO2, Fosfatos e Nitratos. Não inventem...

 

As algas EVITAM-SE! E quando aparecem é porque há algo de errado! Se algo está errado, porquê tratar localizadamente se o problema estará em todo o aquário?

 

Não acham que já chega de banhos de lixívia, apagões e todas essas "baboseiras"? Sejão rigorosos com o vosso próprio aquário. O Aquário "dá" consoante aquilo que lhe proporcionamos!

 

Quem quer um aquário com plantas bem tratadas, tem de ter um teste de nitratos e fosfatos...

 

Cmpts, e desculpem o desabafo!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pois mas isso é muito facil de falar, mais dificil é evitar e quando ja lá estão torna-se dificil controlar, claro que ja tentei todas essas formas de controlo de luz, fertelizações e até tpa diarias durante tres semanas fiz e nada...

 

O que é certo é que a lexivia resultou e o que não consegui controlar durante mês e meio com todas as outras formas, em apenas uma semana ficou resolvido pela raiz...

 

Cumps....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Algas sao faceis de matar pesquisa sobre peixes que as comem e compra-o.

Eu também tenhu um que se chama otto limpa as algas , vidros e pedras.

CUMP

Bem... antes de mais nada, agradecemos que fales em Português, pois é uma Regra deste Fórum.

 

Quanto a peixes e outros, nada mais errado... hoje o peixe come-te as algas, ou melhor, come-te algas (não necessariamente todas). Amanhã, pode não ser assim... quase sempre no 'amanhã', os peixes mandam-te comer a ti as algas.

 

Pois mas isso é muito facil de falar, mais dificil é evitar e quando ja lá estão torna-se dificil controlar, claro que ja tentei todas essas formas de controlo de luz, fertelizações e até tpa diarias durante tres semanas fiz e nada...

 

O que é certo é que a lexivia resultou e o que não consegui controlar durante mês e meio com todas as outras formas, em apenas uma semana ficou resolvido pela raiz...

O Fernando não disse que era fácil de fazer... apenas te disse qual a maneira correcta de o fazer.

 

O que estás a fazer ao usar lixívia, além de ser extremamente perigoso, é adiar um problema... ou se preferires, mascará-lo.

Uma coisa é travar um problema... minimizá-lo. Outras coisa é saber o que o causa, e erradicá-lo completamente.

E isso só é possível experimentando, lendo e raciocinando com base nos nossos dados.

Se preferes ir pelo caminho mais fácil, então só te posso desejar boa sorte, e esperar que o hipoclorito de sódio não te mate as bactérias, tanto as do filtro como as do substracto, os invertebrados (que são particularmente sensíveis a oxidantes fortes) e que não tenhas problemas na mucosa dos peixes.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O Fernando não disse que era fácil de fazer... apenas te disse qual a maneira correcta de o fazer.

 

O que estás a fazer ao usar lixívia, além de ser extremamente perigoso, é adiar um problema... ou se preferires, mascará-lo.

Uma coisa é travar um problema... minimizá-lo. Outras coisa é saber o que o causa, e erradicá-lo completamente.

 

Caro Luís, com todo o respeito e reconhecimento que o teu nome emana, deixa-me só clarificar uma coisa...

 

Eu actuei desta forma num acto de desespero após muita luta com algas que já estavam a tomar conta do aqua, o que fiz sei que não foi a forma mais correcta... Mas resultou...

Hoje já sou capaz de controlar as poucas algas, que vão aparecendo, da forma correcta porque certamente não vou voltar a deixar que estas proliferem da mesma forma que desta ultima vez...

 

 

Posso no entanto assegurar que tive muito cuidado em não levar Hipoclorito de sódio para dentro do aqua....

 

Cumps

 

Pedro C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais